Risco de morte por dengue é 12 vezes maior entre idosos, entenda os riscos | Hospital Proncor
Segundo o Ministério da Saúde, os idosos, com mais de 60 anos têm um risco 12 vezes maior de vir a óbito por conta da dengue, em relação a outra faixa etária.
Isso se deve pelo fato de que o idoso tem uma menor reserva fisiológica. A dengue é uma doença que tira a força, então, o paciente idoso com dengue, fica imóvel, assim com facilidade ele passa a desencadear as doenças de quem fica acamado, como pneumonia e infecção de urina, por exemplo. Outra característica é que a dengue é uma doença que desidrata e o paciente idoso, mesmo desidratado, comumente não tem sede.

Orientações
Diante dos sintomas de dengue, não deixe de procurar assistência médica, independentemente de filas e problemas de atrasos causados pelos surtos, como tem acontecido de forma generalizada em Campo Grande/MS.
Muitas pessoas estão pecando por falta de conhecimento ou por terem informações erradas sobre a dengue. Por isso, procure atendimento médico e se informe. No nosso blog, por exemplo você pode conferir mais informações sobre a dengue.
Idosos podem tomar vacina contra a dengue?
A vacina está aprovada para a faixa etária entre 9 e 45 anos, por isso não é recomendada para idosos.
Como é feito o diagnóstico da dengue em idosos?
Independente da idade, o diagnóstico da dengue é clínico e feito por um médico. É confirmado por meio de exames laboratoriais de sorologia, moleculares ou testes rápidos.
Dicas:
• Fique atento, o fim do verão não afasta a possibilidade de dengue.
• A diminuição da febre a partir do terceiro ou quarto dia não quer dizer que o paciente está melhor, pois muitas vezes, é nesse momento que a doença apresenta um agravante.
• O paciente que apresenta náuseas e vômitos, dor de cabeça, tontura, desmaio ou dores abdominais deve retornar IMEDIATAMENTE para o pronto-atendimento.
• Evite ao máximo a automedicação. As pessoas fazem uso de medicamentos que não são aconselháveis e isso pode agravar os sintomas.
• Tenha paciência, devido ao surto na nossa cidade e região os pronto socorros estão lotados. Mesmo assim, não tome/deixe de tomar qualquer medicamento sem análise do médico ou deixem de procurar/aguardar atendimento médico especializado.
Você pode estar com dengue e não saber!
Os sintomas da dengue podem ser confundidos com os de doenças como gripe e resfriado.
Ao menor sinal, procure atendimento médico, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível.
🚨 👩⚕ Pronto Atendimento | 67 3027 8800
R. Maracaju, 1.265 - Centro
🏥👨⚕ Hospital Geral | 67 3042 3000
R. Raul Pires Barbosa, 1.800 - Chácara Cachoeira