Intoxicação alimentar ou virose? | Hospital Proncor

Dor abdominal, diarreia, náuseas e aquele mal-estar que não passa por nada: esses são os sintomas clássicos das viroses intestinais. Mas também são sinais que aparecem quando comemos algo contaminado e temos uma intoxicação alimentar. Mesmo parecidos, no entanto, os problemas têm causa distinta: enquanto a virose, como o próprio nome diz, é provocado por um vírus (e, neste caso, o microorganismo tem como alvo o sistema gastrointestinal), a intoxicação alimentar geralmente é provocada por bactérias ou fungos que se multiplicaram em alimentos mal conservados.


Dá para diferenciar?

Tanto a virose quanto a intoxicação costumam se apresentar com sintomas parecidos: diarreia, náuseas e/ou vômitos, tontura, dor abdominal e perda de apetite e, em alguns casos, febre. A diferença entre um e outro começa a aparecer quando observamos a intensidade e duração dos sintomas.


Enquanto na virose as fezes costumam ser mais pastosas, na intoxicação alimentar a diarreia quase sempre se apresenta de forma aquosa. Outra diferença importante é a duração e a medida da febre. A virose pode dar uma febre baixa, já a intoxicação deixa a temperatura bastante elevada e isso pode durar alguns dias.


Quando procurar ajuda?

Sse a febre está alta e não abaixa