3 tipos de corrimento vaginal e o que eles dizem sobre sua saúde | Hospital Proncor

Normalmente, a vagina produz uma secreção que muda de aspecto durante o ciclo menstrual. O corrimento com aspecto de clara de ovo ou mais turvo e esbranquiçado são variações comuns, que indicam um período com mais ou menos fertilidade, sendo fisiológicos e facilmente notáveis por algumas mulheres. Para outras, só é possível identificar o fluxo durante a ovulação e no período pós-ovulatório, quando a secreção aumenta.


No entanto, quando o corrimento apresenta odor, cor e consistência diferente do habitual, pode indicar a presença de alguma infecção, inflamação ou doença. Além disso, produtos alérgenos também podem modificar o aspecto do corrimento, como o látex da camisinha e os absorventes íntimos.

Assim, é importante fazer o monitoramento da secreção e estar atenta a possíveis mudanças. Saiba mais sobre os tipos de corrimento vaginal e o que eles dizem sobre sua saúde!



Corrimento branco

Corrimento branco e acompanhado de outros sintomas como cheiro forte, coceira, queimação e vermelhidão na região da vulva são indicativos de uma candidíase. A cândida é um fungo que está presente naturalmente em nossa flora bucal, no sistema digestivo e na flora vaginal. O organismo, quando tem um sistema imune forte, impede que esse fungo cresça localmente em qualquer dessas regiões. No entanto, quando há uma baixa imunológica, a Cândida pode se proliferar, causando os sintomas acima citados. O tratamento é simples, feito com remédios antifúngicos orais ou com pomadas de uso tópico.


Corrimento amarelo forte ou turvo

O corrimento amarelo ou amarelo-esverdeado, quando acompanhado de dor ao urinar, cheiro forte (muitas vezes lembrando o odor de peixe), coceira e ardência na região da vagina podem indicar a presença de uma DST (doença sexualmente transmissível). Nesse caso, a primeira suspeita é de Tricomoníase. O Trichomonas vaginalis é um protozoário que provoca a inflamação da vulva e de suas estruturas internas. No entanto, a gonorreia e a clamídia, DSTs causadas por bactérias, também podem causar o corrimento amarelo. A vaginite (inflamação da vulva) nessa situação pode incluir sintomas como dor e sangramento durante ou após a relação sexual. O tratamento é feito com medicação oral e a prevenção consiste no uso de camisinha.


Corrimento marrom ou rosado

Corrimento de cor marrom ou rosa significa que há sangue misturado à secreção. A cor rosa ou avermelhada indica um sangue fresco e vivo, enquanto a cor marrom é proveniente de um sangue já coagulado. O sangue coagulado, com aspecto de borra de café, é normal nos últimos dias de menstruação.

Além disso, o corrimento marrom acinzentado pode ser característico de gonorreia. Em casos avançados, ter esse tipo de corrimento com frequência pode significar câncer da parede vaginal, do endométrio ou do colo do útero.

Para evitar a instalação de doenças, é importante usar sempre camisinha e manter bons hábitos de higiene. Ademais, evite usar calcinhas e calças muito apertadas, não use protetores diários, faça xixi após a relação sexual para limpar o trato urinário e não fique muitas horas com o mesmo absorvente íntimo.

Se você estiver com um desses tipos de corrimento vaginal anormal e aparecerem sintomas como coceira e dor, procure um ginecologista imediatamente!


O Hospital Proncor tem o único Pronto Socorro com ortopedista e otorrino de plantão (para crianças e adultos nas duas especialidades).

🚨 Pronto Socorro Geral | R. Maracaju, 1.265 - Centro

👨‍⚕ Centro Médico Proncor | Rua Oceano Ártico, 133 - Chácara Cachoeira

🏥 Hospital Proncor | R. Raul Pires Barbosa, 1.800 - Chácara Cachoeira

👉📱 67 3042 3000

ACESSO RÁPIDO:

Pronto Socorro em Campo Grande

Pronto Socorro 24 horas

Único com clínico geral, ortopedista e otorrino de plantão.

Clique e saiba mais.

proncor.png

Você no centro do cuidado

Conheça os projetos e os diferenciais que fazem o Hospital Proncor único. Tudo pensado para a sua comodidade e segurança.

Clique e saiba mais.

consulta.png
Agendar consultas
A especialidade que você precisa, atende no Centro Médico Proncor. Mais de 20 especialidades em um único lugar. Agende agora.
Convênios Atendidos Proncor