Veja o que funciona (e não funciona) contra o vírus H1N1 | Hospital Proncor

O QUE FUNCIONA?


Vacina

Ainda que não tenha 100% de eficácia, a forma mais eficaz de se prevenir do H1N1 é a vacina – ela varia de 60% a 90%.


Crianças, idosos, grávidas e pessoas com doenças que comprometam a imunidade podem desenvolver sintomas mais graves, como falta de ar. Em casos extremos, o quadro pode evoluir para pneumonia, tuberculose e até meningite.


Até quem já teve H1N1 precisa se vacinar. Isso porque os anticorpos contra a gripe duram, em média, 12 meses. Depois disso, o nível de proteção cai e é possível pegar de novo.


Hoje, a rede pública oferece para as pessoas com mais chances de adoecer (gestantes, mulheres que acabaram de dar à luz, idosos e crianças de até 5 anos, entre outros), a vacina trivalente, que protege contra dois tipos de gripe A (entre eles o H1N1) e um tipo da B – segundo o Ministério da Saúde, essa é a composição recomendada pela OMS (Organização Mundial de Saúde).


Na rede particular, além da trivalente, já é possível encontrar a tetravalente, que adiciona a imunização a um segundo tipo B.


Álcool gel e lavar as mãos

Segundo o NHS, serviço público de saúde do Reino Unido, os vírus contidos nas microscópicas gotículas que expelimos ao tossir ou espirrar alcançam cerca de um metro. Eles podem ficar suspensos no ar, onde podem viver por horas (principalmente em temperaturas baixas), e atingir superfícies e objetos. Em superfícies duras, o H1N1 sobreviveria por até 24 horas.


Já de acordo com outro estudo, o vírus H1N1 vive normalmente menos de um minuto fora do corpo ao ser expelido junto com as gotículas de saliva ou secreções. Quando alguém espirra na barra do ônibus é preciso que outra encoste ali logo e leve a mão, com vírus, à boca, olhos ou nariz para que se infecte.

Independente de quem está certo, o álcool gel e a água com sabão são as melhores alternativas para reduzir as chances de contaminação.

Tapar a boca ao tossir/espirrar

Quanto mais rápido os vírus expelidos chegaram às mucosas (boca, nariz e olhos) de uma pessoa, mais provável será a contaminação. Por isso, proteja sua boca ao tossir ou espirrar.


O QUE NÃO FUNCIONA?


Máscara

Comprou uma máscara na farmácia e acha que está protegido? Segundo especialistas, não é bem assim. As máscaras feitas de feltro e tecido têm vida útil de quinze minutos, depois disso, elas já não têm mais eficácia. Ficam úmidas com a respiração e os poros do material vão abrindo. As que funcionam tem "um sistema bem mais complexo" e são mais difíceis de encontrar, além de mais desconfortáveis.


Ficar só um dia em casa?

O período mais contagioso, geralmente iniciado quando os sintomas aparecem, podem durar até sete dias – crianças e pessoas com baixa imunidade podem precisar de uma folga ainda maior, já que nelas o vírus permanece ativo por mais tempo. O ideal é seguir as restrições e repousar conforme indicação médica.


Quando se trata de saúde, o Hospital Proncor está pronto pra tudo, inclusive na realização de exames e consultas médicas. Conte conosco em caso de Urgências e Emergências 24h, consultas médicas e exames. 🚨 👩‍⚕ Pronto Socorro/Atendimento | 67 3027 8800 | R. Maracaju, 1.265 - Centro Atendimento Adulto 24 horas em todas as especialidades. 🏥👨‍⚕ Hospital Proncor | 67 3042 3000 | R. Raul Pires Barbosa, 1.800 - Chácara Cachoeira Pronto pra tudo. 👩🏽‍⚕ Centro Médico Proncor | 67 3027 6630 | Rua Oceano Ártico, 133 - Chácara Cachoeira Todas as suas consultas em um único lugar.

ACESSO RÁPIDO:

Pronto Socorro em Campo Grande

Pronto Socorro 24 horas

Único com clínico geral, ortopedista e otorrino de plantão.

Clique e saiba mais.

proncor.png

Você no centro do cuidado

Conheça os projetos e os diferenciais que fazem o Hospital Proncor único. Tudo pensado para a sua comodidade e segurança.

Clique e saiba mais.

consulta.png
Agendar consultas
A especialidade que você precisa, atende no Centro Médico Proncor. Mais de 20 especialidades em um único lugar. Agende agora.
Convênios Atendidos Proncor

HOSPITAL PRONCOR

Hospital em Campo Grande/MS

Internação | UTI | Cirurgias

R. Raul Pires Barbosa, 1.800,

Chácara Cachoeira.

CENTRO MÉDICO PRONCOR

Agende consultas médicas em

Campo Grande/MS

 

Rua Oceano Ártico, 133,

Chácara Cachoeira.

EXAMES DIAGNÓSTICOS

Agendamento de exames em

Campo Grande/MS.

67 9 9674 8092

SIGA O PRONCOR

  • Facebook Proncor
  • Instagram Proncor
  • Linkedin Proncor

CERTIFICAÇÕES E PROJETOS

Primeiro Hospital pet Friendly Proncor

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Diretora Técnica

Joanna Beatriz Curado Elias

CRM-MS 6300