Porque ocorre a Incontinência Urinária? | Hospital Proncor

O que é

Imagine não poder realizar atividades simples, como passear, participar de uma reunião de trabalho ou ir ao cinema sem se preocupar se há um banheiro por perto? Isso acontece diariamente com cerca de 5% da população mundial e 10 milhões de brasileiros que possuem incontinência urinária (IU). Estudos comprovam que essa condição prejudica muitas pessoas, pois afeta diretamente o convívio social.


A incontinência urinária é a perda súbita de urina de forma involuntária pela uretra. A condição acontece também quando há pequenos escapes diários, não apenas perda grande e incontrolável de urina.


Embora, seja comum em ambos os sexos, pesquisas demonstram que as mulheres tenham mais IU, sendo que cerca de 40% delas acima de 50 anos têm perda de urina.


De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, afeta cerca de 5% dos homens que realizam a cirurgia de retirada de próstata (prostatectomia). Além disso, com o passar da idade, ocorre diminuição da força da contração muscular pélvica, o que torna muitos idosos incontinentes.



Sintomas

A incontinência urinária atinge aproximadamente 5% da população mundial de todas as idades, acometendo com mais frequência mulheres e idosos, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). São 10 milhões de brasileiros com esta condição.


A IU também pode surgir como um sintoma de alguma doença, como infecção urinária, cálculo vesical, tumores de bexiga, poliúria e outras doenças neurológicas como Parkinson, sequelas de AVCs ou lesões na medula.


Qualquer pessoa pode ter IU, mas ela não é igual em todos. Existem três formas principais de incontinência urinária:


Incontinência urinária de esforço: esse tipo de perda urinária ocorre quando a pessoa não tem força muscular pélvica para reter a urina. Sendo assim, as perdas urinárias serão desencadeadas por atividades como espirrar, tossir, rir, levantar pesos ou fazer algo que põe a bexiga sob pressão ou estresse.


Incontinência urinária de urgência: é um desejo tão forte e repentino de urinar que a pessoa não consegue chegar ao banheiro. Pode ocorrer também quando há uma pequena quantidade de urina na bexiga.


Incontinência mista: as perdas urinárias ocorrem durante um esforço e também na presença de urgência.


Incontinência urinária em atletas de alto impacto: Quem realiza atividades físicas de alto impacto também não está livre da incontinência urinária. Durante a prática esportiva, há aumento da pressão intra-abdominal, que pode causar um impacto sobre o assoalho pélvico de três a quatro vezes mais que o peso do atleta.


Esportes que incluem contração abdominal máxima de forma repetitiva, como atletismo, artes marciais, fisiculturismo, basquete, futebol, aumentam a ocorrência de IU.


Prevenção

É possível adicionar à rotina do dia a dia uma série de hábitos que evitam a incontinência urinária. Fique por dentro:

  • Controle a ingestão de líquidos à noite.

  • Evite bebidas alcoólicas e com cafeína.

  • Controle o diabetes e o peso corporal.

  • Abandone o tabagismo.

  • Regule os intervalos entre as micções. Não espere apenas a vontade de urinar para ir ao banheiro.

  • Mantenha uma alimentação saudável, com bastante fibras.

  • Realize atividades físicas regularmente.

  • Reconheça e evite alguns fatores que causam a IU, como uso de remédios diuréticos ou problemas de locomoção em idosos.


Precisa de consulta com clínico, otorrinolaringologista ou ortopedista pra hoje?

O Hospital Proncor tem o único Pronto Socorro com ortopedista e otorrino de plantão (para crianças e adultos nas duas especialidades).

🚨 Pronto Socorro Geral | R. Maracaju, 1.265 - Centro

👨‍⚕ Centro Médico Proncor | Rua Oceano Ártico, 133 - Chácara Cachoeira

🏥 Hospital Proncor | R. Raul Pires Barbosa, 1.800 - Chácara Cachoeira

👉📱 67 3042 3000