Dor de garganta em criança: causas, tratamento e prevenção | Hospital Proncor

A dor de garganta em criança é um problema bastante comum na infância e normalmente resulta de uma infecção viral ou bacteriana que afeta as estruturas da garganta, principalmente a faringe e as amígdalas.


Durante o crescimento, o sistema imunológico da criança ainda não está 100% formado, ou seja, o organismo ainda não desenvolveu totalmente as defesas necessárias para combater alguns tipos de agentes infecciosos, o que eleva as chances de infecções.



Causas da dor de garganta em criança


Viral

Entre as causas mais comuns da dor de garganta em criança está a rinofaringite aguda, termo médico para os quadros de resfriado comum e rinite viral aguda. Essa é a doença infecciosa das vias aéreas superiores mais frequente na infância e provoca dor de garganta.

Estima-se que crianças menores de cinco anos podem ter de cinco a oito episódios de rinofaringite aguda por ano. Esta situação é causada quase que exclusivamente por vírus. Entre os mais comuns estão o rinovírus, coronavírus, vírus sincicial respiratório (VSR), influenza, adenovírus e coxsackie.


Esse último costuma ser visto com mais frequência durante o verão e o outono, e pode fazer com que a criança tenha febre de intensidade moderada a alta, muita dificuldade para engolir, aftas na cavidade oral e mal-estar geral.


Tratamento

Quando as infecções de garganta são provocadas por vírus, normalmente, não existe um tratamento específico, apenas alívio dos sintomas com analgésicos, antitérmicos e, em alguns casos, anti-inflamatórios, que o pediatra poderá receitar. O quadro tende a regredir entre 7 e 10 dias.


Bacteriana

As infecções bacterianas que atingem a garganta costumam apresentar sintomas mais intensos e normalmente afetam as amígdalas. A mais grave é a estreptococo beta-hemolítico do grupo A, que se não for tratada adequadamente, pode se espalhar para outras partes do corpo, levando a complicações nos rins e à febre reumática, uma doença que afeta o coração.


Os sintomas da estreptococo dependem da idade da criança:

Bebês: podem ter apenas febre ou hipotermia, dificuldade na deglutição e queda do estado geral. As infecções de garganta por bactérias são raras nessa faixa etária.

Crianças com menos de 3 anos: podem ter febre alta, falta de apetite, irritabilidade e glândulas inchadas no pescoço. Podem também queixar de dor abdominal.

Crianças com mais de três anos: sentem bastante dor na garganta, apresentam febre acima de 38 graus, glândulas inchadas no pescoço e pus nas amígdalas.


Tratamento

O tratamento das infecções causadas por bactérias é feito com antibióticos, que deverão ser administrados de acordo com as doses e intervalos prescritos pelo médico. É importante seguir o tratamento corretamente para evitar que a infecção volte e cause complicações.


Além disso, é essencial manter a criança bem alimentada e hidratada.

Antigamente, quando uma criança apresentava dor de garganta com frequência, suas amígdalas eram removidas na tentativa de prevenir novas infecções. No entanto, nos dias de hoje, essa cirurgia é recomendada apenas em casos graves e após análise criteriosa dos médicos.


Prevenção

A maioria dos tipos de infecções na garganta é contagiosa, passando principalmente pelo ar ou contato direto com outras crianças ou adultos infectados.


Por esse motivo, não há uma maneira de preveni-las totalmente. No entanto, é importante orientar a criança para lavar as mãos com frequência e manter os ambientes ventilados.


Precisa consulta de otorrinolaringologista pra hoje?

O Hospital Proncor tem o único Pronto Socorro com ortopedista e otorrino de plantão.


Quando se trata de saúde, o Hospital Proncor está pronto pra tudo. Conte conosco em caso de Urgências e Emergências 24h através do nosso Pronto Socorro 24h, nosso Pronto Atendimento Ortopédico e também nosso Pronto Atendimento de Otorrino em Campo Grande/MS.

🚨 Pronto Socorro Geral | R. Maracaju, 1.265 - Centro

👨‍⚕ Centro Médico Proncor | Rua Oceano Ártico, 133 - Chácara Cachoeira

🏥 Hospital Proncor | R. Raul Pires Barbosa, 1.800 - Chácara Cachoeira

👉📱 67 3042 3000

ACESSO RÁPIDO:

Pronto Socorro em Campo Grande

Pronto Socorro 24 horas

Único com clínico geral, ortopedista e otorrino de plantão.

Clique e saiba mais.

proncor.png

Você no centro do cuidado

Conheça os projetos e os diferenciais que fazem o Hospital Proncor único. Tudo pensado para a sua comodidade e segurança.

Clique e saiba mais.

consulta.png
Agendar consultas
A especialidade que você precisa, atende no Centro Médico Proncor. Mais de 20 especialidades em um único lugar. Agende agora.
Convênios Atendidos Proncor

HOSPITAL PRONCOR

Hospital em Campo Grande/MS

Internação | UTI | Cirurgias

R. Raul Pires Barbosa, 1.800,

Chácara Cachoeira.

CENTRO MÉDICO PRONCOR

Agende consultas médicas em

Campo Grande/MS

 

Rua Oceano Ártico, 133,

Chácara Cachoeira.

EXAMES DIAGNÓSTICOS

Agendamento de exames em

Campo Grande/MS.

67 9 9674 8092

SIGA O PRONCOR

  • Facebook Proncor
  • Instagram Proncor
  • Linkedin Proncor

CERTIFICAÇÕES E PROJETOS

Primeiro Hospital pet Friendly Proncor

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

RESPONSÁVEL TÉCNICO

Dr. Eduardo Henrique Curado Elias | CRM MS 4608