5 doenças de verão para ficar de olho nos dias quentes | Hospital Proncor

O final do ano vai se aproximando e junto com ele chegam também os dias mais quentes. De um lado, surge a euforia das férias e a possibilidade de dias mais longos na praia. De outro, vem a apreensão por causa das doenças de verão.


Vários cuidados podem ser tomados durante a estação mais quente do ano para evitar que o merecido descanso seja arruinado por imprevistos de saúde. Para se prevenir das doenças mais comuns do verão, é preciso, antes de tudo, conhecê-las.


Pensando nisso, preparamos esta lista com 5 enfermidades que costumam aparecer nos dias quentes. Separe o chapéu e o protetor solar e tenha uma boa leitura!


1. Desidratação

Nosso corpo tem uma forma bastante eficiente de evitar o superaquecimento: o suor. Porém, se a perda de líquidos for excessiva, o organismo começa a falhar e surgem os sintomas da desidratação. O que começa como uma sede pode até mesmo levar a pessoa ao coma.


Para evitar que isso aconteça, a dica é bastante simples: beba água! Cuide também da alimentação e consuma muitas frutas e sucos para garantir não só a hidratação, mas também a energia necessária para enfrentar os dias de sol.


Além disso, redobre os cuidados com a prática de atividades físicas ao ar livre. Prefira os horários em que o sol e o calor não estão tão fortes, para realizar seus exercícios. E não se esqueça de carregar sempre uma garrafinha de água com você.


2. Micoses

As áreas quentes e úmidas do corpo são o ambiente perfeito para o desenvolvimento dos fungos causadores das micoses. A mistura de calor, suor, praia e piscina é um convite à proliferação desses microrganismos. As regiões mais comumente afetadas pelo problema são as virilhas, as axilas e entre os dedos dos pés. Os sintomas incluem vermelhidão, coceira e ressecamento da pele.


Para evitar que as micoses atrapalhem o seu verão, mantenha as dobras do corpo sempre secas e limpas. Além disso, use roupas e calçados leves, que permitam a evaporação do suor.


3. Arboviroses

São as doenças virais transmitidas por insetos. Nosso verão quente e chuvoso favorece a reprodução do mosquito Aedes aegypti​, o agente transmissor de 3 importantes enfermidades: Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.


A prevenção de todas essas doenças é a mesma: evitar ser picado pelo inseto. O aumento no número de mosquitos pode ser freado pela adoção de medidas que evitam o acúmulo de água parada em plantas ou vasos, pneus, calhas ou em qualquer outro ambiente. Já as medidas de proteção individual ou familiar incluem o uso de repelentes e a instalação de telas nas janelas.

4. Otite

As inflamações no ouvido são mais frequentes no verão. Isso acontece devido ao acúmulo de água no canal auditivo, que é muito comum em uma época tão propícia a mergulhos em praias e piscinas. O desenvolvimento de bactérias no ouvido causa bastante incômodo, podendo provocar dor aguda e febre alta. O tratamento pode incluir antibióticos, que deve ser prescrito por um médico.


Para minimizar as chances de uma infecção, é importante evitar se banhar em águas contaminadas e suspender qualquer atividade de mergulho assim que perceber o menor sinal de desconforto no ouvido.


5. Intoxicação alimentar

Não são apenas as pessoas que gostam do calor. Diversos microrganismos causadores de doença também têm o verão como sua estação favorita. Por isso, as altas temperaturas diminuem o tempo de conservação dos alimentos que não são mantidos sob refrigeração adequada.


As consequências da ingestão de comidas e bebidas contaminadas incluem vômitos, diarreia e febre, podendo causar desidratação e um grande mal-estar. É importante ter muito cuidado com alimentos expostos. Por isso, observe as condições de higiene do local em que são comercializados.


Você, agora, conhece algumas doenças de verão e sabe como se proteger. Com alguns cuidados simples, é possível evitar imprevistos que podem frustrar os planos para os meses de calor.


Porém, mesmo com toda precaução, o problema de saúde pode surgir. Se isso acontecer, procure um médico com área de atuação em clínica geral para auxiliar você no melhor tratamento.


Precisa de consulta de médico, otorrinolaringologista ou ortopedista pra hoje?

O Hospital Proncor tem o único Pronto Socorro com ortopedista e otorrino de plantão (para crianças e adultos nas duas especialidades).

🚨 Pronto Socorro Geral | R. Maracaju, 1.265 - Centro

👨‍⚕ Centro Médico Proncor | Rua Oceano Ártico, 133 - Chácara Cachoeira

🏥 Hospital Proncor | R. Raul Pires Barbosa, 1.800 - Chácara Cachoeira

👉📱 67 3042 3000

ACESSO RÁPIDO:

Pronto Socorro em Campo Grande

Pronto Socorro 24 horas

Único com clínico geral, ortopedista e otorrino de plantão.

Clique e saiba mais.

proncor.png

Você no centro do cuidado

Conheça os projetos e os diferenciais que fazem o Hospital Proncor único. Tudo pensado para a sua comodidade e segurança.

Clique e saiba mais.

consulta.png
Agendar consultas
A especialidade que você precisa, atende no Centro Médico Proncor. Mais de 20 especialidades em um único lugar. Agende agora.
Convênios Atendidos Proncor

HOSPITAL PRONCOR

Hospital em Campo Grande/MS

Internação | UTI | Cirurgias

R. Raul Pires Barbosa, 1.800,

Chácara Cachoeira.

CENTRO MÉDICO PRONCOR

Agende consultas médicas em

Campo Grande/MS

 

Rua Oceano Ártico, 133,

Chácara Cachoeira.

EXAMES DIAGNÓSTICOS

Agendamento de exames em

Campo Grande/MS.

67 9 9674 8092

SIGA O PRONCOR

  • Facebook Proncor
  • Instagram Proncor
  • Linkedin Proncor

CERTIFICAÇÕES E PROJETOS

Primeiro Hospital pet Friendly Proncor

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

RESPONSÁVEL TÉCNICO

Dr. Eduardo Henrique Curado Elias | CRM MS 4608