Ingerir bebidas diminui a imunização contra Covid-19? | Hospital Proncor

Com o início da vacinação contra a COVID-19 no Brasil muitas dúvidas sobre o protocolo a ser seguido e os efeitos da imunização no organismo começaram a surgir. Entre elas está a pergunta: é seguro consumir álcool antes e/ou depois de se vacinar?


Apesar de ainda não existirem estudos elaborados sobre esse tema, a maior parte dos profissionais de saúde recomenda que a ingestão de bebidas alcoólicas seja moderada durante o período de imunização.


Como o consumo pesado pode enfraquecer o sistema imunológico e limitar os benefícios da vacina, pessoas que bebem em excesso devem buscar ajuda para parar ou reduzir o uso de álcool enquanto o processo de imunização está ocorrendo.


Em um comunicado recente, a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) afirmou que não há a necessidade de cortar o consumo de bebidas alcoólicas para se vacinar contra a COVID-19.


Leia mais: Tosse seca persistente: conheça 6 motivos possíveis



Segundo a entidade, durante os estudos clínicos e testes da vacina, os voluntários não precisaram restringir o consumo de qualquer tipo de bebida. Dessa forma, não existem dados suficientes que comprovem qualquer efeito negativo que o álcool possa causar durante a imunização contra o coronavírus.


Em nota, o Ministério da Saúde reforçou que "não há nenhuma evidência sobre a relação do álcool com o comprometimento da formação de anticorpos promovida pela vacina COVID-19". Além disso, o Instituto Butantan e a Fiocruz, fabricantes da CoronaVac, Oxford AstraZeneca e Covishield, também alegaram que não existem recomendações que proíbam o consumo de álcool antes ou depois da vacinação.



Precisa de consulta com clínico, otorrinolaringologista ou ortopedista pra hoje?

O Hospital Proncor tem o único Pronto Socorro com ortopedista e otorrino de plantão (para crianças e adultos nas duas especialidades).

🚨 Pronto Socorro Geral | R. Maracaju, 1.265 - Centro

👨‍⚕ Centro Médico Proncor | Rua Oceano Ártico, 133 - Chácara Cachoeira

🏥 Hospital Proncor | R. Raul Pires Barbosa, 1.800 - Chácara Cachoeira

👉📱 67 3042 3000

ACESSO RÁPIDO:

Pronto Socorro em Campo Grande

Pronto Socorro 24 horas

Único com clínico geral, ortopedista e otorrino de plantão.

Clique e saiba mais.

proncor.png

Você no centro do cuidado

Conheça os projetos e os diferenciais que fazem o Hospital Proncor único. Tudo pensado para a sua comodidade e segurança.

Clique e saiba mais.

consulta.png
Agendar consultas
A especialidade que você precisa, atende no Centro Médico Proncor. Mais de 20 especialidades em um único lugar. Agende agora.
Convênios Atendidos Proncor