Como se prevenir da imunidade baixa? | Hospital Proncor

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre imunidade baixa, e é bem provável também que algum momento da sua vida, sua imunidade também já esteve assim.


Mas vamos por partes para podermos entender o motivo de muitas das gripes e febres que você teve ao longo da vida.


Imunidade é o nome que damos à capacidade do nosso organismo de se defender de invasores, ou seja, vírus, bactérias ou fungos. Esses são os maiores causadores das gripes que não nos largam, pneumonias e febre constante.


Quando nossa imunidade está baixa, ficamos mais vulneráveis a essas doenças que acabam nos impedindo de ir e vir. Afinal, sair da cama não é uma opção.



Mas o que faz com que nossa imunidade fique baixa?

Há diversas coisas que podem ocasionar uma imunidade baixa no nosso corpo. A baixa imunidade pode ser de causa primária, ou seja, quando a pessoa já nasce com uma predisposição genética. Por outro lado, pessoas que são saudáveis, em um dado momento da vida, podem se expor a situações que levem à dificuldade do organismo em manter um equilíbrio imunológico.


Exemplos dessas situações são o uso de medicamentos que suprimem a imunidade, má alimentação, consumo de álcool, estresse prolongado, doenças que levam a uma grande perda de proteínas, doenças crônicas, deficiências de vitaminas, falta de repouso adequado, entre muitos outros fatores.


E quando nossa imunidade está baixa, ela é acompanhada por alguns sintomas que podem passar despercebidos no nosso dia a dia. Por isso, listamos abaixo alguns dos principais sintomas que, na maioria das vezes, são ocasionados pela imunidade baixa.

  • cansaço excessivo;

  • febre e calafrios frequentes;

  • náuseas, vômitos ou diarreia;

  • doenças simples que ficam graves, como gripes que duram semanas;

  • otites no ouvido;

  • herpes na região genital;

  • herpes labial, estomatite e amigdalite na boca;

  • infecções respiratórias persistentes;

  • perda de peso ou ganho de peso;

  • meningite e encefalite;

  • queda de cabelo;

  • unhas fracas;

  • estresse;

  • depressão;

  • má qualidade da pele e predisposição a ferimentos.


Porém, imunidade baixa pode ser prevenida, não é algo que você precisa torcer para não ter. O ideal é se cuidar hoje, para evitar ter isso amanhã. É importante balancear a alimentação e repor as vitaminas e nutrientes do corpo, além de praticar exercícios físicos. Mas também existem pessoas que acreditam que exercícios com certa intensidade podem fazer sua imunidade baixar.


Não há nenhuma comprovação científica de que os exercícios causam isso. O que pode ocorrer é que quando você força seu corpo além do que ele aguenta, há uma resposta de baixa ao seu sistema imunológico.


Praticar exercícios físicos na intensidade correta ajuda a melhorar o sistema imunológico do seu corpo, assim como alguns alimentos que devem ser incluídos na sua alimentação.

Alguns exemplos de alimentos que vão te ajudar não só com a sua imunidade, mas também com vários outros problemas de saúde:


FRUTAS CÍTRICAS

Laranja, acerola, kiwi e tomate, por exemplo, são ricos em vitamina C e antioxidantes e ajudam a aumentar a resistência do organismo;


VEGETAIS VERDES ESCUROS

Alimentos como brócolis, couve, espinafre são ricos em ácido fólico. O nutriente auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo, e também pode ser encontrado no feijão, cogumelos (como o shimeji e o shiitake) e a carne de fígado;


ALIMENTOS RICOS EM ZINCO

Carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico) são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico;


OLEAGINOSAS

Além de zinco, as nozes, castanhas, amêndoas e óleos vegetais (de girassol, gérmen de trigo, milho e canola) são ricos em vitamina E. Ela é benéfica principalmente para os idosos, agindo no combate à diminuição da atividade imunológica por conta da idade;


FONTES DE ANTIOXIDANTES

A castanha-do-Pará e cogumelos (como o champignon) contêm selênio, um forte antioxidante que combate os radicais livres, melhorando a imunidade do corpo e acelerando a cicatrização do organismo;


ÓLEO DE COCO

O ácido láurico e o ácido cáprico, presentes no óleo de coco, tem a propriedade de modular o sistema imunológico agindo contra fungos, vírus e bactérias. Além disso, uma forma indireta de ele contribuir com a imunidade está na melhora do trabalho do intestino ao eliminar as bactérias ruins;


GENGIBRE

Rico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida, o gengibre vai além de ajudar a tratar inflamações da garganta e auxilia nas defesas do organismo.


Confira outras dicas da nossa Nutricionista Raquel Rezende, neste artigo Dicas para aumentar a sua imunidade em tempos de Coronavírus



Precisa de consulta de médico, otorrinolaringologista ou ortopedista pra hoje?

O Hospital Proncor tem o único Pronto Socorro com ortopedista e otorrino de plantão (para crianças e adultos nas duas especialidades).

🚨 Pronto Socorro Geral | R. Maracaju, 1.265 - Centro

👨‍⚕ Centro Médico Proncor | Rua Oceano Ártico, 133 - Chácara Cachoeira

🏥 Hospital Proncor | R. Raul Pires Barbosa, 1.800 - Chácara Cachoeira

👉📱 67 3042 3000

ACESSO RÁPIDO:

Pronto Socorro em Campo Grande

Pronto Socorro 24 horas

Único com clínico geral, ortopedista e otorrino de plantão.

Clique e saiba mais.

proncor.png

Você no centro do cuidado

Conheça os projetos e os diferenciais que fazem o Hospital Proncor único. Tudo pensado para a sua comodidade e segurança.

Clique e saiba mais.

consulta.png
Agendar consultas
A especialidade que você precisa, atende no Centro Médico Proncor. Mais de 20 especialidades em um único lugar. Agende agora.
Convênios Atendidos Proncor

HOSPITAL PRONCOR

Hospital em Campo Grande/MS

Internação | UTI | Cirurgias

R. Raul Pires Barbosa, 1.800,

Chácara Cachoeira.

CENTRO MÉDICO PRONCOR

Agende consultas médicas em

Campo Grande/MS

 

Rua Oceano Ártico, 133,

Chácara Cachoeira.

EXAMES DIAGNÓSTICOS

Agendamento de exames em

Campo Grande/MS.

67 9 9674 8092

SIGA O PRONCOR

  • Facebook Proncor
  • Instagram Proncor
  • Linkedin Proncor

CERTIFICAÇÕES E PROJETOS

Primeiro Hospital pet Friendly Proncor

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Diretora Técnica

Joanna Beatriz Curado Elias

CRM-MS 6300