Cuidado! Compartilhar fone de ouvido pode causar infecções | Hospital Proncor

O uso de fones de ouvido, como qualquer acessório frequentemente manuseado, pode carregar micro-organismos como bactérias e fungos.

Se a pele se encontra sadia e a imunidade do corpo estiver boa, o canal do ouvido consegue se proteger da presença destes micro-organismos. Mas, se a pele está ferida, com descamação, espinhas, ou mesmo machucados — como ocorre após cutucar com cotonetes ou outros objetos como grampo ou tampa de caneta — ela pode sofrer pequenos traumas que servem como porta de entrada para os micro-organismos.



Tipos de infecções


A infecção bacteriana pode apresentar sintomas como dor e ouvido tampado pelo inchaço no local, necessitando ajuda rápida junto ao médico otorrinolaringologista.

Numa infecção por fungos, o problema pode ser de início lento com uma leve coceira a qual pode piorar intensamente até mesmo com saída de secreção. O problema pode ser pior se a pessoa já tem um tímpano perfurado, o que chamamos de otite crônica, onde pode ocorrer uma reativação de uma infecção antiga da orelha média (região atrás do tímpano) com grande agravamento do problema inclusive com risco de perda auditiva como sequela. O mesmo pode ocorrer em pessoas que foram operadas do ouvido e têm um tubo de ventilação, permitindo que a infecção penetre mais fundo.


Dicas para evitar infecções

Para evitar essas complicações temos que ter alguns cuidados como:primeiramente, manter a mão limpa, pois é ela que leva os germes ao fone de ouvido.Manter estes acessórios higienizados com álcool ou outro desinfetante, tomando o cuidado de secar bem antes de colocar em contato direto com a pele. Compartilhar fones de ouvido também deve ser evitado. Evitar usar com o canal do ouvido ainda úmido após o banho ou logo após natação.


Precisa consulta de otorrinolaringologista pra hoje?

O Hospital Proncor tem o único Pronto Socorro com ortopedista e otorrino de plantão.


Quando se trata de saúde, o Hospital Proncor está pronto pra tudo. Conte conosco em caso de Urgências e Emergências 24h através do nosso Pronto Socorro 24h, nosso Pronto Atendimento Ortopédico e também nosso Pronto Atendimento de Otorrino em Campo Grande/MS.

🚨 Pronto Socorro Geral | R. Maracaju, 1.265 - Centro

👨‍⚕ Centro Médico Proncor | Rua Oceano Ártico, 133 - Chácara Cachoeira

🏥 Hospital Proncor | R. Raul Pires Barbosa, 1.800 - Chácara Cachoeira

👉📱 67 3042 3000

ACESSO RÁPIDO:

Pronto Socorro em Campo Grande

Pronto Socorro 24 horas

Único com clínico geral, ortopedista e otorrino de plantão.

Clique e saiba mais.

proncor.png

Você no centro do cuidado

Conheça os projetos e os diferenciais que fazem o Hospital Proncor único. Tudo pensado para a sua comodidade e segurança.

Clique e saiba mais.

consulta.png
Agendar consultas
A especialidade que você precisa, atende no Centro Médico Proncor. Mais de 20 especialidades em um único lugar. Agende agora.
Convênios Atendidos Proncor

HOSPITAL PRONCOR

Hospital em Campo Grande/MS

Internação | UTI | Cirurgias

R. Raul Pires Barbosa, 1.800,

Chácara Cachoeira.

CENTRO MÉDICO PRONCOR

Agende consultas médicas em

Campo Grande/MS

 

Rua Oceano Ártico, 133,

Chácara Cachoeira.

EXAMES DIAGNÓSTICOS

Agendamento de exames em

Campo Grande/MS.

67 9 9674 8092

SIGA O PRONCOR

  • Facebook Proncor
  • Instagram Proncor
  • Linkedin Proncor

CERTIFICAÇÕES E PROJETOS

Primeiro Hospital pet Friendly Proncor

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Diretora Técnica

Joanna Beatriz Curado Elias

CRM-MS 6300