Como diferenciar as hepatites A, B e C? | Hospital Proncor

Ao todo, existem 5 tipos de hepatites virais: A, B, C, D e E. Conforme comentamos, segundo informações do Ministério da Saúde, as mais comuns aqui no Brasil são as três primeiras, sendo as demais mais recorrentes em outros países.



Para que você saiba se proteger de cada uma delas e diferenciá-las em termos de sintomas e formas de tratamento, preparamos um material especial apenas com informações sobre cada tipo da doença. Leia abaixo e se informe!


Hepatite A

A hepatite A, conhecida como “hepatite infecciosa”, é uma doença causada pelo vírus A (HAV) e apresenta maior taxa de letalidade em pacientes mais idosos.


A sua principal forma de transmissão é a oral-fecal, ou seja, a partir do contato direto da boca do paciente com fezes contaminadas. Atribui-se este tipo da doença a locais com pouco ou quase nenhum saneamento básico.


Entre os sintomas mais característicos da hepatite A estão:


  • Mal-estar;

  • Fadiga;

  • Dores musculares;

  • Dor no abdômen;

  • Diarreia;

  • Enjoo;

  • Vômitos;

  • Pele e olhos amarelados;

  • Urina escura.

O diagnóstico da doença é realizado por meio de um exame de sangue, e o tratamento inclui uso de medicamentos para o controle e alívio dos sintomas.


Os sinais da hepatite A costumam surgir de 15 a 50 dias após a infecção e duram cerca de 2 meses.


Para prevenir a hepatite A, é necessário tomar alguns cuidados como, por exemplo, manter a higiene pessoal em dia, cozinhar bem os alimentos antes de comê-los, usar preservativos durante relações sexuais e fazer uso de instalações sanitárias. Vacinar-se contra a hepatite A também é necessário logo na infância.


Hepatite B

A hepatite B também é causada por vírus e, em sua maioria, não apresenta sintomas aparentes, podendo ser diagnosticada depois de anos.


A doença pode ser transmitida de mãe para filho durante a gestação ou no parto, por isso, é muito importante que a gestante realize testes rápidos para a hepatite como forma de prevenção e cuidado. Caso o bebê já nasça infectado, as chances dele adquirir a doença em sua forma crônica são altas.


Quando sintomática, a hepatite B pode causar os mesmos sintomas descritos para o tipo A, como pele e olhos amarelados, urina escura e mal-estar.


O diagnóstico para a doença é feito através de testes rápidos e laboratoriais para a identificação do DNA viral (HBV-DNA), e o tratamento, por meio de medicamentos específicos. A hepatite B não apresenta cura e pode se manifestar de forma aguda (de curta duração) ou crônica (por mais de seis meses).


A principal forma de prevenção para a hepatite B é a vacina, que deve ser tomada logo na infância. Outros cuidados como manter a higiene pessoal em dia e o uso de preservativos também são necessários.


Hepatite C

O tipo C da doença é o mais perigoso de todos, e pode se manifestar de forma aguda ou crônica, sendo esta última a mais comum. É natural que a doença não apresente sintomas e evolua no fígado podendo provocar quadros de cirrose e até mesmo câncer.


A sua principal forma de transmissão é a partir do contato com sangue contaminado, seja por meio de materiais não esterilizados ou pelo compartilhamento de objetos pessoais e/ou hospitalares.


O diagnóstico é realizado, na maioria dos casos, já em sua forma crônica, por meio de testes rápidos ou exames de sangue. Já o tratamento da doença é feito pelos chamados antivirais de ação direta (DAA), altamente eficazes na cura dos pacientes.


Apesar de não ter vacina contra o tipo da doença, a hepatite C pode ser prevenida a partir de cuidados como o não compartilhamento de objetos pessoais, principalmente, quando entrado em contato com sangue, o uso correto de preservativos e a esterilização adequada de instrumentos invasivos, como agulhas, alicates e outros.


O Hospital Proncor tem o único Pronto Socorro com ortopedista e otorrino de plantão (para crianças e adultos nas duas especialidades).

🚨 Pronto Socorro Geral | R. Maracaju, 1.265 - Centro

👨‍⚕ Centro Médico Proncor | Rua Oceano Ártico, 133 - Chácara Cachoeira

🏥 Hospital Proncor | R. Raul Pires Barbosa, 1.800 - Chácara Cachoeira

👉📱 67 3042 3000

ACESSO RÁPIDO:

Pronto Socorro em Campo Grande

Pronto Socorro 24 horas

Único com clínico geral, ortopedista e otorrino de plantão.

Clique e saiba mais.

proncor.png

Você no centro do cuidado

Conheça os projetos e os diferenciais que fazem o Hospital Proncor único. Tudo pensado para a sua comodidade e segurança.

Clique e saiba mais.

consulta.png
Agendar consultas
A especialidade que você precisa, atende no Centro Médico Proncor. Mais de 20 especialidades em um único lugar. Agende agora.
Convênios Atendidos Proncor