Vai viajar nas férias? Veja dicas para manter sua saúde | Hospital Proncor

As férias já chegaram e para aproveitar este período com tranquilidade é preciso se programar. A preocupação não deve estar apenas focada nas passagens aéreas e reservas de hotel. A saúde não pode ser esquecida.


Antes de tudo, para evitar dores de cabeça, é importante ter amplo conhecimento sobre o destino escolhido. O que vai determinar os cuidados a serem tomados em relação à saúde é a região para qual se vai viajar. É preciso saber também se há risco de contração de doenças e necessidade de imunização.

Recomenda-se que se procure um médico, informando o roteiro e pedindo orientações contra doenças e lesões – as gestantes devem ter cuidado redobrado. Também é imprescindível evitar viajar doente, pois há risco de que a enfermidade se agrave durante o passeio e que, em determinados locais, não haja ajuda especializada para o caso.


Na mala, tão importantes quanto roupas e acessórios é a “farmácia particular”. Alguns remédios devem ser levados. Os documentos de identificação com contatos pessoais, tipo sanguíneo, alergias, diabetes e outras doenças também devem estar à mão.


Antes de viajar, a alimentação deve ser leve, para evitar mal-estar durante a viagem – seja ela curta, de avião, ou mais longa, de ônibus ou navio. Se a viagem for pelos estados brasileiros, é importante se lembrar que o país é tropical e, deste modo, é importante a ingestão constante de líquidos para evitar problemas como a desidratação. Utilizar roupas e calçados confortáveis também pode tornar os passeios mais seguros e agradáveis. Uma dica importante é estar sempre retocando o protetor solar e evitar exposição direta ao sol entre 10h e 16h.

Indo para o exterior – A palavra básica para uma viagem internacional bem sucedida é planejamento. Você tem que saber exatamente para onde está indo, como é a cultura do país, os costumes, a moeda, a alimentação. Os países estrangeiros não têm um SUS como o nosso. Lá fora, você não tem cobertura. É importante ter um seguro de saúde. Também é importante, ter conhecimento sobre necessidade de passaportes e vistos, clima do país, voltagem elétrica e fuso horário.


Imunização – Uma outra preocupação dos viajantes deve ser com as vacinas. Alguns locais, tanto no Brasil quanto no exterior, são potencialmente perigosos para contração de doenças tropicais. Se você vai para áreas repletas de mata ou praticar turismo ecológico e rural, é necessário se imunizar contra febre amarela pelo menos 10 dias antes da viagem.


Também é importante se imunizar contra a malária se o passeio acontecer em áreas endêmicas ou de transmissão da doença – como a Região Amazônica, integrada pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Os mosquitos vetores da malária costumam se manter ativos do pôr-do-sol ao amanhecer. Por isso, nesses horários é importante utilizar roupas claras e camisas de manga longa. A aplicação de repelente também é indicada. Ao apresentar algum sintoma da doença – febre, dor no corpo e dor de cabeça – é importante procurar a unidade de saúde especializada mais próxima.


Precisa de consulta de médico, otorrinolaringologista ou ortopedista pra hoje?

O Hospital Proncor tem o único Pronto Socorro com ortopedista e otorrino de plantão (para crianças e adultos nas duas especialidades).

🚨 Pronto Socorro Geral | R. Maracaju, 1.265 - Centro

👨‍⚕ Centro Médico Proncor | Rua Oceano Ártico, 133 - Chácara Cachoeira

🏥 Hospital Proncor | R. Raul Pires Barbosa, 1.800 - Chácara Cachoeira

👉📱 67 3042 3000

ACESSO RÁPIDO:

Pronto Socorro em Campo Grande

Pronto Socorro 24 horas

Único com clínico geral, ortopedista e otorrino de plantão.

Clique e saiba mais.

proncor.png

Você no centro do cuidado

Conheça os projetos e os diferenciais que fazem o Hospital Proncor único. Tudo pensado para a sua comodidade e segurança.

Clique e saiba mais.

consulta.png
Agendar consultas
A especialidade que você precisa, atende no Centro Médico Proncor. Mais de 20 especialidades em um único lugar. Agende agora.
Convênios Atendidos Proncor

HOSPITAL PRONCOR

Hospital em Campo Grande/MS

Internação | UTI | Cirurgias

R. Raul Pires Barbosa, 1.800,

Chácara Cachoeira.

CENTRO MÉDICO PRONCOR

Agende consultas médicas em

Campo Grande/MS

 

Rua Oceano Ártico, 133,

Chácara Cachoeira.

EXAMES DIAGNÓSTICOS

Agendamento de exames em

Campo Grande/MS.

67 9 9674 8092

SIGA O PRONCOR

  • Facebook Proncor
  • Instagram Proncor
  • Linkedin Proncor

CERTIFICAÇÕES E PROJETOS

Primeiro Hospital pet Friendly Proncor

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Diretora Técnica

Joanna Beatriz Curado Elias

CRM-MS 6300