Conheça os diferentes tipos de diabetes e tratamento | Hospital Proncor

Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina: hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A doença pode se apresentar de diversas formas, dependendo da sua origem. Vale a pena conhecer os diferentes tipos de diabetes e as formas de prevenção e controle, dependendo do caso.



Diabetes tipo 1

É o tipo de diabetes que afeta entre 5 e 10% das pessoas no Brasil. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o problema acontece da seguinte forma: em algumas pessoas, o sistema imunológico, por engano, ataca as células que produzem a insulina. Com pouco ou nenhum hormônio atuando, a glicose no sangue vai às alturas e não consegue exercer a função de dar energia ao corpo.

O diabetes tipo 1 aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também. Esse tipo de diabetes é sempre tratado com aplicação de insulina, medicamentos, planejamento alimentar e atividades físicas, para ajudar a controlar o nível de glicose no sangue.


Pré-diabetes

Esse termo é usado quando os níveis de glicose no sangue estão mais altos do que o normal, mas não o suficiente para um d