6 formas de combater a dor nos pés | Hospital Proncor

Na maior parte das vezes a dor nos pés é causada pelo uso de sapatos que não apoiam corretamente os pés, ressecamento da pele desta região e surgimento de rachaduras e pela permanência de muitas horas na mesma posição, que dificulta do retorno venoso, favorecendo o inchaço.


No entanto quando a dor nos pés é localizada numa determinada região, é constante, muito forte e surge logo que você coloca os pés no chão ao acordar, é importante ir ao ortopedista para que ele peça exames que possam ajudar a encontrar a causa desta dor.



1. Fazer um escalda pés

A primeira estratégia para combater a dor nos pés é fazer um escalda pés com água bem quente, mas o suficiente para não queimar a pele, deixando os pés de molho por cerca de 20 a 30 minutos. Essa estratégia é ótima para quando se passou o dia todo andando, se ficou muito tempo de pé ou se usou um sapato desconfortável ou apertando, aliviando bastante a dor no calcanhar e sola do pé.


Para fazer este escalpa pés deve-se deixar os pés de molho numa bacia ou balde, totalmente imersos durante cerca de 20 minutos e, se possível, também se pode adicionar algumas gotinhas de um óleo essencial na água ou algumas folhas de eucalipto, por exemplo.


2. Deitar com os pés para cima

Deitar no sofá ou na cama e colocar uma almofada alta por baixo do pés ajuda a melhorar o retorno do sangue para o coração e, por isso, melhora a drenagem linfática desinchando os pés e aliviando a dor e sensação de peso nas pernas.


3. Massagear com óleos essenciais

A massagem com óleos essenciais, além de ser uma ótima forma para aliviar a dor nos pés no final do dia, também ajuda a ativar pontos específicos de reflexologia que aliviam a tensão em todo o corpo, gerando uma sensação de bem-estar.


4. Fazer um banho de contraste

O banho de contraste consiste em colocar os pés em um balde com água quente e, de seguida, colocá-los em outro com água gelada. Esta alteração brusca da temperatura ajuda a ativar a circulação sanguínea e eliminar o excesso de líquidos das pernas e pés, que geralmente é a principal responsável pelo surgimento da dor.


Para fazer o banho de contraste, deve-se então colocar os pés no balde de água quente por 3 minutos e depois passar para o balde com a água gelada, deixando por mais um minuto.


5. Fazer movimentos com os pés

Quando a dor nos pés surge mais perto da articulação do tornozelo, por exemplo, pode-se fazer pequenos movimentos circulares, mantendo o pé no ar. Este exercício ajuda a aliviar o peso sobre o pé, mas também permite aquecer a articulação, ajudando a aliviar alguma da dor.


Primeiro, pode-se iniciar fazendo movimentos no sentido do relógio, mas depois deve-se trocar para o sentido contra-relógio, repetindo com um pé de cada vez.


6. Rolar uma bolinha debaixo do pé

Rolar uma bolinha de ping pong, de tênis ou mesmo bolinhas de gude sob as plantas dos pés, ajuda a fazer uma massagem e relaxar os músculos da sola dos pés.


Caso seja necessário consulte um ortopedista.



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