Depressão e Redes Sociais: veja como uma influencia na outra | Hospital Proncor

Em um mundo cada vez mais moderno, conseguimos nos conectar com pessoas do outro lado do mundo com poucos toques na tela do celular. As redes sociais estão presentes em nossas vidas e nos permite interagir com outras pessoas de uma forma jamais vista antes. Mas você sabia que o uso excessivo delas pode causar depressão? As meninas que estão na adolescência são as mais vulneráveis.


Meninas são mais propensas à depressão


Há algum tempo, o uso das redes sociais tem sido associado a problemas como depressão e ansiedade, especialmente em adolescentes. Segundo um recente estudo norte americano, meninas entre 13 e 17 anos estão mais propensas a sofrer de depressão por causa do uso excessivo das redes sociais.


Para os pesquisadores, a causa da depressão em adolescentes por causa do uso das redes sociais tem a ver com a natureza desse uso. As garotas tendem a usar mais redes sociais como o Facebook, Snapchat e Instagram, que é mais baseado na aparência física, tirando fotos e comentando sobre elas.



Elas são bem mais conectadas do que eles


Outro ponto destacado pela pesquisa é o fato de que as meninas estão mais conectadas do que os meninos da mesma faixa etária. Cerca de 43,1% delas usam as redes sociais durante três horas por dia ou mais, enquanto os meninos representam 21,9%.


O problema é que quanto mais tempo os adolescentes passam nas redes sociais, maiores são as chances de desenvolver depressão e ansiedade. A questão que intriga os pesquisadores é saber se o uso excessivo das redes sociais pode causar sintomas depressivos ou se adolescentes que têm tendência à depressão usam mais esses aplicativos.


Uso excessivo de redes sociais não é recomendado

O maior relação entre as redes sociais e a depressão é o uso desenfreado. Algumas pessoas passam nada menos do que 8 horas diárias conectadas com as redes sociais. Segundo os médicos, isso pode ser extremamente prejudicial à saúde mental dos adolescentes.


Nas meninas, a depressão pode atacar com mais força ainda. Segundo a pesquisa, cerca de 45% delas já apresentou algum sintoma depressivo e ficava mais de 6 horas por dia navegando nas redes sociais, o que é bastante tempo.


Equilíbrio é a chave


É claro que usar as redes sociais é fundamental para uma socialização das pessoas e traz vantagens para todos. Mas a questão é o tempo que você passa nas redes sociais. A pessoas têm necessidades diferentes, isso é incontestável, mas o equilíbrio em tudo não deve ser ignorado. Redes sociais, às vezes, são viciantes e é aí que mora o perigo. Ter equilíbrio no uso delas faz mais bem do que mal, em todos os aspectos.


Se estar online várias horas por dia pode ser considerado um fator que torna mais provável o surgimento da depressão, ter parcimônia no uso delas é a primeira medida a ser tomada para se evitar o mal do século.


Precisa de consulta de médico, otorrinolaringologista ou ortopedista pra hoje?

O Hospital Proncor tem o único Pronto Socorro com ortopedista e otorrino de plantão (para crianças e adultos nas duas especialidades).

🚨 Pronto Socorro Geral | R. Maracaju, 1.265 - Centro

👨‍⚕ Centro Médico Proncor | Rua Oceano Ártico, 133 - Chácara Cachoeira

🏥 Hospital Proncor | R. Raul Pires Barbosa, 1.800 - Chácara Cachoeira

👉📱 67 3042 3000

ACESSO RÁPIDO:

Pronto Socorro em Campo Grande

Pronto Socorro 24 horas

Único com clínico geral, ortopedista e otorrino de plantão.

Clique e saiba mais.

proncor.png

Você no centro do cuidado

Conheça os projetos e os diferenciais que fazem o Hospital Proncor único. Tudo pensado para a sua comodidade e segurança.

Clique e saiba mais.

consulta.png
Agendar consultas
A especialidade que você precisa, atende no Centro Médico Proncor. Mais de 20 especialidades em um único lugar. Agende agora.
Convênios Atendidos Proncor

HOSPITAL PRONCOR

Hospital em Campo Grande/MS

Internação | UTI | Cirurgias

R. Raul Pires Barbosa, 1.800,

Chácara Cachoeira.

CENTRO MÉDICO PRONCOR

Agende consultas médicas em

Campo Grande/MS

 

Rua Oceano Ártico, 133,

Chácara Cachoeira.

EXAMES DIAGNÓSTICOS

Agendamento de exames em

Campo Grande/MS.

67 9 9674 8092

SIGA O PRONCOR

  • Facebook Proncor
  • Instagram Proncor
  • Linkedin Proncor

CERTIFICAÇÕES E PROJETOS

Primeiro Hospital pet Friendly Proncor

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Diretora Técnica

Joanna Beatriz Curado Elias

CRM-MS 6300