Qual o melhor momento para fazer uma cirurgia plástica? | Hospital Proncor

Cada vez mais buscamos uma melhor qualidade de vida e um bem-estar completo. Mas é difícil estar de bem com a vida quando não estamos satisfeitos com nós mesmos. Através da cirurgia plástica, é muito gratificante poder modificar a vida das pessoas, provocando grandes transformações físicas e mentais, aumentando a autoconfiança, o amor próprio e servindo como estímulo para que os cuidados com a nova silhueta e com a saúde sejam mantidos. Como o desejo de melhorar ou reparar algum detalhe no corpo é comum a várias pessoas nas mais variadas fases da vida, sempre resta a dúvida de saber qual o melhor momento para procurar um médico e conquistar a sonhada transformação.



A resposta parece simples - o momento ideal é aquele em que o paciente pode realizar o procedimento de forma tranquila, segura e favorável ao seu estilo de vida - já que é possível um planejamento com bastante antecedência, permitindo que o médico o avalie muito bem para saber das reais necessidades da cirurgia e se existem condições físicas e laboratoriais para isso. Por outro lado, é importante salientar também quando não se deve realizar alguma intervenção: em períodos de grande instabilidade emocional, como perdas pessoais ou separações muito recentes, pois o desequilíbrio emocional pode gerar insatisfação com os resultados, além de influenciar na má qualidade da cicatrização, necessitando maior tempo de recuperação.


A incerteza sobre o melhor momento de operar surge justamente em algumas situações específicas da nossa vida, em que a vontade de se submeter a uma cirurgia se confunde com a real possibilidade e com a insegurança de se realizar qualquer procedimento naquele momento. A primeira dúvida surge nos extremos de idade, quando os pacientes são considerados ou muito jovens ou muito velhos para a cirurgia plástica. Alguns tratamentos cirúrgicos, de cunho reparador, podem ser realizados em crianças, tais como a correção de orelhas em abano, sem prejuízos para a saúde e visando um melhor desenvolvimento físico e psicossocial. No caso de adolescentes desejando cirurgias com finalidade estética, a preferência é de que sejam realizadas somente após os 18 anos, pelo fato de ser uma fase de oscilações hormonais e modificações no organismo.


Em alguns casos especiais, para que seja possível realizar alguns procedimentos cirúrgicos em menores de idade, como mamoplastia redutora ou rinoplastia, por exemplo, além da autorização dos pais, precisamos considerar a idade da primeira menstruação em meninas e avaliar se o desenvolvimento corporal já está completo de forma geral. No outro extremo de idade, no caso dos idosos, a indicação cirúrgica depende, sobretudo, das condições de saúde. Com o aumento da longevidade observado nos últimos anos, é comum a realização de cirurgias rejuvenescedoras em pacientes que estejam clinicamente saudáveis, com idades cada vez mais avançadas, porém devemos ponderar se os benefícios compensam os riscos e avaliar a extensão da operação desejada.



Outra fase de muitos questionamentos é o período pós-parto. Esta é uma fase de grandes transformações corporais e que frequentemente as mulheres desejam recuperar ansiosamente o corpo que tinham antes da gestação. Neste caso, deve ser criteriosamente avaliado como foi a gestação, quantos quilos adquiridos, há quanto tempo ocorreu o nascimento e quando a amamentação foi interrompida. Existem riscos e possibilidade de má-recuperação se operarmos um abdome que ainda não se recuperou completamente após o nascimento do bebê ou mamas que ainda produzem leite. Sendo assim, de um modo geral, é fundamental aguardar aproximadamente seis meses após a gestação ou término da amamentação para realizar qualquer intervenção cirúrgica nesse período.


Os períodos de oscilação de peso também geram hesitação sobre qual o melhor momento de recorrer a uma cirurgia plástica em pacientes que tiveram um emagrecimento drástico por dieta ou pós-redução cirúrgica do estômago, apresentando grandes excessos de pele. O melhor momento é quando o paciente interrompe o processo de emagrecimento, após criteriosa avaliação nutricional, psicológica e clínico-laboratorial, estando com o peso estabilizado após cerca de 1 ano. Em geral, estes pacientes são submetidos a mais de um procedimento, que serão feitos de maneira isolada ou em combinações, dependendo de cada caso e visando, principalmente, a segurança da intervenção.


Há ainda outra dúvida recorrente, sobre a melhor época do ano para encarar o bisturi e se isso influencia no resultado pós- -operatório. A verdade é que não existe uma época certa, período do ano ou estação ideal. Há quem considere preferível operar nos meses frios, porque o inverno possui algumas vantagens sobre o verão: o inchaço pode ser menor do que em dias mais quentes e a tolerância ao uso prolongado de cintas elásticas modeladoras, necessárias na recuperação de algumas cirurgias, é maior em temperaturas mais baixas. Na realidade, não há influência da estação do ano no resultado cirúrgico final, somente no bem-estar da recuperação. Independente da questão sazonal, alguns pacientes preferem aproveitar o período de férias escolares para agendar a cirurgia, o que permite organizarem-se com antecedência em relação aos filhos para ter uma recuperação adequada.


Porém, que há outros fatores de maior importância neste planejamento cirúrgico do que o período da vida ou a estação do ano em que será realizada a cirurgia e que implicam de forma mais contundente no resultado final, como a escolha de um médico que seja especialista em cirurgia plástica e que dedique-se por completo para sua satisfação.


Precisa de consulta de médico, otorrinolaringologista ou ortopedista pra hoje?

O Hospital Proncor tem o único Pronto Socorro com ortopedista e otorrino de plantão (para crianças e adultos nas duas especialidades).

🚨 Pronto Socorro Geral | R. Maracaju, 1.265 - Centro

👨‍⚕ Centro Médico Proncor | Rua Oceano Ártico, 133 - Chácara Cachoeira

🏥 Hospital Proncor | R. Raul Pires Barbosa, 1.800 - Chácara Cachoeira

👉📱 67 3042 3000

ACESSO RÁPIDO:

Pronto Socorro em Campo Grande

Pronto Socorro 24 horas

Único com clínico geral, ortopedista e otorrino de plantão.

Clique e saiba mais.

proncor.png

Você no centro do cuidado

Conheça os projetos e os diferenciais que fazem o Hospital Proncor único. Tudo pensado para a sua comodidade e segurança.

Clique e saiba mais.

consulta.png
Agendar consultas
A especialidade que você precisa, atende no Centro Médico Proncor. Mais de 20 especialidades em um único lugar. Agende agora.
Convênios Atendidos Proncor

HOSPITAL PRONCOR

Hospital em Campo Grande/MS

Internação | UTI | Cirurgias

R. Raul Pires Barbosa, 1.800,

Chácara Cachoeira.

CENTRO MÉDICO PRONCOR

Agende consultas médicas em

Campo Grande/MS

 

Rua Oceano Ártico, 133,

Chácara Cachoeira.

EXAMES DIAGNÓSTICOS

Agendamento de exames em

Campo Grande/MS.

67 9 9674 8092

SIGA O PRONCOR

  • Facebook Proncor
  • Instagram Proncor
  • Linkedin Proncor

CERTIFICAÇÕES E PROJETOS

Primeiro Hospital pet Friendly Proncor

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Diretora Técnica

Joanna Beatriz Curado Elias

CRM-MS 6300

Hospital Proncor | CNPJ 03.121.241/0001-87 | Campo Grande/MS | Feito por | Todos os direitos reservados​ © 2020