5 fatos que demonstram como o amor faz bem para a nossa saúde | Hospital Proncor

O amor traz transformações químicas no corpo. Ele provoca a liberação de hormônios que dão energia, disposição e a sensação de alegria. Conforme você começa a dividir a vida com alguém, o seu corpo também começa a conviver com novos níveis de dopamina, ocitocina, cortisol e tantas outras substâncias que o deixam em um novo estado.


Abaixo, você confere algumas dessas mudanças que o amor pode provocar no nosso organismo:


1 - Amar ajuda a controlar a sua pressão

Enquanto analisavam a relação entre casamento, saúde física e longevidade, pesquisadores do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos observaram que pessoas casadas têm menos riscos de desenvolver doenças cardiovasculares e apresentam pressão arterial mais baixa.


Vantagens semelhantes também foram observadas em um estudo de 2014, realizado pelo Colégio Americano de Cardiologia. Entre 3,5 milhões de voluntários solteiros, casados e viúvos, aqueles que tinham menos de 50 anos e um cônjuge apresentavam 12% menos riscos de ter uma doença vascular. Entre casais de 51 a 60 anos e em comparação aos colegas que não tinham um parceiro, a porcentagem era de 7%.


2 - Diminui o estresse

Começar um relacionamento pode ser realmente estressante, apontam alguns estudos.

De acordo com uma pesquisa italiana, os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, aumentam durante os primeiros estágios de um relacionamento. Mas não se preocupe, isso é passageiro. Quando os participantes foram testados 12 e 24 meses depois da primeira análise, o nível de cortisol deles já tinha voltado ao normal.


Nesse mesmo sentido, os resultados de uma outra pesquisa publicada na Neuroendocrinology Letters sugerem que formar laços com alguém traz mudanças psicológicas que podem diminuir os níveis de ansiedade.


3 - O nervo vago ou "as borboletas no estômago"

Nos primeiros estágios de um relacionamento, também é comum que ficar ansioso ou nervoso antes de encontrar o "crush". As famigeradas borboletas no estômago são provocadas pelo aumento nos níveis de cortisol, algo semelhante à “reação de lutar ou fugir”, que ocorre quando nos sentimos ameaçados.

Quando você fica nervoso ou se empolga, o sistema límbico ou emocional ativa o nervo vago, que é estimulado e ativa a barriga.”


4 - Você se sente seguro

Segundo uma pesquisa da Escola de Medicina de Harvard, a ocitocina - conhecida como o hormônio do amor e liberada com o contato físico de um abraço, beijo ou durante o sexo - intensifica a ligação com o seu parceiro ou parceira e provoca sensações de calma, alegria e segurança.

Outro estudo, publicado na Nature, mostrou que a ocitocina aumenta a confiança entre os seres humanos e está presente não só em relacionamentos amorosos, como também no instinto materno e em laços sociais.


5 - Você fica mais feliz

Além da ocitocina, a dopamina, o neurotransmissor do prazer, também está bastante presente no corpinho de quem está apaixonado. Pesquisadores analisaram 2,5 mil imagens dos cérebros de 17 pessoas que diziam estar a fim de alguém. Quando elas olhavam para a foto do amado ou amada, duas regiões cerebrais relacionadas à dopamina eram ativadas: o núcleo caudado e a área tegmental ventral.


Agora que você já sabe como o amor afeta sua saúde, lembre-se da importância da realização de exames de check-up de rotina. Marque um check-up para você e para quem você ama.


No Hospital Proncor, o nosso Centro de Exames Diagnósticos oferece exames e serviços que ajudam o paciente a planejar um estilo de vida mais saudável.


Para atendimentos de Urgência e Emergência 24h, contamos com uma equipe multiprofissional preparada para lhe atender.


Para consultas médicas ou exames diagnósticos entre em contato conosco através dos telefones abaixo:

🚨 👩‍⚕ Pronto Socorro/Atendimento 24 horas | 67 3027 8800 | R. Maracaju, 1.265 - Centro Atendimento Adulto 24 horas em todas as especialidades. 🏥👨‍⚕ Hospital Proncor | 67 3042 3000 | R. Raul Pires Barbosa, 1.800 - Chácara Cachoeira Pronto pra tudo. 👩🏽‍⚕ Centro Médico Proncor | 67 3027 6630 | Rua Oceano Ártico, 133 - Chácara Cachoeira Todas as suas consultas em um único lugar.


🏥 Exames Diagnósticos Proncor | 67 9 9674 8092

Resultados on-line, tempo de jejum reduzido e exames 24 horas.

ACESSO RÁPIDO:

Pronto Socorro em Campo Grande

Pronto Socorro 24 horas

Único com clínico geral, ortopedista e otorrino de plantão.

Clique e saiba mais.

proncor.png

Você no centro do cuidado

Conheça os projetos e os diferenciais que fazem o Hospital Proncor único. Tudo pensado para a sua comodidade e segurança.

Clique e saiba mais.

consulta.png
Agendar consultas
A especialidade que você precisa, atende no Centro Médico Proncor. Mais de 20 especialidades em um único lugar. Agende agora.
Convênios Atendidos Proncor

HOSPITAL PRONCOR

Hospital em Campo Grande/MS

Internação | UTI | Cirurgias

R. Raul Pires Barbosa, 1.800,

Chácara Cachoeira.

CENTRO MÉDICO PRONCOR

Agende consultas médicas em

Campo Grande/MS

 

Rua Oceano Ártico, 133,

Chácara Cachoeira.

EXAMES DIAGNÓSTICOS

Agendamento de exames em

Campo Grande/MS.

67 9 9674 8092

SIGA O PRONCOR

  • Facebook Proncor
  • Instagram Proncor
  • Linkedin Proncor

CERTIFICAÇÕES E PROJETOS

Primeiro Hospital pet Friendly Proncor

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

RESPONSÁVEL TÉCNICO

Dr. Eduardo Henrique Curado Elias | CRM MS 4608