Cuidados com a saúde mental em época de Coronavírus | Hospital Proncor

As epidemias costumam provocar um pânico generalizado na população, principalmente quando não se tem total conhecimento sobre a doença — é o caso da infecção pelo novo Coronavírus (chamado de Sars-Cov-2). Esse tipo de situação pode abalar a saúde mental, causando estresse e ansiedade. A preocupação com o futuro, o desemprego, o estresse com as notícias e o isolamento social podem contribuir ou agravar problemas mentais e psicológicos.


Colocamos abaixo algumas dicas importantes para ajudar a passar por esse período:

  • Tenha empatia com o outro

O novo Coronavírus deve afetar pessoas em muitos países e regiões. Demonstre empatia com todos, independente de sua origem.

  • Homenageie e aprecie o trabalho dos cuidadores e dos agentes de saúde

Reconheça o papel desses profissionais que estão cuidando dos afetados pelo novo coronavírus em sua região.

  • Cuide, primeiro, de você

Cuide da sua alimentação para manter uma dieta saudável, faça exercícios físicos – mesmo dentro de casa – e mantenha contato com a família e com os amigos por vídeo ou telefone. Evite formas errôneas de lidar com o estresse como o uso de tabaco, álcool ou outras drogas.

  • Mantenha a rotina familiar sempre que possível e crie novas rotinas principalmente com as crianças em casa

Pense em atividades lúdicas e pedagógicas para fazer com elas. Sempre que possível, incentive as crianças a continuarem brincando e se socializando com os outros, mesmo que somente na família por causa do distanciamento social no momento.

  • Fale com seus filhos sobre a COVID-19 de forma honesta e apropriada à idade deles

Se eles tiverem preocupações, o fato de falar sobre elas pode ajudar a baixar a ansiedade das crianças. 

  • Ofereça apoio emocional aos idosos

Idosos, especialmente em isolamento social e aqueles com problemas cognitivos como demência podem se tornar ansiosos, estressados, com raiva, agitados e distanciados durante a quarentena. Ofereça apoio.

  • Reduza a leitura ou o contato com notícias que podem causar ansiedade ou estresse

Procure informações e atualizações uma ou duas vezes ao dia evitando o “bombardeio desnecessário” de informações. Informe-se com os fatos em fontes seguras e oficiais e não os boatos ou as informações erradas. Evite compartilhar tudo o que receber.

  • Busque por notícias boas e positivas

Nessas horas é muito importante nos apegarmos a notícias positivas para não enxergamos apenas o lado ruim dessa pandemia e não desanimarmos. Vocês viram que a poluição nas grandes cidades diminuiu? E os canais de Veneza como estão mais limpos? E a senhora de 92 anos que se recuperou do Coronavírus?


Precisa de consulta de médico, otorrinolaringologista ou ortopedista pra hoje?

O Hospital Proncor tem o único Pronto Socorro com ortopedista e otorrino de plantão (para crianças e adultos nas duas especialidades).

🚨 Pronto Socorro Geral | R. Maracaju, 1.265 - Centro

👨‍⚕ Centro Médico Proncor | Rua Oceano Ártico, 133 - Chácara Cachoeira

🏥 Hospital Proncor | R. Raul Pires Barbosa, 1.800 - Chácara Cachoeira

👉📱 67 3042 3000

ACESSO RÁPIDO:

Pronto Socorro em Campo Grande

Pronto Socorro 24 horas

Único com clínico geral, ortopedista e otorrino de plantão.

Clique e saiba mais.

proncor.png

Você no centro do cuidado

Conheça os projetos e os diferenciais que fazem o Hospital Proncor único. Tudo pensado para a sua comodidade e segurança.

Clique e saiba mais.

consulta.png
Agendar consultas
A especialidade que você precisa, atende no Centro Médico Proncor. Mais de 20 especialidades em um único lugar. Agende agora.
Convênios Atendidos Proncor

HOSPITAL PRONCOR

Hospital em Campo Grande/MS

Internação | UTI | Cirurgias

R. Raul Pires Barbosa, 1.800,

Chácara Cachoeira.

CENTRO MÉDICO PRONCOR

Agende consultas médicas em

Campo Grande/MS

 

Rua Oceano Ártico, 133,

Chácara Cachoeira.

EXAMES DIAGNÓSTICOS

Agendamento de exames em

Campo Grande/MS.

67 9 9674 8092

SIGA O PRONCOR

  • Facebook Proncor
  • Instagram Proncor
  • Linkedin Proncor

CERTIFICAÇÕES E PROJETOS

Primeiro Hospital pet Friendly Proncor

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Diretora Técnica

Joanna Beatriz Curado Elias

CRM-MS 6300