Apendicite: sintomas, causas, cirurgia e qual lado afeta | Hospital Proncor

O que é Apendicite?

A apendicite é uma inflamação no apêndice - órgão que lembra uma pequena bolsa, de formato longo e fino, que fica localizado na primeira porção do intestino grosso. No processo inflamatório, ele fica cheio de pus, causando fortes dores abdominais.

Quando não tratada, a apendicite pode levar a sérias complicações. Entretanto, o problema é facilmente resolvido com uma cirurgia de remoção total do apêndice, também chamada de apendicectomia.


Quando é apendicite aguda

A grande maioria dos casos da doença é tratada como apendicite aguda, já que surge de forma repentina e é prontamente tratada para a recuperação do paciente. No entanto, há alguns casos raros de apendicite crônica, que acontecem quando o problema é recorrente e contínuo (com duração maior do que um mês).


Sintomas de Apendicite

O principal sintoma da apendicite é a dor abdominal, que varia de acordo com a idade da pessoa e da posição do seu apêndice inflamado.


Geralmente, o primeiro sinal é uma dor na região próxima ao umbigo, que pode ser fraca no início, mas que vai se tornando cada vez mais aguda e intensa conforme as horas passam.


Em qual lado dói a apendicite?

À medida que aumenta a inflamação no apêndice, num processo que varia de 12 a 18 horas, a dor tende a se mover para baixo e à direita - local chamado de ponto de McBurney. Isso significa que uma das principais características da apendicite é a dor intensa no lado direito do abdômen.


Outros sintomas de apendicite, que aparecem junto com a dor são:

  • Náusea

  • Vômitos

  • Apetite reduzido

  • Febre baixa

Se o apêndice se rompe, a dor pode desaparecer por um breve período e a pessoa se sente melhor repentinamente. No entanto, uma vez que o revestimento da cavidade abdominal fica inflamada e infectada (uma condição chamada de peritonite), a dor piora e os sintomas se intensificam - principalmente quando a pessoa caminha ou tosse.


Dessa forma, sintomas posteriores da apendicite incluem:

  • Calafrios

  • Constipação

  • Diarreia

  • Febre

  • Perda de apetite

  • Náusea a vômitos

  • Tremores.



Sintomas de apendicite feminina

A apendicite provoca sintomas idênticos em homens e mulheres, não havendo qualquer influência de gênero no quadro da doença. O que acontece é que, nas mulheres, a apendicite pode ser confundida com uma inflamação nas tubas uterinas, no útero ou nos ovários, o que também provoca dor do lado direito do abdômen.


Portanto, as pacientes do sexo feminino precisam realizar exames complementares para estabelecer o diagnóstico definitivo de apendicite, feito normalmente através de exames de imagem, como ultrassom e tomografia.


Causas

O que causa apendicite

As causas da apendicite não são sempre claras, mas algumas situações são conhecidas por provocar a inflamação no órgão. São elas:


  • Obstrução do apêndice por partículas de gordura ou fezes

  • Infecção, como a gastrointestinal causada por vírus.


Em ambos os casos, uma bactéria presente naturalmente dentro do apêndice começa a se multiplicar, causando a inflamação e o inchaço do apêndice, além de eventualmente estimular a produção de pus. Se não tratada prontamente, a apendicite pode causar o rompimento do apêndice.


Fatores de risco

Qualquer pessoa pode desenvolver inflamação no apêndice, desde crianças a adultos. Entretanto, a apendicite é mais comum entre pessoas de 10 a 30 anos.


Não há, contudo, comportamentos considerados de risco e que possam contribuir para a inflamação.


Alimentos que causam apendicite