Infestação de carrapatos em Campo Grande/MS e a febre maculosa | Hospital Proncor

Os recentes alertas sobre carrapatos em Campo Grande/MS têm feito muita gente se perguntar quais são as doenças transmitidas pelo aracnídeo. A principal doença causada pela picada de carrapatos-estrela infectados pela bactéria Rickettsia rickettsii é a febre maculosa, seu quadro inicial é caracterizado por febre alta, dor de cabeça, no corpo e perto dos olhos, enjoo, vômito, diarreia e falta de apetite. Tudo isso seguido do aparecimento de manchas no corpo.


Também conhecido como micuim, o carrapato responsável pela chateação é encontrado normalmente em capivaras, bois e cavalos. Ele se contamina com a Rickettsia rickettsii ao picar animais infectados.


A bactéria cai na corrente sanguínea, ocasionando manifestações generalizadas, complicações ocorrem quando há o acometimento de fígado e rins, gerando hemorragia e problemas renais.


O aracnídeo precisa passar quatro horas preso na pele para contagiar o indivíduo.

Os sintomas aparecem de dois dias a duas semanas após a picada. Embora qualquer um possa ser alvo, crianças, idosos e portadores de doenças crônicas sofrem mais com as complicações.


Do diagnóstico ao tratamento

Cláudia lembra que, como os sinais do quadro inicial se assemelham muito aos de outros problemas, como a dengue, o paciente precisa falar para o médico se ele esteve em áreas com infestação de carrapatos.


É importante que a pessoa procure auxílio no início, porque a chance de cura é alta. E a taxa de mortalidade para os casos que não são tratados em nenhum momento varia de 40% a 60%”.


O diagnóstico é baseado na avaliação clínica e epidemiológica, com exame de sangue específico, mas que não fica pronto no mesmo dia. Então, é comum o médico começar o tratamento antes mesmo do resultado sair.


Os casos mais leves são tratados em casa e, os mais graves, no hospital, para que sejam avaliados. Para curar o paciente, é receitado antibiótico oral de dez a 14 dias.



Recomendações e cuidados

Evite o contato com carrapatos. Mas se, por acaso, estiver numa área em que eles possam existir, tome as seguintes precauções:

- Examine seu corpo cuidadosamente a cada três horas pelo menos, porque o carrapato-estrela transmite a bactéria responsável pela doença só depois de pelo menos quatro horas grudado na pele;

- Use roupas claras porque facilitam enxergar melhor os carrapatos;

- Coloque a barra das calças dentro das meias e calce botas de cano mais alto nas áreas que possam estar infestadas por carrapatos;

- Tenha cuidado ao retirar o carrapato que estiver grudado em sua pele;

- Não se esqueça de que os sintomas iniciais da febre maculosa são semelhantes aos de outras infecções e requerem assistência médica imediata. Esteja atento ao aparecimento dos sintomas comuns a vários tipos de infecção e procure um médico para diagnóstico diferencial.


Perguntas Frequentes

- O contato direto com meu cachorro pode transmitir a doença para mim?

É pouco provável. O cachorro precisaria viver numa região onde existam carrapatos infectados, o que em geral não acontece com os cães domésticos.

- A doença pode deixar sequelas?

Sim. Quando o tratamento com antibióticos não é introduzido logo nos primeiros dias de sintomas, a doença pode progredir e atingir o sistema nervoso central, afetar rins e causar necrose de tecidos. As sequelas podem ser graves, incluindo surdez e paralisia em membros.


O Hospital Proncor em Campo Grande/MS conta com especialistas e com profissionais preparados para lhe atender em todas as especialidades médicas.


Para atendimentos de Urgência e Emergência 24h, contamos com uma equipe multiprofissional preparada para atender todos.


Para consultas médicas ou exames diagnósticos entre em contato conosco através dos telefones abaixo:

🚨 👩‍⚕ Pronto Socorro/Atendimento 24 horas | 67 3027 8800 | R. Maracaju, 1.265 - Centro Atendimento Adulto 24 horas em todas as especialidades. 🏥👨‍⚕ Hospital Proncor | 67 3042 3000 | R. Raul Pires Barbosa, 1.800 - Chácara Cachoeira Pronto pra tudo. 👩🏽‍⚕ Centro Médico Proncor | 67 3027 6630 | Rua Oceano Ártico, 133 - Chácara Cachoeira Todas as suas consultas em um único lugar.


🏥 Exames Diagnósticos Proncor | 67 9 9674 8092

Resultados on-line, tempo de jejum reduzido e exames 24 horas.

ACESSO RÁPIDO:

Pronto Socorro em Campo Grande

Pronto Socorro 24 horas

Único com clínico geral, ortopedista e otorrino de plantão.

Clique e saiba mais.

proncor.png

Você no centro do cuidado

Conheça os projetos e os diferenciais que fazem o Hospital Proncor único. Tudo pensado para a sua comodidade e segurança.

Clique e saiba mais.

consulta.png
Agendar consultas
A especialidade que você precisa, atende no Centro Médico Proncor. Mais de 20 especialidades em um único lugar. Agende agora.
Convênios Atendidos Proncor

HOSPITAL PRONCOR

Hospital em Campo Grande/MS

Internação | UTI | Cirurgias

R. Raul Pires Barbosa, 1.800,

Chácara Cachoeira.

CENTRO MÉDICO PRONCOR

Agende consultas médicas em

Campo Grande/MS

 

Rua Oceano Ártico, 133,

Chácara Cachoeira.

EXAMES DIAGNÓSTICOS

Agendamento de exames em

Campo Grande/MS.

67 9 9674 8092

SIGA O PRONCOR

  • Facebook Proncor
  • Instagram Proncor
  • Linkedin Proncor

CERTIFICAÇÕES E PROJETOS

Primeiro Hospital pet Friendly Proncor

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

RESPONSÁVEL TÉCNICO

Dr. Eduardo Henrique Curado Elias | CRM MS 4608