Dor em cólicas na boca do estômago pode ser apendicite | Hospital Proncor
O apêndice é uma parte do seu corpo para o qual a ciência ainda não encontrou explicação para a sua existência e, segundo os médicos, ele está em vias de extinção. Apesar disso, quando esse órgão tem um problema, é imediatamente alçado ao topo da lista das cirurgias de emergência mais comuns no mundo inteiro.

O que causa apendicite?
Imagine o dedo de uma luva. O apêndice é mais ou menos assim: tem o formato de tubo e é definido como um órgão linfático (ele produz células de defesa na infância). Localizado entre a junção do intestino grosso com o delgado, é considerado um acessório do intestino que vai se atrofiando ao longo do desenvolvimento do corpo. Ao tornar-se mais estreito, ele pode ser obstruído por material fecal, como uma pedra de cocô endurecido (fecalito), alimentos não digeridos e corpos estranhos. É aí que ele inflama. A obstrução também pode ocorrer por uma torção no órgão ou ainda por:
- Bactérias do intestino;
- Adenovírus (rubéola, sarampo, mononucleose);
- Fungos e parasitas (Enterobius vermicularis e Ascaris lumbricoides);
- Pólipos;
- Cálculos biliares;
- Semente (melancia, pipoca etc.).
Quem está mais suscetível?
A apendicite pode se manifestar em qualquer idade. Contudo, em quase 90% dos casos, os pacientes têm entre 10 e 30 anos.
Quais os sintomas da apendicite?
A dor aguda, isto é, aquela que aparece de repente, é o sinal mais comum da inflamação do apêndice, mas isso pode variar de pessoa a pessoa. Nos primeiros momentos da enfermidade, você poderá notar também os seguintes sintomas:
Dor em cólicas: geralmente mais localizada na boca do estômago (região epigástrica);
Dor difusa - acomete toda a região abdominal;
Enjoo;
Náuseas e vômitos;
Perda de apetite;
Febre (abaixo de 38 °C);
Prisão de ventre ou diarreia;
Barriga distendida.
Quando procurar ajuda?
Ao notar um mal-estar na região abdominal que não passa em poucas horas, procure um médico, especialmente se você for um adulto jovem. O risco de esperar muito tempo para buscar ajuda médica é que a doença pode avançar rapidamente e provocar a perfuração do órgão. Como ele tem comunicação direta com o intestino, há possibilidade de vazamento de fezes para dentro do abdômen (peritonite), e ainda pode haver acúmulo de pus (abscesso); obstrução intestinal (aderência); fístula, sepse e até risco de morte.
Apendicite em crianças
Os pequenos não estão livres de ter essa enfermidade e, entre eles, ela é a causa mais comum de cirurgias indicadas na infância. Mais rara entre os recém-nascidos, quando a criança alcança os 5 anos de idade a chance de o problema aparecer aumenta.
O pico ocorrerá na adolescência, quando meninos e meninas serão acometidos igualmente. Entre os 15 e 25 anos, os jovens do sexo masculino são os mais afetados, igualando-se a incidência após esse período.
Quando se trata de saúde, o Hospital Proncor está pronto pra tudo. Conte conosco em caso de Urgências e Emergências 24h através do nosso Pronto Socorro 24h e nosso Pronto Atendimento Ortopédico em Campo Grande/MS.
Para consultas médicas ou exames diagnósticos entre em contato conosco através dos telefones abaixo:
🚨👩🏽⚕ Pronto Socorro Geral & Pronto Atendimento Ortopédico | R. Maracaju, 1.265 - Centro
👨⚕ Centro Médico Proncor | Rua Oceano Ártico, 133 - Chácara Cachoeira
🏥 Hospital Proncor | R. Raul Pires Barbosa, 1.800 - Chácara Cachoeira