Hepatite medicamentosa: o que é e principais causas | Hospital Proncor

A hepatite medicamentosa é uma inflamação das células do fígado em sua forma aguda ou crônica causada pelo uso de drogas lícitas e ou ilícitas, suplementos alimentares e fitoterápicos.


Não existe uma dose limite para o desenvolvimento da hepatite medicamentosa, porém, a automedicação e o uso indiscriminado de substâncias podem corroborar para a ocorrência do quadro.


Os principais causadores das hepatites medicamentosas são os antibióticos, anti-inflamatórios, anticonvulsivantes, ervas fitoterápicas e esteróides anabolizantes.


Kit-COVID

O uso do "kit covid", que envolve diversos medicamentos sem eficácia comprovada no tratamento da doença provocada pelo coronavírus, como azitromicina, hidroxicloroquina e ivermectina, está prejudicando a saúde de pessoas que utilizam os remédios. Hospitais e médicos têm relatado casos de hepatite medicamentosa, que é quando ocorre uma inflamação ou lesão no fígado por conta do uso de um remédio. O problema é tão grave que pode ser necessário o transplante de fígado ou, em determinadas situações, o paciente pode morrer.


Segundo especialistas, a hepatite medicamentosa é um problema complexo e que envolve diversos fatores, como tempo de uso do medicamento, dosagem, ausência de acompanhamento médico, automedicação, interação entre os remédios, abuso de álcool e até mesmo predisposição genética de hipersensibilidade a alguma substância.


Hepatite medicamentosa x outras hepatites: diferença

Existem diferentes tipos de hepatites que, por definição, consistem em uma inflamação hepática. Há as variações virais (hepatite A, hepatite B, hepatite C), a hepatite autoimune e a hepatite alcoólica, que se diferem da hepatite medicamentosa pela origem inflamatória das células do fígado.



Sintomas hepatite medicamentosa

A maioria dos casos de hepatite medicamentosa são assintomáticos. Os casos de hepatite medicamentosa que evoluem com sintomas podem apresentar:


  • enjoo

  • vômito

  • dor abdominal

  • prurido

  • alteração de enzimas hepáticas

  • colúria (urina escura)

  • icterícia.


Fatores de risco

Pessoas com idade avançada são as mais propensas a desenvolverem a hepatite medicamentosa por, na maioria das vezes, fazerem uso de outras medicações, ingerirem álcool, além da possível existência de doença hepática prévia. Gravidez, consumo de álcool e obesidade também são considerados fatores de risco para o desenvolvimento da doença.


Diagnóstico hepatite medicamentosa

O diagnóstico do quadro de hepatite medicamentosa é feito a partir da anamnese, além de exames de sangue que avaliam a saúde do fígado.


Complicações possíveis

A complicação mais frequente derivada de uma hepatite medicamentosa é a insuficiência hepática - podendo ocasionar em um transplante de órgãos.


Tratamento

O tratamento da hepatite medicamentosa passa pela suspensão imediata das substâncias suspeitas causadoras da inflamação. Pacientes sintomáticos ainda recebem hidratação e medicamentos para os sintomas. Aqueles que evoluírem para a falência hepática devem ser encaminhados para o transplante.


Prevenção

Para evitar o quadro de hepatite medicamentosa, é importante usar os medicamentos com prescrição médica, usá-los sob supervisão e tomar remédios pelo período estritamente necessário.


O Hospital Proncor tem o único Pronto Socorro com ortopedista e otorrino de plantão (para crianças e adultos nas duas especialidades).

🚨 Pronto Socorro Geral | R. Maracaju, 1.265 - Centro

👨‍⚕ Centro Médico Proncor | Rua Oceano Ártico, 133 - Chácara Cachoeira

🏥 Hospital Proncor | R. Raul Pires Barbosa, 1.800 - Chácara Cachoeira

👉📱 67 3042 3000

ACESSO RÁPIDO:

Pronto Socorro em Campo Grande

Pronto Socorro 24 horas

Único com clínico geral, ortopedista e otorrino de plantão.

Clique e saiba mais.

proncor.png

Você no centro do cuidado

Conheça os projetos e os diferenciais que fazem o Hospital Proncor único. Tudo pensado para a sua comodidade e segurança.

Clique e saiba mais.

consulta.png
Agendar consultas
A especialidade que você precisa, atende no Centro Médico Proncor. Mais de 20 especialidades em um único lugar. Agende agora.
Convênios Atendidos Proncor