HOSPITAL PRONCOR

Hospital em Campo Grande/MS

Internação | UTI | Cirurgias

R. Raul Pires Barbosa, 1.800,

Chácara Cachoeira.

CENTRO MÉDICO PRONCOR

Agende consultas médicas em

Campo Grande/MS

 

Rua Oceano Ártico, 133,

Chácara Cachoeira.

EXAMES DIAGNÓSTICOS

Agendamento de exames em

Campo Grande/MS.

67 9 9674 8092

SIGA O PRONCOR

  • Facebook Proncor
  • Instagram Proncor
  • Linkedin Proncor

CERTIFICAÇÕES E PROJETOS

Primeiro Hospital pet Friendly Proncor

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

RESPONSÁVEL TÉCNICO

Dr. Eduardo Henrique Curado Elias | CRM MS 4608

  • Hospital Proncor

Se outras doenças matam mais, por que só se fala do novo coronavírus? | Hospital Proncor

Em 2019, a dengue matou mais de 700 pessoas no Brasil, e neste ano já temos notícias de milhares de prováveis casos em diferentes regiões do País. Já a gripe, algo que sempre acomete milhões de pessoas anualmente, teve mais de 300 mortes no ano passado. Neste cenário a pergunta que fica é: por que, mesmo com tantos problemas, só se fala em coronavírus?

Novo coronavírus: 100% da população não têm anticorpos


É um vírus novo. Então 100% da população não têm anticorpos contra ele, além de não ter uma vacina. Por isso, o momento que uma pandemia começa a se desenvolver é o melhor para se tomar medidas para evitar que o vírus se espalhe.


Sobre as outras condições, a questão é que o novo coronavírus representa um elemento pouco conhecido para as autoridades de saúde. A realidade sanitária de saúde coletiva do País é agravada com esta nova condição. Não está havendo uma substituição de parar de tratar outras condições em detrimento desta. O novo coronavírus pode representar uma sobrecarga ao sistema de saúde que já está saturado.


Sintomas de gripe, mas a situação pode ficar grave


Como você já deve ter ouvido, o COVID-19 tem sintomas muito parecidos com o da gripe, como tosse, coriza, dor no corpo, febre, espirros, garganta inflamada e, em casos graves, falta de ar.


Na maioria das vezes, os cuidados comuns com gripe devem ajudar a sanar os sintomas e a fazer com que o próprio sistema imunológico do paciente crie defesas. Então, se sentiu febre, tomar um anti-térmico; se a garganta estiver ruim, um anti-inflamatório deve ajudar a reduzir o incômodo. Além de repouso, quando houver indisposição e manter certo isolamento. Agora, se houver falta de ar, a recomendação é procurar um médico.


É justamente esta a preocupação dos infectologistas: casos mais graves de infecção por COVID-19 envolvem procedimentos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).


Nestas situações, são administrados cuidados de UTI, como receber algum tipo de suporte ventilatório, como a ventilação mecânica ou mesmo infecções secundárias bacterianas, que podem evoluir para insuficiência renal e cardíaca.



A grande questão é que quanto mais pessoas estiverem com o coronavírus, há mais chances de terem casos graves, ainda que sejam a minoria — na China, por exemplo, a mortalidade estava em 3%. No entanto, esta quantidade pequena pode demandar muito do sistema de saúde. Sem contar que com o fim do verão e a chegada de estações mais frias, já existe um certo preparo para casos agudos de gripe, e, obviamente, ninguém esperava que surgiria um novo vírus sem cura.


Por isso é importância respeitar a quarentena. As funções da quarentena são evitar que as doenças se espalhem e tranquilizar a população frente a um surto de epidemia ou pandemia. A estratégia foi importante para reduzir os casos de contaminação pela COVID-19 na cidade de Wuhan (China) — onde o surto de coronavírus começou — e vem sendo aplicada em países da Europa e nos Estados Unidos. No caso do coronavírus, estudos apontam que o tempo de incubação varia de 2 a 14 dias.


Quem deve se preocupar

Segundo os especialistas, crianças, adolescentes e adultos devem ser assintomáticos (portadores do vírus, mas sem sintomas) na maioria das vezes — para eles, o cuidado básico convencional para tratamento de uma gripe, quando houver algum tipo de manifestação de sintomas, deve ser o suficiente.


A preocupação maior é com idosos e pessoas com doenças crônicas pré-existentes, que podem ser mais vulneráveis à condição. Alguns exemplos de enfermidades que podem tornar o novo coronavírus mais potente: diabetes, doença pulmonar, cardiovascular ou renal.


Então, mesmo que você, em tese, não esteja em perigo, é importante que você tome cuidado, sobretudo no contato com pessoas que fazem parte do grupo de risco.

Aí valem os cuidados que você já deve ter ouvido por aí: se tiver contato com pessoas infectadas, mantenha a higiene e evite aglomerações, mesmo que não tenha sintomas — há casos de pacientes assintomáticos ou que os sintomas não se manifestam de imediato, pode demorar até 5 dias. Em nosso guia, explicamos como se dá a infecção e de formas como se proteger.


O novo coronavírus deve infectar cada vez mais pessoas, mas cabe a nós frear isso para que as pessoas em estado grave possam ter o tratamento necessário para combater o COVID-19.


Hospital Proncor

Desde as primeiras notícias sobre o novo coronavírus, o Hospital Proncor tem capacitado seus colaboradores, com o objetivo de assegurar o cuidado adequado, bem como a segurança de pacientes, familiares e funcionários.


O Hospital Proncor, está preparado para o tratamento dos pacientes com coronavírus, inclusive com leitos isolados prontos para receber pacientes graves. Para entrar nesses quartos, médicos e enfermeiros usam equipamentos de proteção como macacão, luvas, óculos, touca e máscaras especiais.


Além disso, a pressurização do ar nesses espaços é negativa: o ar que circula dentro do ambiente é tratado antes de ser devolvido à atmosfera, evitando contaminações.



Dicas de Prevenção do Coronavírus

  • Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;

  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

  • Não compartilhar objetos de uso pessoal;

  • Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;

  • Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;

  • Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;

  • Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.


Precisa de consulta de médico, otorrinolaringologista ou ortopedista pra hoje?

O Hospital Proncor tem o único Pronto Socorro com ortopedista e otorrino de plantão (para crianças e adultos nas duas especialidades).

🚨 Pronto Socorro Geral | R. Maracaju, 1.265 - Centro

👨‍⚕ Centro Médico Proncor | Rua Oceano Ártico, 133 - Chácara Cachoeira

🏥 Hospital Proncor | R. Raul Pires Barbosa, 1.800 - Chácara Cachoeira

👉📱 67 3042 3000

ACESSO RÁPIDO:

Pronto Socorro em Campo Grande

Pronto Socorro 24 horas

Único com clínico geral, ortopedista e otorrino de plantão.

Clique e saiba mais.

proncor.png

Você no centro do cuidado

Conheça os projetos e os diferenciais que fazem o Hospital Proncor único. Tudo pensado para a sua comodidade e segurança.

Clique e saiba mais.

consulta.png
Agendar consultas
A especialidade que você precisa, atende no Centro Médico Proncor. Mais de 20 especialidades em um único lugar. Agende agora.
Convênios Atendidos Proncor