Qual o melhor momento para fazer uma cirurgia plástica? | Hospital Proncor

Cada vez mais buscamos uma melhor qualidade de vida e um bem-estar completo. Mas é difícil estar de bem com a vida quando não estamos satisfeitos com nós mesmos. Através da cirurgia plástica, é muito gratificante poder modificar a vida das pessoas, provocando grandes transformações físicas e mentais, aumentando a autoconfiança, o amor próprio e servindo como estímulo para que os cuidados com a nova silhueta e com a saúde sejam mantidos. Como o desejo de melhorar ou reparar algum detalhe no corpo é comum a várias pessoas nas mais variadas fases da vida, sempre resta a dúvida de saber qual o melhor momento para procurar um médico e conquistar a sonhada transformação.



A resposta parece simples - o momento ideal é aquele em que o paciente pode realizar o procedimento de forma tranquila, segura e favorável ao seu estilo de vida - já que é possível um planejamento com bastante antecedência, permitindo que o médico o avalie muito bem para saber das reais necessidades da cirurgia e se existem condições físicas e laboratoriais para isso. Por outro lado, é importante salientar também quando não se deve realizar alguma intervenção: em períodos de grande instabilidade emocional, como perdas pessoais ou separações muito recentes, pois o desequilíbrio emocional pode gerar insatisfação com os resultados, além de influenciar na má qualidade da cicatrização, necessitando maior tempo de recuperação.


A incerteza sobre o melhor momento de operar surge justamente em algumas situações específicas da nossa vida, em que a vontade de se submeter a uma cirurgia se confunde com a real possibilidade e com a insegurança de se realizar qualquer procedimento naquele momento. A primeira dúvida surge nos extremos de idade, quando os pacientes são considerados ou muito jovens ou muito velhos para a cirurgia plástica. Alguns tratamentos cirúrgicos, de cunho reparador, podem ser realizados em