Comida pelo lado errado ou "broncoaspiração" | Hospital Proncor

Quando o alimento ou a saliva “descem pelo tubo errado” e entram na traqueia em vez do esôfago, tosses e engasgos são os efeitos mais comuns. Porém, com o envelhecimento, as broncoaspirações tornam-se mais frequentes e podem levar a quadros sérios, como infecções pulmonares e pneumonias, cujo tipo varia conforme a quantidade e a natureza do aspirado.

O alimento que costuma levar aos primeiros episódios de engasgo é a água, problema que se torna mais frequente ao envelhecer. A dificuldade para engolir (disfagia) pode surgir pelo enfraquecimento ou descoordenação dos músculos usados na deglutição, ou ainda pelo “esquecimento” de como engolir”. Pessoas com sequelas neurológicas de AVC, tumores cerebrais e traumatismos cranianos podem apresentar maior facilidade para o engasgo. Em alguns casos, elas podem ter pouca ou completa ausência do reflexo de tosse, o que é conhecido como “aspiração silenciosa”.



Refluxo e riscos


Além da ingestão de alimentos, a broncoaspiração pode resultar do retorno do conteúdo presente no estômago (refluxo gastroesofágico), que segue em direção à arvore respiratória (traqueia, brônquios e bronquíolos). Os riscos da broncoaspiração são o desenvolvimento de áreas de atelectasia (oclusão dos alvéolos pulmonares), pneumonia, pneumonite, hipóxia e até mesmo morte.


Os pacientes que passaram por um acidente vascular cerebral (AVC) podem desenvolver a broncoaspiração pela falta de motilidade para deglutição por lesões na área motora, ou por lesões nos nervos cranianos que controlam os movimentos de boca e orofaringe, ou ainda naqueles casos depacientes com rebaixamento do nível de consciência (coma e estado vegetativo), nos quais os pacientes não estão acordados.


Confira as medidas que podem ser tomadas para cada caso de broncoaspiração:


Atividades de reabilitação, com exercícios de estimulação da deglutição, que são realizados por fonoaudiólogos, assim como o suporte nutricional adequado.


Quando existem secreções pode ser feita a aspiração das mesmas com material próprio, realizada por técnicos de enfermagem, ou de forma mais abrangente, associada a exercícios ventilatórios, por fisioterapeutas.


Naqueles casos em que ocorre pneumonia, deve ser feito o tratamento com antibióticos, assim como o manejo das demais complicações.


Nos casos de broncoaspirações repetitivas ou em situações em que o risco é muito alto, sem perspectiva de melhora da proteção das vias aéreas, indica-se traqueostomia e gastrostomia ou jejunostomia.



Precisa de consulta de médico, otorrinolaringologista ou ortopedista pra hoje?

O Hospital Proncor tem o único Pronto Socorro com ortopedista e otorrino de plantão (para crianças e adultos nas duas especialidades).

🚨 Pronto Socorro Geral | R. Maracaju, 1.265 - Centro

👨‍⚕ Centro Médico Proncor | Rua Oceano Ártico, 133 - Chácara Cachoeira

🏥 Hospital Proncor | R. Raul Pires Barbosa, 1.800 - Chácara Cachoeira

👉📱 67 3042 3000

ACESSO RÁPIDO:

Pronto Socorro em Campo Grande

Pronto Socorro 24 horas

Único com clínico geral, ortopedista e otorrino de plantão.

Clique e saiba mais.

proncor.png

Você no centro do cuidado

Conheça os projetos e os diferenciais que fazem o Hospital Proncor único. Tudo pensado para a sua comodidade e segurança.

Clique e saiba mais.

consulta.png
Agendar consultas
A especialidade que você precisa, atende no Centro Médico Proncor. Mais de 20 especialidades em um único lugar. Agende agora.
Convênios Atendidos Proncor

HOSPITAL PRONCOR

Hospital em Campo Grande/MS

Internação | UTI | Cirurgias

R. Raul Pires Barbosa, 1.800,

Chácara Cachoeira.

CENTRO MÉDICO PRONCOR

Agende consultas médicas em

Campo Grande/MS

 

Rua Oceano Ártico, 133,

Chácara Cachoeira.

EXAMES DIAGNÓSTICOS

Agendamento de exames em

Campo Grande/MS.

67 9 9674 8092

SIGA O PRONCOR

  • Facebook Proncor
  • Instagram Proncor
  • Linkedin Proncor

CERTIFICAÇÕES E PROJETOS

Primeiro Hospital pet Friendly Proncor

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Diretora Técnica

Joanna Beatriz Curado Elias

CRM-MS 6300