Como podemos te ajudar hoje? Agendar Consultas e Exames, ver Emergência Adulto e Pediátrica ou Consultar Resultados.
Diabetes
O diabetes é uma condição causada por problemas na produção ou na absorção de insulina, um tipo de hormônio produzido pelo pâncreas que ajuda o corpo nos processos de quebra da glicose para permitir que tenhamos energia para manter o organismo funcionando.
O que é diabetes?
O diabetes é uma condição causada por problemas na produção ou na absorção de insulina, um tipo de hormônio produzido pelo pâncreas que ajuda o corpo nos processos de quebra da glicose para permitir que tenhamos energia para manter o organismo funcionando.
Essa condição é considerada uma síndrome metabólica porque a insulina também atua nos processos de geração de proteínas e lipídios que irão constituir o corpo humano.
O nome formal dessa condição é diabetes mellitus, sendo que existem diferentes tipos de diabetes, separados em níveis variados.
Quais são os tipos de diabetes?
Os tipos de diabetes se dividem em: pré-diabetes, diabetes tipo 1, diabetes tipo 2, diabetes insipidus e diabetes gestacional.
Pré-diabetes:
Os sintomas de pré-diabetes incluem fome ou sede excessivas, cansaço, ganho de peso e até mesmo vontade de urinar com mais frequência. No estágio de pré-diabetes o paciente apresenta um aumento considerável na quantidade de açúcar no sangue, mas os valores apresentados por ele ainda não são suficientes para classificá-lo como paciente diabético de tipo 2.
Diabetes tipo 1:
A diabetes tipo 1 é caracterizada pela não-produção ou produção baixíssima de insulina pelo pâncreas. Essa é uma doença que costuma afetar adolescentes e jovens mais comumente e esses pacientes acabam precisando fazer o uso de insulina por todas as suas vidas, como forma de repor aquela que não é produzida naturalmente em seu organismo.
Entre os sintomas de diabetes tipo 1, encontramos também a fome e sede excessivas, a urina que acontece com frequência, a perda de peso, a fadiga, a sonolência e a visão embaçada.
Diabetes tipo 2:
O diabetes tipo 2 é o tipo de diabetes onde as células do corpo do indivíduo são resistentes à produção de insulina. Em geral, ela acomete pessoas de meia-idade e o seu controle e tratamento não precisam ser feitos por meio do uso de medicamentos e complementos à base de insulina.
Entre os sintomas de diabetes tipo 2 podemos encontrar infecções frequentes que afetam locais como a urina, feridas que demoram muito tempo para serem cicatrizadas, visão embaçada, furúnculos e outras feridas fúngicas nos pés, além da sede e fome frequentes e do excesso de urina.
Diabetes insipidus
O diabetes insipidus é um tipo mais raro de diabetes que não está relacionada à insulina ou ao controle de açúcar no sangue, mas sim ao balanço e equilíbrio da quantidade água no organismo, por conta do hormônio antidiurético (ADH).
Os sintomas de diabetes insipidus incluem urinar com frequência, mais de 3 litros por dia, sede constante e excessiva, urina com cor muito clara e paciente que acorda várias vezes durante a noite para urinar.
Diabetes gestacional
O diabetes gestacional ocorre durante a gravidez, quando a mãe passa a apresentar problemas no equilíbrio de açúcar no sangue.
Geralmente, o diabetes gestacional é causado por conta do ganho rápido e excessivo de peso durante a gravidez, sendo que tudo pode se resolver após o parto, com o organismo da mãe voltando a normalidade.
O diabetes gestacional pode ser um fator de risco para a continuidade da gravidez, sendo necessário um acompanhamento médico mais rígido. Geralmente, o bebê cuja mãe teve diabetes gestacional costuma nascer gordinho, chegando a pesar mais do que 4 kg.
Como é feito o tratamento para o diabetes?
O tratamento de diabetes é feito sempre com acompanhamento médico. Por meio de exames e avaliações adicionais, o médico saberá recomendar remédios para diabetes, no caso do tipo 2, e doses certas de insulina, no caso do tipo 1, para que o paciente possa ter uma melhor qualidade de vida.
Uma dieta bem balanceada e adoção de um estilo de vida mais saudável, com direito a exercícios físicos, também são recomendados como uma forma de contenção ao diabetes.
Existe vacina contra a diabetes?
Ainda não existe vacina contra a diabetes disponível para uso imediato.
Conforme a Medicina avança, novos tratamentos e recursos terapêuticos são lançados como forma de ajudar o paciente a recuperar sua qualidade de vida.
No momento, estão sendo desenvolvidos estudos e pesquisas científicas que visam encontrar uma vacina para o diabetes tipo 1, mas nada ainda foi confirmado, aprovado pelas agências reguladoras de saúde ou está disponível para todos os pacientes.
Você seguro no Proncor
Contamos com 4 unidades em Campo Grande que oferecem serviços em todas as modalidades e que proporcionam atendimento integral e unificado a milhares de pacientes com segurança, tecnologia, qualidade de atendimento e maior conforto de hotelaria do estado.
Fique em dia com a sua saúde!