
IgG e IgM positivo: entenda a diferença entre teste teste rápido e PCR | Hospital Proncor
Há dois tipos principais de testes para o novo coronavírus (Sars-Cov-2).
teste molecular - RT-PCR
teste rápido - sorológico
Pode ser feito a partir do terceiro dia de sintomas até o décimo. Ele avalia a presença de material genético do vírus, comprovando a doença ainda em sua fase aguda.
O exame molecular coleta material por meio de um cotonete que é inserido pelo nariz. Ele usa a chamada técnica RT-PCR (sigla em inglês para transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase).
Já o teste rápido (exame sorológico) é indicado para pessoas que tiveram sintomas da doença há mais de dez dias. Os testes rápidos para detecção de anticorpos, agora disponíveis também em farmácias e drogarias, levam menos de uma hora para apresentar os resultados.

Eles avaliam se as amostras são reagentes aos anticorpos IgM e IgG.
Serve para inquérito sorológico, ou seja, para monitorar a população e identificar a porcentagem de pessoas que já foi exposta ao vírus, e para testes individuais.
E o que apontam os anticorpos IgM e IgG?
Em resumo:
IgM reagente ou positivo: paciente está ou esteve infectado, contaminado recentemente e o corpo ainda pode estar lutando contra a infecção
IgG reagente ou positivo: paciente teve infecção anterior, com pelo menos 3 semanas, e está possivelmente imunizado
Quem reagiu ao IgG é quem, numa fase de reabertura, deveria voltar primeiro a trabalhar, pois em teoria ele aparece na fase final da doença. O IgM marca a fase aguda, é alguém que se contaminou recentemente e ainda está se recuperando. Quem reage para os dois, está ok.
Ig é a sigla para imunoglobulina. A imunoglobulina é um tipo de anticorpo produzido pelo sistema imunológico contra um agente invasor. IgM e IgG, então, são imonuglobinas das classes M e G.
A presença delas nos testes atuais indica se houve contato com o vírus e, também, em que estágio do doença a pessoa infectada se encontra. Vale lembrar: os testes sorológicos devem ser feitos, no mínimo, dez dias depois dos primeiros sintomas.
Quando um exame apresenta no resultado o termo "não reagente" para os dois anticorpos, portanto, o paciente provavelmente ainda não teve contato com o vírus.
Quando fazer o teste rápido e o teste PCR?
Veja abaixo no infográfico: o melhor período para a realização do teste molecular é entre 3 e 7 dias DEPOIS do aparecimento dos sintomas. No caso do teste rápido, a partir do 10° dia.

Vale anotar
PCR é a melhor forma de diagnóstico do Covid (entre o terceiro e o décimo dia de sintoma);
Após o décimo dia de sintomas leves, pode-se buscar exames rápidos (de farmácia) ou sorologia (laboratórios);
Resultado "não reagente" para os dois anticorpos indica não haver infecção;
Em teoria, reagente para IgG está em fase final da doença; para IgM está em fase inicial;
Teste atuais, porém, ainda são um pouco imprecisos em relação à fase da infecção.

Precisa de consulta com clínico, otorrinolaringologista ou ortopedista pra hoje?
O Hospital Proncor tem o único Pronto Socorro com ortopedista e otorrino de plantão (para crianças e adultos nas duas especialidades).
🚨 Pronto Socorro Geral | R. Maracaju, 1.265 - Centro
👨⚕ Centro Médico Proncor | Rua Oceano Ártico, 133 - Chácara Cachoeira
🏥 Hospital Proncor | R. Raul Pires Barbosa, 1.800 - Chácara Cachoeira