5 mitos e verdades sobre o uso de álcool em gel | Hospital Proncor

A higienização correta das mãos com água e sabão ou álcool em gel sempre foi uma das medidas mais eficazes na luta contra vírus e bactérias.


Com o crescente uso de álcool em gel pela sociedade, cresce também o número de dúvidas acerca dos perigos e benefícios do produto. Por isso, separamos 5 mitos e verdades sobre o uso do álcool em gel para você se informar corretamente sobre o assunto.



Posso utilizar qualquer tipo de álcool em gel para higienizar as mãos?

MITO. O álcool em gel recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na luta contra vírus e bactérias é o que há concentração de 70% de álcool etílico.


Para facilitar a entrada do agente nos micro-organismos presentes nas mãos, é necessário que o álcool também tenha uma quantidade exata de água em sua composição. Por isso, evite o uso do produto com diferentes concentrações de álcool etílico e o mais importante: não caia na armadilha de criar receitas caseiras utilizando o álcool comum de limpeza. Além dele ser prejudicial à pele, o álcool comum evapora mais rápido do que o seu tipo em gel, tendo menor tempo para agir contra o vírus.


Tenho que passar uma quantidade exata de álcool em gel nas mãos para que seja eficaz?

VERDADE. O ideal é você aplicar uma quantidade suficiente de álcool em gel que cubra toda a superfície das suas mãos. Se você aplicar uma quantidade menor, suas mãos não ficarão protegidas por completo. Caso aplique uma quantidade maior, o excesso de álcool em gel poderá prejudicar a pele das suas mãos, agredindo-as.


Importante: após aplicar o álcool em gel nas mãos, deixe o produto secar espontaneamente. E não se esqueça que o álcool em gel deve ser aplicado nos punhos e nos dedos polegares também.


Posso substituir o uso de álcool em gel pelas luvas?

MITO. Segundo especialistas, o uso de luvas jamais pode substituir o álcool em gel ou a lavagem das mãos.


O seu uso, além de causar a falsa impressão de que suas mãos não precisam ser higienizadas, tende à contaminação no momento de retirada do acessório.


Se eu usar álcool em gel várias vezes ao dia, não preciso lavar as minhas mãos?

MITO. O álcool em gel é um antisséptico super eficaz contra vírus e bactérias, entretanto, só deve ser utilizado em momentos em que não há como lavar as mãos com água e sabão.


Importante: caso você tenha lavado as suas mãos corretamente, seguindo as normas da OMS, o uso de álcool em gel também passa a ser dispensável.


O detergente tem os mesmos efeitos que o álcool em gel?

VERDADE. Essa é uma afirmação considerada polêmica, pois, segundo especialistas, o detergente pode sim ser utilizado para higienizar as mãos. Entretanto, não é o produto mais indicado para isso, já que pode prejudicar a pele, deixando-a desidratada e com microfissuras. Dê preferência para os sabonetes com hidratantes em sua composição.



O Hospital Proncor tem o único Pronto Socorro com ortopedista e otorrino de plantão (para crianças e adultos nas duas especialidades).

🚨 Pronto Socorro Geral | R. Maracaju, 1.265 - Centro

👨‍⚕ Centro Médico Proncor | Rua Oceano Ártico, 133 - Chácara Cachoeira

🏥 Hospital Proncor | R. Raul Pires Barbosa, 1.800 - Chácara Cachoeira

👉📱 67 3042 3000

ACESSO RÁPIDO:

Pronto Socorro em Campo Grande

Pronto Socorro 24 horas

Único com clínico geral, ortopedista e otorrino de plantão.

Clique e saiba mais.

proncor.png

Você no centro do cuidado

Conheça os projetos e os diferenciais que fazem o Hospital Proncor único. Tudo pensado para a sua comodidade e segurança.

Clique e saiba mais.

consulta.png
Agendar consultas
A especialidade que você precisa, atende no Centro Médico Proncor. Mais de 20 especialidades em um único lugar. Agende agora.
Convênios Atendidos Proncor