Infecção Urinária: causas, sintomas e tratamento | Hospital Proncor

A Infecção Urinária é uma complicação causada por bactérias que pode afetar diferentes partes do trato urinário como, por exemplo, os rins, a uretra e a bexiga.


Apesar de ser uma doença que atinge tanto os homens quanto as mulheres, a sua taxa de incidência é maior no público feminino.


Segundo informações do Ministério da Saúde, as mulheres apresentam uma probabilidade muito maior de desenvolver uma infecção durante a vida do que os homens. Isso porque a anatomia corporal da mulher é mais propensa a entrada de bactérias no trato urinário do que a anatomia dos homens.


Por terem uma uretra curta, as bactérias comuns que ficam localizadas entre a vagina e o ânus da mulher, têm mais facilidade para migrarem até a bexiga e, muitas vezes, até os rins.


A Cistite, infecção localizada na bexiga, e a Pielonefrite, localizada nos rins, são as infecções mais comuns que afetam as mulheres.


É comum que algumas mulheres apresentem infecções de repetição, sendo obrigadas a tratarem a doença diversas vezes ao ano. Nesses casos, especialistas como o Ginecologista, ou até mesmo o Uroginecologista, subespecialidade da ginecologia e da urologia, devem recomendar medidas de prevenção para as pacientes evitarem uma nova infecção.



Quais são os fatores de risco da Infecção Urinária?

Segurar a urina por muito tempo, beber pouca água e não ter os cuidados necessários com a higiene íntima são fatores que podem ajudar no desenvolvimento da infecção. Veja abaixo outros aspectos que podem incentivar o surgimento da doença:

  • Relação Sexual: em alguns casos, durante o ato sexual, o pênis tende a levar as bactérias para dentro da vagina;

  • Menopausa: essa fase metabólica da mulher altera a flora vaginal e o tecido da uretra, facilitando a entrada de bactérias;

  • Hereditariedade: ter um histórico de mãe com casos de infecções, aumenta a probabilidade da filha também desenvolver a doença durante a vida;

  • Uso de Fraldas: a fralda tem o costume de abafar a região genital e, quando molhada, se transforma em um ambiente propício para as bactérias se proliferarem.


Quais são os sintomas da Infecção Urinária?

Entre os sintomas mais comuns da infecção urinária estão:

  • Ardência ao urinar;

  • Necessidade de urinar com urgência várias vezes ao dia;

  • Urina avermelhada (com sangue);

  • Dores no “pé da barriga”, abaixo do abdômen.

  • Em casos de Pielonefrite (infecção nos rins), calafrios e cansaço também podem ser notados pelos pacientes.


Como é feito o diagnóstico da Infecção Urinária?

Ao sentir os primeiros sintomas descritos acima, um especialista deve ser procurado. Inicialmente, ele fará algumas perguntas sobre o seu histórico familiar da doença. Um exame de coleta de urina será solicitado e possivelmente um exame de imagem também (ideal para avaliar se os sintomas não são de pedra no rim).


Como é realizado o tratamento?

É muito importante que você não se automedique em casa. Remédios caseiros ou o uso de antibióticos sem prescrição médica podem agravar o seu quadro, colocando em risco a sua própria vida.


Só um especialista, depois dos resultados dos exames, pode indicar o melhor remédio para o seu caso. Após iniciado o tratamento, siga à risca as recomendações médicas e não interrompa o uso do medicamento sem que o especialista solicite.


Quando não tratada da maneira correta, a infecção urinária pode ser agravada, podendo se tornar uma infecção generalizada, levando o paciente até a morte.


Fique atento aos sinais do seu corpo e procure um especialista, caso sinta necessidade.



Precisa de consulta com clínico, otorrinolaringologista ou ortopedista pra hoje?

O Hospital Proncor tem o único Pronto Socorro com ortopedista e otorrino de plantão (para crianças e adultos nas duas especialidades).

🚨 Pronto Socorro Geral | R. Maracaju, 1.265 - Centro

👨‍⚕ Centro Médico Proncor | Rua Oceano Ártico, 133 - Chácara Cachoeira

🏥 Hospital Proncor | R. Raul Pires Barbosa, 1.800 - Chácara Cachoeira

👉📱 67 3042 3000