Coronavírus e outras 7 doenças que causam falta de ar | Hospital Proncor

A falta de ar ou dispneia (termo médico) é um sintoma que pode ser caracterizado como um aperto ou dor no peito, dificuldade para respirar profundamente, respiração curta ou um desconforto na respiração. Portanto, é preciso ficar alerta, pois a falta de ar pode ser sinal de diversos problemas, principalmente devido ao surto de doenças, como é o caso do novo coronavírus.



Além disso, a falta de ar pode vir acompanhada de outros sintomas comuns como tosse, cansaço (fadiga), febre e pode ter várias causas. Pode ocorrer devido a uma doença cardiovascular, uma pneumonia e até uma crise de ansiedade. A falta de ar pode surgir à noite, ao deitar ou ainda ser sinal de outras doenças. Confira algumas possíveis causas da falta de ar:


1) Bronquite aguda

Os brônquios são tubos internos por onde o ar passa, uma inflamação aqui chama-se bronquite e causa falta de ar, chiado no peito, tosse. A inflamação tende a piorar durante a noite e ao contato com fumaça, poeira e cheiros fortes, melhorando com a conhecida inalação. O mais importante aqui é investigar um quadro de asma, que pode estar oculto. Converse com um pneumologista para avaliar sua função pulmonar.


2) Pneumonia