5 possíveis causas da Tosse Seca | Hospital Proncor

Assim como a dor de cabeça, a tosse seca é um sintoma comum que pode indicar diversas complicações médicas.


Neste artigo, vamos trazer as 5 principais doenças que podem estar atreladas ao sintoma. Vale ressaltar que, para um diagnóstico preciso, é necessário consultar um profissional da área como o pneumologista ou até mesmo um clínico geral.


Fique atento às possíveis causas descritas abaixo e procure ajuda médica, caso precise. Cuide-se!



1. Covid-19

A tosse seca é um dos principais sintomas do novo coronavírus, assim como a falta de ar e a febre. Segundo estudos da OMS (Organização Mundial da Saúde), a maioria dos pacientes infectados apresentam o sintoma, sendo o segundo mais frequente entre eles.


Se você está com suspeita de covid-19 com sintomas leves, mantenha-se em casa e evite contato com demais pessoas, incluindo seus parentes. O período de incubação do vírus é de 14 dias. Caso você sinta dificuldade para respirar, ou sintomas mais graves no geral, procure auxílio médico.


2. Alergia

Manter contato com agentes alérgenos (que causam alergia) pode desencadear crises de tosse seca. Se você é diagnosticado com rinite alérgica ou apenas é propenso a desenvolver alergia, evite contato com pólen, pelos de animais, poeira, poluição e ácaros.


Em caso de crises fortes de alergia, procure um alergologista, o médico especialista da área. Medicamentos podem ser receitados para controlar os sintomas, inclusive da tosse seca.


3. Gripe ou Resfriado

A tosse seca também pode ser um sintoma de uma gripe ou resfriado. O sintoma funciona como um reflexo do organismo, que tenta expulsar o vírus para fora do corpo.


Como estamos em meio a uma pandemia, ao sentir os sintomas característicos da gripe, procure um auxílio médico online para tirar suas dúvidas e não confundir com a covid-19.


4. Tabagismo

Inalar constantemente substâncias tóxicas por meio do cigarro é um dos fatores mais comuns para o desenvolvimento da tosse seca. Quem fuma em grande quantidade ou há muito tempo, tem altas chances de apresentar o sintoma diariamente e até mesmo desenvolver problemas respiratórios mais graves, como a DPOC (Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas).


5. Asma

A asma também pode desencadear crises de tosse seca, pois a doença ataca as vias respiratórias do paciente. Para quem é diagnosticado e já recebe orientações médicas para controlar a doença, é recomendado manter a garganta bem hidratada para amenizar as tosses.


Caso você não tenha o diagnóstico, mas apresenta histórico de asma na família e costuma sentir dificuldades para respirar com frequência, procure assistência médica para uma avaliação adequada.


Além dessas principais causas, a tosse seca também pode ser sintoma de problemas gástricos, cardíacos e até mesmo de tuberculose e pneumonia. Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.

🚨 Pronto Socorro Geral | R. Maracaju, 1.265 - Centro

👨‍⚕ Centro Médico Proncor | Rua Oceano Ártico, 133 - Chácara Cachoeira

🏥 Hospital Proncor | R. Raul Pires Barbosa, 1.800 - Chácara Cachoeira

👉📱 67 3042 3000

ACESSO RÁPIDO:

Pronto Socorro em Campo Grande

Pronto Socorro 24 horas

Único com clínico geral, ortopedista e otorrino de plantão.

Clique e saiba mais.

proncor.png

Você no centro do cuidado

Conheça os projetos e os diferenciais que fazem o Hospital Proncor único. Tudo pensado para a sua comodidade e segurança.

Clique e saiba mais.

consulta.png
Agendar consultas
A especialidade que você precisa, atende no Centro Médico Proncor. Mais de 20 especialidades em um único lugar. Agende agora.
Convênios Atendidos Proncor