Quais são as diferenças entre a Artrite e a Artrose? | Hospital Proncor

Apesar de apresentarem sintomas parecidos, a artrite e a artrose têm causas e tratamentos muito diferentes entre si.


Enquanto a artrite caracteriza-se por uma inflamação na articulação, a artrose provoca a degeneração da mesma. Ambas as doenças devem ser tratadas por um ortopedista e merecem cuidados específicos para uma melhora no quadro do paciente.


Mas antes de nos aprofundarmos no assunto, você sabe o que são as articulações? Elas são regiões onde há a conexão entre dois ou mais ossos distintos.



Para o seu conhecimento, existem variados tipos de articulações: aquelas conectadas por um tecido fibroso, como é o caso dos ossos do cérebro; as ligadas por cartilagens, como as encontradas na coluna vertebral; e, por fim, as móveis, que são conectadas por cartilagens e por um bolsa cheia de líquido sinovial, que permite a movimentação dos joelhos, cotovelos, quadris e ombros, por exemplo.


Quais são as causas, os sintomas e as formas de tratamento da Artrite?

Chamamos de artrite quando há uma inflamação em uma das articulações móveis. Entre os principais sintomas da doença estão dor, vermelhidão e dificuldade para movimentar a região atingida.


A artrite tem a sua causa relacionada a outras doenças como, por exemplo, o lúpus, a gota, a psoríase, a febre reumática e até mesmo a artrose. Por ser uma doença degenerativa, a artrose também pode iniciar um processo de inflamação nas articulações.

Para tratar a artrite, o método mais indicado são os medicamentos anti-inflamatórios.


Quais são as causas, os sintomas e as formas de tratamento da Artrose?

Também chamada de osteoartrose, a artrose ocorre quando as cartilagens (tecidos que têm a função de amortecer o atrito entre dois ossos) envelhecem e perdem força. Com as cartilagens prejudicadas, os ossos passam a se movimentar em contato direto, provocando uma séria lesão nas articulações.


Os sintomas da artrose são muito parecidos com os da artrite, e entre os seus principais fatores de risco estão a idade avançada, a obesidade, a diabetes e o hipotireoidismo.


Por ser uma doença progressiva e sem cura (as cartilagens não se regeneram), fisioterapia e acupuntura são dois métodos terapêuticos eficazes para amenizar os sintomas. Em casos mais específicos, cirurgias podem ser solicitadas.


Caso você sinta dores nas articulações, procure um ortopedista do Hospital Proncor. Temos horários até para o mesmo dia!



O Hospital Proncor tem o único Pronto Socorro com ortopedista e otorrino de plantão (para crianças e adultos nas duas especialidades).

🚨 Pronto Socorro Geral | R. Maracaju, 1.265 - Centro

👨‍⚕ Centro Médico Proncor | Rua Oceano Ártico, 133 - Chácara Cachoeira

🏥 Hospital Proncor | R. Raul Pires Barbosa, 1.800 - Chácara Cachoeira

👉📱 67 3042 3000