Coronavírus: comportamentos certos e errados em tempos de pandemia | Hospital Proncor

Alguns gestos e comportamentos do dia a dia precisam ser repensados para ficarem de acordo com as medidas de higiene necessárias para conter a pandemia.


Ao encontrar alguém Dar as mãos, abraçar ou beijar pode transmitir o vírus, por isso é recomendado evitar o contato físico. Quando vir um amigo ou parente, dê um aceno de longe. Responder com um sorriso também está liberado.

Ao chegar em casa Não ande com o sapato dentro de casa, para não trazer qualquer contaminação da rua. Deixei-os perto da porta. Bolsa, mochilas e chaves também devem ficar por ali. Coloque uma cadeira ou deixe uma mesa do lado da porta para apoiar esses objetos.

Se preferir higienizar esses itens, use um pano com álcool 70% ou uma solução de água sanitária. Misture 2 colheres de sopa de água sanitária com 1 litro de água e deixe na entrada da casa.


Ao voltar do supermercado As embalagens das compras devem ser higienizadas antes de guardar. Pode usar álcool 70%, solução de água sanitária ou algum outro desinfetante de uso caseiro. Quais os cuidados na ida ao mercado em meio à pandemia do coronavírus?

Ao espirrar Mesmo quando estiver sozinho, não espirre nas mãos. Proteja o nariz com o braço. Isso atrapalha a disseminação do vírus.

Ao manusear a máscara Não encoste com as mãos na parte da frente ou de dentro da máscara. Para retirar e colocar, use as tiras laterais. Se for descartável, jogue diretamente no lixo. As reutilizáveis devem ser guardadas num saco plástico até a hora de lavar. A máscara não deve encostar em nenhum outro lugar, por isso evite guardar direto na bolsa ou colocar sobre uma mesa. Saiba como as máscaras ajudam na prevenção.

Depois de tudo isso Mantenha as mãos limpas. Aprenda a maneira correta de lavar as mãos com água e sabão. Quando não for possível, use álcool em gel. E, se puder, fique em casa.



Precisa de consulta de médico, otorrinolaringologista ou ortopedista pra hoje?

O Hospital Proncor tem o único Pronto Socorro com ortopedista e otorrino de plantão (para crianças e adultos nas duas especialidades).

🚨 Pronto Socorro Geral | R. Maracaju, 1.265 - Centro

👨‍⚕ Centro Médico Proncor | Rua Oceano Ártico, 133 - Chácara Cachoeira

🏥 Hospital Proncor | R. Raul Pires Barbosa, 1.800 - Chácara Cachoeira

👉📱 67 3042 3000