
4 doenças para ficar de olho nos dias de carnaval | Hospital Proncor
Carnaval é sinônimo de festa, mas não podemos esquecer da nossa saúde, por isso vários cuidados podem ser tomados durante o feriado para evitar que os imprevistos de saúde aconteçam.

Pensando nisso, listamos 4 enfermidades que costumam aparecer nos dias de folia. 🎉🎉
1. Desidratação
Nosso corpo tem uma forma bastante eficiente de evitar o superaquecimento: o suor. Porém, se a perda de líquidos for excessiva, o organismo começa a falhar e surgem os sintomas da desidratação. O que começa como uma sede pode até mesmo levar a pessoa ao coma.
Para evitar que isso aconteça, a dica é bastante simples: beba água! Cuide também da alimentação e consuma muitas frutas e sucos.
Além disso, redobre os cuidados se caso for consumir bebidas alcoólicas.
2. Micoses
As áreas quentes e úmidas do corpo são o ambiente perfeito para o desenvolvimento dos fungos causadores das micoses. A mistura de calor e suor é um convite à proliferação desses microrganismos. As regiões mais comumente afetadas pelo problema são as virilhas, as axilas e entre os dedos dos pés. Os sintomas incluem vermelhidão, coceira e ressecamento da pele.
Para evitar que as micoses atrapalhem as suas festas, use roupas e calçados leves, que permitam a evaporação do suor.
3. Arboviroses
São as doenças virais transmitidas por insetos. Nosso verão quente e chuvoso favorece a reprodução do mosquito Aedes Aegypti, o agente transmissor de 3 importantes enfermidades: Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.
A prevenção de todas essas doenças é a mesma: evitar ser picado pelo inseto. O aumento no número de mosquitos pode ser freado pela adoção de medidas que evitam o acúmulo de água parada em plantas ou vasos, pneus, calhas ou em qualquer outro ambiente. Já as medidas de proteção individual ou familiar incluem o uso de repelentes e a instalação de telas nas janelas.
4. Intoxicação alimentar
As consequências da ingestão de comidas e bebidas contaminadas é muito comum em bloquinhos de rua. Os sintomas incluem vômitos, diarreia e febre, podendo causar desidratação e um grande mal-estar.
É importante ter muito cuidado com alimentos expostos. Por isso, observe as condições de higiene do local em que são comercializados.
Mas atenção, mesmo com toda a precaução, o problema de saúde pode surgir. Se isso acontecer, procure um médico para auxiliar você no melhor tratamento.
O Hospital Proncor possui Pronto-Atendimento 24 horas com retaguarda em todas as especialidades.
🚨👩⚕ Pronto Atendimento | 67 3027 8800
R. Maracaju, 1.265 - Centro
🏥👨⚕ Hospital Proncor | 67 3042 3000
R. Raul Pires Barbosa, 1.800 - Chácara Cachoeira