3 tipos de corrimento vaginal e o que eles dizem sobre sua saúde | Hospital Proncor

Normalmente, a vagina produz uma secreção que muda de aspecto durante o ciclo menstrual. O corrimento com aspecto de clara de ovo ou mais turvo e esbranquiçado são variações comuns, que indicam um período com mais ou menos fertilidade, sendo fisiológicos e facilmente notáveis por algumas mulheres. Para outras, só é possível identificar o fluxo durante a ovulação e no período pós-ovulatório, quando a secreção aumenta.


No entanto, quando o corrimento apresenta odor, cor e consistência diferente do habitual, pode indicar a presença de alguma infecção, inflamação ou doença. Além disso, produtos alérgenos também podem modificar o aspecto do corrimento, como o látex da camisinha e os absorventes íntimos.

Assim, é importante fazer o monitoramento da secreção e estar atenta a possíveis mudanças. Saiba mais sobre os tipos de corrimento vaginal e o que eles dizem sobre sua saúde!



Corrimento branco

Corrimento branco e acompanhado de outros sintomas como cheiro forte, coceira, queimação e vermelhidão na região da vulva são indicativos de uma candidíase. A cândida é um fungo que está presente naturalmente em nossa flora bucal, no sistema digestivo e na flora vaginal. O organismo, quando tem um sistema imune forte, impede que esse fungo cresça localmente em qualquer dessas regiões. No entanto, quando há uma baixa imunológica, a Cândida pode se proliferar, causando os sintomas acima citados. O tratamen