As características do catarro podem indicar a doença | Hospital Proncor

O muco nasal é comum e importante para a nossa saúde respiratória, já que é um lubrificante natural do nariz, da faringe e da laringe, que limpa essas vias das sujeiras que inspiramos no dia a dia. Quando estamos saudáveis, ele não incomoda, porque é ralo, transparente e sem cheiro.


O excesso de catarro, que congestiona nossa garganta e nossas vias nasais, e causa expectoração por meio da tosse, acontece como resultado de alguma doença.

E, por mais desconfortável que ele seja, é um sintoma que pode dizer muita coisa. Observando as suas características – aspecto, coloração, volume e cheiro – os médicos podem identificar as condições às quais ele está associado.


Esbranquiçado e moderado

Nos casos em que o catarro é apenas um pouco mais intenso que o fluxo normal de secreção nasal, com um aspecto mucoso e uma cor branca mais evidente, geralmente é sinal de um resfriado comum ou uma alergia atacada, como a rinite. Em alguns casos, também pode ser uma reação da asma.


Espesso e purulento

O pus é uma secreção que resulta de processos inflamatórios e se mistura ao catarro. Nesse caso pode deixar gosto e odor fortes. Quando há a presença de material purulento, a cor mais comum é amarelada e as infecções (virais ou bacterianas) ligadas a ele são as sinusites, amigdalites agudas, faringites e pneumonia. Pode se apresentar também na cor verde se estiver mais espesso.


Expectoração excessiva com presença sanguínea

A presença de sangue no catarro, que o deixa com uma coloração rosada ou vermelha, dependendo da quantidade, é chamada de hemoptise. O sangue decorre dos vasos da parede da traquéia, brônquios ou dos pulmões.

Uma das causas mais comuns para o sangramento é a tuberculose, mas pode também estar associado a imunodeficiências, sequelas infecciosas, fibrose cística, tromboembolismo pulmonar, insuficiência cardíaca, vasculites, entre outros, e exige atenção médica imediata. Vale ressaltar que é preciso identificar se o sangue é espesso e recorrente.


Muitas vezes um pouco de sangramento no catarro é comum e decorrente de uma inflamação nas vias aéreas superiores – devido, por exemplo, a assoar o nariz repetidamente quando se está doente.

Somente um médico pode diagnosticar corretamente a sua condição.


Precisa de consulta de médico, otorrinolaringologista ou ortopedista pra hoje?

O Hospital Proncor tem o único Pronto Socorro com ortopedista e otorrino de plantão (para crianças e adultos nas duas especialidades).

🚨 Pronto Socorro Geral | R. Maracaju, 1.265 - Centro

👨‍⚕ Centro Médico Proncor | Rua Oceano Ártico, 133 - Chácara Cachoeira

🏥 Hospital Proncor | R. Raul Pires Barbosa, 1.800 - Chácara Cachoeira

👉📱 67 3042 3000

ACESSO RÁPIDO:

Pronto Socorro em Campo Grande

Pronto Socorro 24 horas

Único com clínico geral, ortopedista e otorrino de plantão.

Clique e saiba mais.

proncor.png

Você no centro do cuidado

Conheça os projetos e os diferenciais que fazem o Hospital Proncor único. Tudo pensado para a sua comodidade e segurança.

Clique e saiba mais.

consulta.png
Agendar consultas
A especialidade que você precisa, atende no Centro Médico Proncor. Mais de 20 especialidades em um único lugar. Agende agora.
Convênios Atendidos Proncor

HOSPITAL PRONCOR

Hospital em Campo Grande/MS

Internação | UTI | Cirurgias

R. Raul Pires Barbosa, 1.800,

Chácara Cachoeira.

CENTRO MÉDICO PRONCOR

Agende consultas médicas em

Campo Grande/MS

 

Rua Oceano Ártico, 133,

Chácara Cachoeira.

EXAMES DIAGNÓSTICOS

Agendamento de exames em

Campo Grande/MS.

67 9 9674 8092

SIGA O PRONCOR

  • Facebook Proncor
  • Instagram Proncor
  • Linkedin Proncor

CERTIFICAÇÕES E PROJETOS

Primeiro Hospital pet Friendly Proncor

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Diretora Técnica

Joanna Beatriz Curado Elias

CRM-MS 6300