Baixa imunidade: o que ela gera e como solucionar esse problema? | Hospital Proncor
Responsável pela proteção do organismo contra infecções ou doenças, o sistema imunológico é uma ferramenta do corpo que pode estar mais forte ou enfraquecida, dependendo de diversos fatores.
É por isso que, muitas vezes, duas pessoas passam pelas mesmas condições climáticas, por exemplo, e apenas uma delas fica doente. Isso ocorre devido à baixa imunidade.
Veja, a seguir, o que provoca a baixa imunidade e aprenda como solucionar esse problema.

Conheça as principais causas da baixa imunidade
A imunidade baixa tem causas diversas e, por isso, necessita de uma avaliação médica pessoal.
Muitas vezes, quem tem o sistema imunológico enfraquecido apresenta sintomas simples, como queda de cabelo e unhas quebradiças. Logo, as pessoas não dão a devida atenção e, consequentemente, esse problema pode se agravar.
Uma das principais causas da imunidade baixa é a má alimentação, já que o nosso organismo precisa de vitaminas e minerais essenciais para fortalecer o sistema imunológico.
As variações hormonais também podem afetar o funcionamento das células do sistema imunológico. Isso ocorre em razão dos níveis de progesterona que aumentam na segunda fase do período menstrual — e isso inibe o sistema imune feminino. Entretanto, algumas mulheres sofrem mais esses efeitos do que outras.
Quais sintomas da imunidade baixa podem ser reconhecidos no dia a dia?
Os principais sintomas da baixa imunidade estão ligados à diminuição das defesas do organismo contra parasitas que, consequentemente, causam doenças frequentes.
Porém, quando não ocorre o tratamento adequado, os sinais apresentados são alarmantes.
cansaço excessivo;
febre e calafrios frequentes;
náuseas, vômitos ou diarreia;
doenças simples que ficam graves, como gripes que duram semanas;
otites no ouvido;
herpes na região genital;
herpes labial, estomatite e amigdalite na boca;
infecções respiratórias persistentes e constantes;
perda de peso ou ganho de peso;
meningite e encefalite;
queda de cabelo;
unhas fracas;
uso de drogas e álcool;
estresse;
depressão;
deficiência de vitaminas;
má qualidade da pele e predisposição a ferimentos, etc.
Saiba como tratar a baixa imunidade
Ao notar os sintomas da baixa imunidade do organismo é preciso procurar um médico.
Ele é o responsável por solicitar exames de sangue para analisar como está a sua saúde e, dessa forma, indicar o tratamento mais adequado.
Contudo, o tratamento é feito com melhorias na alimentação e com a inserção de uma rotina fixa de atividades físicas. Conheça algumas dicas práticas para tratar a baixa imunidade:
Beba bastante água
Manter o corpo hidratado é o primeiro passo para deixar o organismo saudável. Por isso, beba bastante água ao longo do dia.
Tenha uma boa alimentação
Como citamos acima, alguns alimentos são essenciais para a manutenção de vitaminas e minerais.
O consumo de frutas, legumes e verduras devem fazer parte da alimentação diária.
Adote bons hábitos de higiene
Ter uma higiene adequada não afeta de forma direta o sistema imunológico, entretanto, previne infecções e doenças, eliminando bactérias e germes.
Por isso, sempre lave as mãos antes das refeições e após ir ao banheiro.
Pratique atividades físicas
Permanecer ativo por meio de exercícios físicos regulares ajuda a impulsionar o sistema imunológico e, consequentemente, aumenta a quantidade de glóbulos brancos que ajudam no combate de todas as doenças.
Aderir a esses hábitos é uma boa maneira de prevenir a imunidade baixa e, assim, viver com mais saúde e qualidade de vida.
Se você tem imunidade baixa ou identificou os sintomas acima, não deixe de procurar por ajuda médica e agende sua consulta com um clínico geral.
Quando se trata de saúde, o Hospital Proncor está pronto pra tudo, inclusive na realização de exames e consultas médicas. Para casos de urgência e emergência conte com nosso Pronto Socorro Geral e Pronto Atendimeno Ortopédico em Campo Grande/MS. 🚨 👩⚕ Pronto Socorro Geral & Pronto Atendimento Ortopédico | 67 3027 8800 | R. Maracaju, 1.265 - Centro 🏥👨⚕ Hospital Proncor | 67 3042 3000 | R. Raul Pires Barbosa, 1.800 - Chácara Cachoeira 👩🏽⚕ Centro Médico Proncor | 67 3027 6630 | Rua Oceano Ártico, 133 - Chácara Cachoeira