Secretaria de Saúde investiga suspeita de coronavírus em Ponta Porã | Hospital Proncor
O Ministério da Saúde afirmou nesta quarta-feira (26) que está comprovado o primeiro caso positivo de coronavírus, em São Paulo, capital. Este é o primeiro caso da doença no país e em toda a América Latina.
Além dele, há outros 20 casos em investigação e 59 suspeitas já foram descartadas.
Uma delas, em Ponta Porã. Um homem de 24 anos, que viajou recentemente para a Tailândia, foi notificado como suspeito de ter contraído o novo Coronavírus. A situação é investigada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

De acordo com nota oficial, o paciente tem histórico de viagem de 14 dias na Tailândia, desembarcou no aeroporto de Guarulhos e veio de carro até o município de Ponta Porã.
O paciente, que já está internado no isolamento da unidade, está sendo avaliado pela equipe médica do hospital para confirmação ou descarte do caso. Ele foi atendido no Hospital Regional de Ponta Porã, com febre, coriza e dor de garganta. Seguindo o protocolo estabelecido pela SES, e de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde,
“Amostras já foram coletadas para análise laboratorial de COVID-19, Influenza e outros vírus respiratórios”, informou a nota.
“A SES organizou, com a instauração do Centro de Operações de Emergência (COE) todas as normativas para preparar a rede pública e privada de saúde para possíveis casos suspeitos do novo coronavírus, além de enviar diversas notas técnicas oficiais aos 79 municípios do Estado”, diz outro trecho do texto encaminhado.
Segundo a secretaria, também foi realizado reuniões nos municípios de Corumbá e Ponta
Importante salientar que o paciente encontra-se estável, sem sinais de agravamento, com todos os protocolos sendo seguidos pela equipe de saúde local”.
Luiz Henrique Mandetta, Ministério da Saúde ainda recomendou que os brasileiros evitem bebidas tradicionais como tereré e chimarrão. “No caso de estados como Mato Grosso do Sul, de onde venho, e do Rio Grande do Sul, recomendamos que as pessoas evitem bebidas que são compartilhadas de boca em boca, como o tereré e o chimarrão”, disse o ministro.
Leia mais:
Coronavírus: Como epidemias chegam ao fim?
Morcego, vitamina C, 5G e os boatos sobre o coronavírus

Dicas de Prevenção
Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
Não compartilhar objetos de uso pessoal;
Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.
Precisa de consulta de médico, otorrinolaringologista ou ortopedista pra hoje?
O Hospital Proncor tem o único Pronto Socorro com ortopedista e otorrino de plantão (para crianças e adultos nas duas especialidades).
🚨 Pronto Socorro Geral | R. Maracaju, 1.265 - Centro
👨⚕ Centro Médico Proncor | Rua Oceano Ártico, 133 - Chácara Cachoeira
🏥 Hospital Proncor | R. Raul Pires Barbosa, 1.800 - Chácara Cachoeira