Bacteriana ou viral: como identificar o tipo de sinusite | Hospital Proncor

Sinusite é a inflamação das mucosas que ficam nas cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. Alterações anatômicas que impedem a drenagem de secreção e processos infecciosos ou alérgicos que facilitam a instalação de germes oportunistas são fatores que podem desencadear o problema. Dependendo da causa, o tipo de sinusite muda.



Sintomas podem variar

O principal sintoma do tipo de sinusite aguda é a dor de cabeça na área do seio da face mais comprometido. A dor pode ser forte, em pontada, pulsátil ou a pessoa pode ter a sensação de pressão ou peso na cabeça.


Os especialistas do Ministério da Saúde explicam que, na grande maioria dos casos, surge obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada que dificulta a respiração. Febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite também aparecem na sinusite aguda.


Quando se fala em sinusite crônica, os sintomas são os mesmos, mas variam muito de intensidade. A dor nos seios da face e a febre podem estar ausentes, enquanto a tosse é dominante e piora quando a pessoa se deita.

Isso acontece porque a secreção escorre pela parte posterior das fossas nasais e irrita as vias aéreas causando o sintoma. Vale dizer que os acessos de tosse são particularmente frequentes pela manhã, ao se levantar, e diminuem de intensidade, chegando mesmo a desaparecer, no decorrer do dia.


Como saber o tipo de sinusite

Além de aguda ou crônica, a doença pode ser viral ou bacteriana. O tipo de sinusite é determinado pelo agente causador, o que também pede tratamentos diferentes para o problema. Vamos entender a diferença entre elas.


A sinusite viral é provocada pela infecção por vírus. Seus sintomas são muito semelhantes a uma gripe, com especial destaque para obstrução nasal, secreção nasal um pouco mais espessa e diminuição do olfato. Tosse e febre também podem aparecer. Esse é o tipo de sinusite mais comum.


Na sinusite bacteriana, pode haver mais secreção em uma narina do que na outra e ela tem aspecto purulento, ou seja, se parece com pus amarelado ou esverdeado. Outros aspectos que devem ser observados nesse caso: piora do quadro após 72 horas de uso de medicamento, inchaço ou vermelhidão nas pálpebras, dor de cabeça intensa com irritabilidade, prostração, vômitos ou alterações visuais.


Lembrando que tanto a sinusite viral quanto a bacteriana devem ter o diagnóstico confirmado por um médico otorrinolaringologista. Só esse especialista pode indicar o medicamento adequado para o seu tipo de sinusite.


Precisa consulta de otorrinolaringologista pra hoje?

O Hospital Proncor tem o único Pronto Socorro com ortopedista e otorrino de plantão.


Quando se trata de saúde, o Hospital Proncor está pronto pra tudo. Conte conosco em caso de Urgências e Emergências 24h através do nosso Pronto Socorro 24h, nosso Pronto Atendimento Ortopédico e também nosso Pronto Atendimento de Otorrino em Campo Grande/MS.

🚨 Pronto Socorro Geral | R. Maracaju, 1.265 - Centro

👨‍⚕ Centro Médico Proncor | Rua Oceano Ártico, 133 - Chácara Cachoeira

🏥 Hospital Proncor | R. Raul Pires Barbosa, 1.800 - Chácara Cachoeira

👉📱 67 3042 3000

ACESSO RÁPIDO:

Pronto Socorro em Campo Grande

Pronto Socorro 24 horas

Único com clínico geral, ortopedista e otorrino de plantão.

Clique e saiba mais.

proncor.png

Você no centro do cuidado

Conheça os projetos e os diferenciais que fazem o Hospital Proncor único. Tudo pensado para a sua comodidade e segurança.

Clique e saiba mais.

consulta.png
Agendar consultas
A especialidade que você precisa, atende no Centro Médico Proncor. Mais de 20 especialidades em um único lugar. Agende agora.
Convênios Atendidos Proncor

HOSPITAL PRONCOR

Hospital em Campo Grande/MS

Internação | UTI | Cirurgias

R. Raul Pires Barbosa, 1.800,

Chácara Cachoeira.

CENTRO MÉDICO PRONCOR

Agende consultas médicas em

Campo Grande/MS

 

Rua Oceano Ártico, 133,

Chácara Cachoeira.

EXAMES DIAGNÓSTICOS

Agendamento de exames em

Campo Grande/MS.

67 9 9674 8092

SIGA O PRONCOR

  • Facebook Proncor
  • Instagram Proncor
  • Linkedin Proncor

CERTIFICAÇÕES E PROJETOS

Primeiro Hospital pet Friendly Proncor

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

RESPONSÁVEL TÉCNICO

Dr. Eduardo Henrique Curado Elias | CRM MS 4608