Bolinhas brancas na garganta | Hospital Proncor

É comum atender pessoas com queixas de que identificaram algo na boca ou na garganta. Muitas vezes, mesmo sem sintoma algum, as pessoas podem perceber algo pela primeira vez, levando-as a marcarem uma consulta. É importante ser avaliado, pois ao se identificar algo estranho é possível tratar-se de uma doença inicial, facilmente tratável, mas que pode evoluir. É mais frequente que queixas de bolinhas na garganta sejam condições simples.





Bolinha na garganta sem queixa alguma:


A visualização da garganta pelo médico irá, em geral, ser suficiente para se chegar a um diagnóstico. Diversas possibilidades podem ocorrer: a suposta “bolinha” pode, às vezes, ser apenas uma estrutura normal da nossa garganta, como a cartilagem epiglote ou as estruturas normais da parte mais posterior da língua, as papilas circunvaladas. Como não ficamos olhando para nossa garganta de forma frequente, é comum não conhecermos os detalhes de sua anatomia. 

Menos comumente, é possível haver alguma lesão propriamente dita, como manchas brancas, chamadas de leucoplasia, ou mesmo tumorações, que podem merecer uma investigação maior com exames ou com procedimento de biópsia.


Bolinha na garganta com sintomas:


Casos que levam a sintomas podem direcionar ao diagnóstico mais preciso. Pessoas com dor de garganta e queixa de bolinha na garganta podem estar, na verdade, com uma infecção na amígdala, a amigdalite. Outras infecções também podem causar esta queixa, e, às vezes, um edema (inchaço) na região da úvula (a “campainha”) pode ser confundida com uma “bolinha”.


Uma das causas mais comuns de “bolinha na garganta”, no entanto, são os cáseos, que são bolinhas formadas por restos alimentares que vão sendo acumulados nos orifícios naturais das amígdalas, chamados de criptas. As amígdalas, ou tonsilas palatinas, que é o termo mais atual, são estruturas normais que ficam em nossa garganta, uma de cada lado. A cada vez que engolimos um alimento mastigado, fragmentos passam por elas e podem ficar retidos nesses orifícios. O acúmulo repetido vai ocluindo esse buraquinho natural até que, quando cheio, pode ser eliminado. O formato arredondado do cáseo é o formato desse buraquinho natural (cripta). Caracteristicamente, os cáseos possuem um odor desagradável e, frequentemente, podem ocasionar a queixa de mau-hálito, que é mais perceptível para as outras pessoas do que para o próprio paciente. 


O que fazer em caso de cáseo?


Para evitar o aparecimento desses cáseos, a melhor opção é a limpeza da boca e da garganta por meio de escovação dentária regular e prática de gargarejos. Em geral isso é suficiente. Em alguns casos, quando nada resolve, é possível ser submetido a uma cirurgia de retirada das amígdalas, a amigdalectomia, em geral realizada por médicos otorrinolaringologistas. 


Em resumo, em caso de “bolinhas na garganta”, não fique desesperado! O mais provável é tratar-se de algo simples e, até mesmo, pode não ser nada. Procure um atendimento para receber um diagnóstico e procure manter hábitos saudáveis de higiene da boca.


Quando se trata de saúde, o Hospital Proncor está pronto pra tudo, inclusive na realização de exames e consultas médicas. Conte conosco em caso de Urgências e Emergências 24h, consultas médicas e exames. 🚨 👩‍⚕ Pronto Socorro/Atendimento | 67 3027 8800 | R. Maracaju, 1.265 - Centro Atendimento Adulto 24 horas em todas as especialidades. 🏥👨‍⚕ Hospital Proncor | 67 3042 3000 | R. Raul Pires Barbosa, 1.800 - Chácara Cachoeira Pronto pra tudo. 👩🏽‍⚕ Centro Médico Proncor | 67 3027 6630 | Rua Oceano Ártico, 133 - Chácara Cachoeira Todas as suas consultas em um único lugar.

ACESSO RÁPIDO:

Pronto Socorro em Campo Grande

Pronto Socorro 24 horas

Único com clínico geral, ortopedista e otorrino de plantão.

Clique e saiba mais.

proncor.png

Você no centro do cuidado

Conheça os projetos e os diferenciais que fazem o Hospital Proncor único. Tudo pensado para a sua comodidade e segurança.

Clique e saiba mais.

consulta.png
Agendar consultas
A especialidade que você precisa, atende no Centro Médico Proncor. Mais de 20 especialidades em um único lugar. Agende agora.
Convênios Atendidos Proncor

HOSPITAL PRONCOR

Hospital em Campo Grande/MS

Internação | UTI | Cirurgias

R. Raul Pires Barbosa, 1.800,

Chácara Cachoeira.

CENTRO MÉDICO PRONCOR

Agende consultas médicas em

Campo Grande/MS

 

Rua Oceano Ártico, 133,

Chácara Cachoeira.

EXAMES DIAGNÓSTICOS

Agendamento de exames em

Campo Grande/MS.

67 9 9674 8092

SIGA O PRONCOR

  • Facebook Proncor
  • Instagram Proncor
  • Linkedin Proncor

CERTIFICAÇÕES E PROJETOS

Primeiro Hospital pet Friendly Proncor

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Diretora Técnica

Joanna Beatriz Curado Elias

CRM-MS 6300