Cuidados para fazer exercício físico sem se machucar | Hospital Proncor

Existem alguns cuidados muito importantes que todo mundo deve ter antes de fazer exercício. Manter-se hidratado e bem alimentado, usar roupas leves, fazer alongamentos e buscar orientação para atividades mais intensas são exemplos. Mas para que isso aconteça sem risco de você se machucar, especialmente em corridas, é preciso ir um pouquinho além.


Veja o motivo.



Começou a doer? Procure um médico

Um estudo brasileiro divulgado na Revista Brasileira de Medicina do Esporte mostrou que cerca de 36,5% dos corredores de rua pesquisados tinha algum desconforto na hora de fazer exercício. A maioria dessas pessoas (especialmente os homens) não procurou ajuda para resolver o problema, ou seja, deixou o corpo “se curar sozinho”, e isso pode ser um problema.


Quanto mais você demora para procurar ajuda e resolver um desconforto provocado pela atividade física, maior a chance de lesão se agravar e você se machucar para valer. Por isso, de acordo com os pesquisadores, estar atento aos sinais do corpo e ter uma boa relação com um ortopedista podem ser um belo diferencial no cuidado com a saúde na hora de fazer exercício.


Vale saber que, de acordo com o estudo, as lesões mais frequentes são no joelho (33%), tornozelo (17,7%) e quadril (13,3%). Quando não são tratadas de forma adequada, podem fazer com o que corpo nunca mais seja o mesmo. Portanto, vale ficar atento e, claro, investir em prevenção. Vamos ver as dicas!


Como não se lesionar ao fazer exercício

Os especialistas dizem que, antes de tudo, você deve investir em fortalecimento muscular. Isso porque um músculo mais forte absorve mais impactos e afeta menos as articulações, tendões e ligamentos – o que é essencial para evitar lesões.


Também é importante ter cuidado com a empolgação. O excesso de treino intensifica o estresse muscular e articular, aumentando o risco de você se machucar. Isso pode até afetar a imunidade, abrindo as portas para doenças. Aqui, ainda cabe o alerta: respeite o tempo de descanso que o seu corpo precisa para se recuperar do esforço de fazer exercício.


O alongamento é outra questão a ser considerada. A prática previne o encurtamento de músculos e tendões, ajudando a prevenir lesões. O alongamento de curta duração, realizado por até 5 minutos antes de você fazer exercício, serve para lubrificar as articulações e aumentar a vascularização muscular, deixando o corpo preparado para o que der e vier.


E quando o joelho dói?

Como vimos nos resultados da pesquisa, a lesão no joelho é a mais comum entre praticantes de corrida. Mas, de acordo com o Ministério da Saúde, o joelho é uma das articulações do corpo humano que mais sofre sempre que você for fazer exercício de qualquer tipo.


Os especialistas explicam que movimentos errados e postura inadequada são fatores extremamente prejudiciais. Além de ter atenção a isso, contando com a orientação de um educador físico, é fundamental que os músculos que atuam sobre o joelho sejam sempre exercitados. É esse fortalecimento que vai prevenir o aparecimento de lesões e ajudar a tratar aquelas que já existem.


Se você sofre com dor no joelho não só na hora de fazer exercício, mas no dia a dia, converse com um ortopedista. Em geral, além da musculação, atividades que não geram tanto impacto no local, como natação e hidroginástica, são liberadas em casos assim.


O Hospital Proncor tem o único Pronto Socorro com ortopedista e otorrino de plantão (para crianças e adultos nas duas especialidades).

🚨 Pronto Socorro Geral | R. Maracaju, 1.265 - Centro

👨‍⚕ Centro Médico Proncor | Rua Oceano Ártico, 133 - Chácara Cachoeira

🏥 Hospital Proncor | R. Raul Pires Barbosa, 1.800 - Chácara Cachoeira

👉📱 67 3042 3000

ACESSO RÁPIDO:

Pronto Socorro em Campo Grande

Pronto Socorro 24 horas

Único com clínico geral, ortopedista e otorrino de plantão.

Clique e saiba mais.

proncor.png

Você no centro do cuidado

Conheça os projetos e os diferenciais que fazem o Hospital Proncor único. Tudo pensado para a sua comodidade e segurança.

Clique e saiba mais.

consulta.png
Agendar consultas
A especialidade que você precisa, atende no Centro Médico Proncor. Mais de 20 especialidades em um único lugar. Agende agora.
Convênios Atendidos Proncor