No verão escorpiões se escondem até dentro de casa, saiba como agir. | Hospital Proncor

Foi dada a largada: de dezembro a março, especialmente por causa do calor inclemente, começa a temporada de escorpiões, animais invertebrados que, se esticassem completamente a cauda, alcançariam até uns 12 centímetros. São sinistros. Quando não perambulam à noite, disfarçados pela escuridão, eles se escondem sob pedaços de troncos e cascas de árvore.


Nas férias, aumenta a chance dos escorpiões passearem por lugares com pedaços de madeira ou com a grama alta — na verdade, até grama alta até das casas em centros urbanos pode esconder o perigo para a família inteira curtindo aquele churrasco de domingo. Hoje, não é raro encontrarmos escorpiões nas grandes cidades. Não mesmo.


Com as altas temperaturas, podem surgir baratas pela cozinha, por exemplo, e o fato é que os escorpiões são atraídos por elas. Os cuidados com o ambiente doméstico incluem muita limpeza —sem dúvida! — e manter o lixo bem fechado. No momento de descartar o saco, dar um nó bem amarrado. Qualquer frestinha nas paredes, se houver alguma, merece ser fechada sem postergar o conserto. E, por falar nisso, preciso lembrar que escorpiões adoram um entulho de obra. Então, residências em reforma podem se transformar em sua morada com facilidade.


Justamente porque o bicho anda aparecendo cada vez mais dentro de casa, acaba que as vítimas costumam ser quem mais passa o tempo por lá.


Quando ocorre a picada, a primeira sensação é de dor intensa no local, seguida de vermelhidão e inchaço. A partir daí, as reações são muito individuais, se bem que a suadeira é bem comum. Outros sentem enjoos fortes e chegam a vomitar bastante. O jeito é correr para o hospital: sim, existem casos fatais e o certo é tomar, o quanto antes, um antiveneno de escorpião aplicado por lá. Para você ter ideia, em 2017 em São Paulo, morreram mais pessoas picadas por escorpião do que por cobra.

A dificuldade é que existem quase 2 mil espécies de escorpiões pelo mundo. Portanto, o ideal seria, caso alguém encontre o animal autor da picada, levá-lo em uma caixa para o pronto-socorro. Se não foi possível, se alguém chegou a matá-lo, que se procure tirar uma foto de celular — isso ajuda no atendimento.


Passado o susto — ou seja, depois de oferecer o antiveneno mais adequado para a espécie que supostamente desferiu o ataque — o tratamento é com analgésico. Não há muito o que fazer, apenas esperar a dor passar e o local desinchar. Na hora agá mesmo, a única coisa possível — e ainda assim pouco eficiente — é lavar com água abundante e sabão. Por favor, nada de espremer a picada com a ideia torta de que isso fará sair o veneno.


O veneno de escorpião cai quase imediatamente na circulação sanguínea, enquanto a pessoa solta o primeiro "ai", percorrendo o circuito da cabeça aos pés. Não há o que extrair do local, já era. Espremê-lo significa apenas perder tempo e correr risco de vida.


Precisa de consulta de médico, otorrinolaringologista ou ortopedista pra hoje?

O Hospital Proncor tem o único Pronto Socorro com ortopedista e otorrino de plantão (para crianças e adultos nas duas especialidades).

🚨 Pronto Socorro Geral | R. Maracaju, 1.265 - Centro

👨‍⚕ Centro Médico Proncor | Rua Oceano Ártico, 133 - Chácara Cachoeira

🏥 Hospital Proncor | R. Raul Pires Barbosa, 1.800 - Chácara Cachoeira

👉📱 67 3042 3000

ACESSO RÁPIDO:

Pronto Socorro em Campo Grande

Pronto Socorro 24 horas

Único com clínico geral, ortopedista e otorrino de plantão.

Clique e saiba mais.

proncor.png

Você no centro do cuidado

Conheça os projetos e os diferenciais que fazem o Hospital Proncor único. Tudo pensado para a sua comodidade e segurança.

Clique e saiba mais.

consulta.png
Agendar consultas
A especialidade que você precisa, atende no Centro Médico Proncor. Mais de 20 especialidades em um único lugar. Agende agora.
Convênios Atendidos Proncor

HOSPITAL PRONCOR

Hospital em Campo Grande/MS

Internação | UTI | Cirurgias

R. Raul Pires Barbosa, 1.800,

Chácara Cachoeira.

CENTRO MÉDICO PRONCOR

Agende consultas médicas em

Campo Grande/MS

 

Rua Oceano Ártico, 133,

Chácara Cachoeira.

EXAMES DIAGNÓSTICOS

Agendamento de exames em

Campo Grande/MS.

67 9 9674 8092

SIGA O PRONCOR

  • Facebook Proncor
  • Instagram Proncor
  • Linkedin Proncor

CERTIFICAÇÕES E PROJETOS

Primeiro Hospital pet Friendly Proncor

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Diretora Técnica

Joanna Beatriz Curado Elias

CRM-MS 6300