Ansiedade x Depressão: saiba como diferenciar as doenças | Hospital Proncor

Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é considerado o país com a população mais ansiosa do mundo e o 5°, com a população mais depressiva. Por isso, precisamos falar sobre ambos os distúrbios e como eles afetam a qualidade de vida de muitas pessoas.


É possível ter ansiedade e depressão ao mesmo tempo?

Apesar de apresentarem causas, sintomas e tratamentos diferentes, um paciente com ansiedade também pode ser diagnosticado com depressão e vice-versa. Vamos entender como funciona cada uma dessas doenças:


Ansiedade: causas, sintomas e tratamentos

Sabe aquele friozinho gostoso na barriga quando sentimos antes de andar em uma montanha russa? Ou quando estamos prestes a pedir alguém em namoro? Pois bem, esse “frio na barriga”, na verdade, é um sentimento chamado ansiedade.


É super comum se sentir ansioso diante de diversas situações do dia a dia. Mas quando a ansiedade atinge níveis extremos e se torna frequente na vida da pessoa, prejudicando as suas relações, o seu trabalho e, principalmente, a sua saúde mental, é necessário ir em busca de ajuda.


Sentir medo, tensão e preocupação constantemente são os primeiros sinais de alerta. Também pode ser um indício da doença o surgimento de sinais físicos diante de situações comuns do cotidiano. Entre os sintomas se destacam: palpitações, respiração ofegante e tremores.


Pessoas ansiosas podem ter muita dificuldade de falar em público, de controlar os sentimentos e podem ter a sensação constante de que algo ruim vai acontecer.


Algumas pessoas nascem predispostas a desenvolver o transtorno, mas fatores sociais ajudam a desencadear o problema.


Ao notar que a ansiedade está sendo prejudicial para você, procure ajuda profissional. Você passará por uma avaliação médica e, em seguida, será orientado o tratamento mais indicado para o seu caso: seja psicoterapia, seja o uso de medicamentos ou ambos.


Depressão: causas, sintomas e tratamento

A depressão é um outro distúrbio mental que afeta e prejudica a qualidade de vida do indivíduo. Umas das formas da depressão se manifestar é através de um sentimento de tristeza que parece não ter motivo de existir, que dura a maior parte do tempo, e que prejudica as atividades do dia a dia.



É uma doença de múltiplas causas, isto é, para desenvolver esse transtorno, precisa haver uma predisposição genética para isso (uma tendência com a qual a gente já nasce) somada a experiências negativas de vida como, por exemplo, traumas, bullying, etc. Também pode estar relacionada a alterações hormonais e metabólicas no organismo.


Luto, desemprego e até mesmo o diagnóstico de doenças crônicas também podem servir de gatilho.


Note se você anda tendo muitos pensamentos negativos, se isolando de seus amigos e familiares e deixando de ter prazer em atividades que antes eram prazerosas. A depressão tem o poder de tirar o brilho de diversas situações, colocando o paciente em um profundo estado de tristeza e solidão (mesmo que ele não esteja, de fato, sozinho).


Os métodos mais comuns de tratamento para a depressão são a psicoterapia e, em alguns casos, o uso de antidepressivos, capazes de melhorar o quadro do paciente. O tempo de tratamento, assim como para o transtorno da ansiedade, é determinado pelos especialistas que o estão acompanhando. No caso, o psicólogo e o psiquiatra.


Fique atento aos sinais de ambas as doenças e procure ajuda profissional, caso necessite. Como nem sempre é possível se auto avaliar nesses casos, peça o olhar de amigos e familiares e não deixe de observá-los também. Cuide de você e de quem você ama.


O Hospital Proncor tem o único Pronto Socorro com ortopedista e otorrino de plantão (para crianças e adultos nas duas especialidades).

🚨 Pronto Socorro Geral | R. Maracaju, 1.265 - Centro

👨‍⚕ Centro Médico Proncor | Rua Oceano Ártico, 133 - Chácara Cachoeira

🏥 Hospital Proncor | R. Raul Pires Barbosa, 1.800 - Chácara Cachoeira

👉📱 67 3042 3000

ACESSO RÁPIDO:

Pronto Socorro em Campo Grande

Pronto Socorro 24 horas

Único com clínico geral, ortopedista e otorrino de plantão.

Clique e saiba mais.

proncor.png

Você no centro do cuidado

Conheça os projetos e os diferenciais que fazem o Hospital Proncor único. Tudo pensado para a sua comodidade e segurança.

Clique e saiba mais.

consulta.png
Agendar consultas
A especialidade que você precisa, atende no Centro Médico Proncor. Mais de 20 especialidades em um único lugar. Agende agora.
Convênios Atendidos Proncor