Morcego, vitamina C, 5G e os boatos sobre o coronavírus | Hospital Proncor

Mensagens que circulam nas redes sociais informam que manter a garganta úmida, evitar o consumo de alimentos fritos e ingerir vitamina C podem prevenir o coronavírus.


Outras dizem que o vírus foi criado em um laboratório e que o fundador da Microsoft, Bill Gates, foi o seu financiador. Também há vídeos que apontam "sopas de morcego" como a origem da contaminação. Todas essas mensagens são falsas, mas têm disseminado e preocupado autoridades a nível global.


Para isso, um grupo de 90 checadores de 30 países criou uma força-tarefa para verificar o que circula nas redes sobre a doença. O projeto #CoronaVirusFacts, coordenado pela International Fact-Checking Network, já fez 332 checagens sobre o vírus. Deste número, só 6 mensagens foram consideradas verdadeiras.


A aliança já informou, por exemplo, que água sanitária não cura a doença e que não há (até o momento) qualquer relação científica entre morcegos e o coronavírus. Também desmentiu dados, como o balanço de que já são 25 mil mortos pela doença, ou vídeos de pessoas desmaiando pelas ruas que nem sequer foram filmados na China.



Até ontem, o Ministério da Saúde informou que o Brasil permanece sem registro do novo coronavírus. Há sete pessoas que se enquadram na definição de caso suspeito — uma no Rio de Janeiro, três em São Paulo, uma no Paraná e um no Rio Grande do Sul.


Pode parecer óbvio que o coronavírus não é ativado pela tecnologia 5G, ou que é espalhado através de bananas, mas milhares de pessoas mundo afora já acreditaram nessas 'notícias'.


O governo federal também criou um canal para combater as Fake News, por um número de whatsApp (61 99289-4640) pelo qual o cidadão pode enviar mensagens recebidas nas redes sociais para o governo confirmar se a informação procede. O canal não é um SAC ou tira dúvidas dos usuários, mas um espaço exclusivo para receber informações virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira", informou o ministério.


Até a tarde de ontem 10/02/2020, a China já havia registrado 910 mortos no país pelo coronavírus. Apenas no domingo, as autoridades chinesas reportaram 97 mortes. Há cerca de 40 mil confirmações da infecção em diversos países.


Precisa de consulta de médico, otorrinolaringologista ou ortopedista pra hoje?

O Hospital Proncor tem o único Pronto Socorro com ortopedista e otorrino de plantão (para crianças e adultos nas duas especialidades).

🚨 Pronto Socorro Geral | R. Maracaju, 1.265 - Centro

👨‍⚕ Centro Médico Proncor | Rua Oceano Ártico, 133 - Chácara Cachoeira

🏥 Hospital Proncor | R. Raul Pires Barbosa, 1.800 - Chácara Cachoeira

👉📱 67 3042 3000

ACESSO RÁPIDO:

Pronto Socorro em Campo Grande

Pronto Socorro 24 horas

Único com clínico geral, ortopedista e otorrino de plantão.

Clique e saiba mais.

proncor.png

Você no centro do cuidado

Conheça os projetos e os diferenciais que fazem o Hospital Proncor único. Tudo pensado para a sua comodidade e segurança.

Clique e saiba mais.

consulta.png
Agendar consultas
A especialidade que você precisa, atende no Centro Médico Proncor. Mais de 20 especialidades em um único lugar. Agende agora.
Convênios Atendidos Proncor

HOSPITAL PRONCOR

Hospital em Campo Grande/MS

Internação | UTI | Cirurgias

R. Raul Pires Barbosa, 1.800,

Chácara Cachoeira.

CENTRO MÉDICO PRONCOR

Agende consultas médicas em

Campo Grande/MS

 

Rua Oceano Ártico, 133,

Chácara Cachoeira.

EXAMES DIAGNÓSTICOS

Agendamento de exames em

Campo Grande/MS.

67 9 9674 8092

SIGA O PRONCOR

  • Facebook Proncor
  • Instagram Proncor
  • Linkedin Proncor

CERTIFICAÇÕES E PROJETOS

Primeiro Hospital pet Friendly Proncor

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Diretora Técnica

Joanna Beatriz Curado Elias

CRM-MS 6300