Intoxicação alimentar ou virose? | Hospital Proncor

Dor abdominal, diarreia, náuseas e aquele mal-estar que não passa por nada: esses são os sintomas clássicos das viroses intestinais. Mas também são sinais que aparecem quando comemos algo contaminado e temos uma intoxicação alimentar. Mesmo parecidos, no entanto, os problemas têm causa distinta: enquanto a virose, como o próprio nome diz, é provocado por um vírus (e, neste caso, o microorganismo tem como alvo o sistema gastrointestinal), a intoxicação alimentar geralmente é provocada por bactérias ou fungos que se multiplicaram em alimentos mal conservados.


Dá para diferenciar?

Tanto a virose quanto a intoxicação costumam se apresentar com sintomas parecidos: diarreia, náuseas e/ou vômitos, tontura, dor abdominal e perda de apetite e, em alguns casos, febre. A diferença entre um e outro começa a aparecer quando observamos a intensidade e duração dos sintomas.


Enquanto na virose as fezes costumam ser mais pastosas, na intoxicação alimentar a diarreia quase sempre se apresenta de forma aquosa. Outra diferença importante é a duração e a medida da febre. A virose pode dar uma febre baixa, já a intoxicação deixa a temperatura bastante elevada e isso pode durar alguns dias.


Quando procurar ajuda?

Sse a febre está alta e não abaixa nem com o uso de antitérmicos; a diarreia está frequente e aquosa; a pessoa está vomitando muito; e a pessoa não consegue se alimentar ou mesmo ingerir líquidos, é hora de procurar ajuda médica.


Isso porque diarreia e vômitos podem provocar uma desidratação importante no organismo, agravando o quadro de saúde que pode até levar à morte. Isso vale especialmente para crianças pequenas e idosos, que costumam perder líquidos e piorar rapidamente nessas condições. Os quadros mais graves geralmente estão associados à intoxicação alimentar, já que o causador do problema é uma bactéria. Nesses casos, além dos medicamentos para aliviar o desconforto, o médico pode prescrever antibióticos para evitar que a infecção se espalhe para outros órgãos.



VIROSE

Causada por diversos tipos de micro-organismos, a infecção é denominada como virose independentemente do tipo de vírus. Febre, vômito, diarreia, dor de barriga e perda de apetite são sintomas frequentes da infecção. Mais comum em crianças, a virose costuma ser contagiosa, por isso é comum que familiares também sejam afetados.


Parece até curioso, mas não é necessário fazer exames para diagnosticar a virose ou o vírus que causou a infecção.


Não existem remédios específicos para os vírus que causam esse tipo de infecção, por isso, a dica é tomar no mínimo 2 litros de água por dia, repousar e consumir alimentos cozidos e grelhados, e se os sintomas persistirem procurar um médico.


INTOXICAÇÃO ALIMENTAR

Causada pela ingestão de alimentos que contêm organismos prejudiciais, como bactérias, parasitas e vírus, a intoxicação alimentar possui sintomas semelhantes à virose. Dor abdominal e cólicas, sensação de refluxo, vômitos e diarreia aquosa, podem indicar que você contraiu a doença.


Alimentos deixados ao ar livre ou armazenados por muito tempo podem estar contaminados e se consumidos podem causar uma intoxicação alimentar. Às vezes, a intoxicação acontece quando você não lava as mãos antes de tocar na comida.


Se você também é daqueles que não resiste a uma comidinha de praia, por exemplo, tome cuidado. O próprio calor acelera a decomposição da comida, por isso é preciso ficar de olho na procedência dos alimentos comercializados para evitar possíveis intoxicações.


Precisa de consulta de médico, otorrinolaringologista ou ortopedista pra hoje?

O Hospital Proncor tem o único Pronto Socorro com ortopedista e otorrino de plantão (para crianças e adultos nas duas especialidades).

🚨 Pronto Socorro Geral | R. Maracaju, 1.265 - Centro

👨‍⚕ Centro Médico Proncor | Rua Oceano Ártico, 133 - Chácara Cachoeira

🏥 Hospital Proncor | R. Raul Pires Barbosa, 1.800 - Chácara Cachoeira

👉📱 67 3042 3000

ACESSO RÁPIDO:

Pronto Socorro em Campo Grande

Pronto Socorro 24 horas

Único com clínico geral, ortopedista e otorrino de plantão.

Clique e saiba mais.

proncor.png

Você no centro do cuidado

Conheça os projetos e os diferenciais que fazem o Hospital Proncor único. Tudo pensado para a sua comodidade e segurança.

Clique e saiba mais.

consulta.png
Agendar consultas
A especialidade que você precisa, atende no Centro Médico Proncor. Mais de 20 especialidades em um único lugar. Agende agora.
Convênios Atendidos Proncor

HOSPITAL PRONCOR

Hospital em Campo Grande/MS

Internação | UTI | Cirurgias

R. Raul Pires Barbosa, 1.800,

Chácara Cachoeira.

CENTRO MÉDICO PRONCOR

Agende consultas médicas em

Campo Grande/MS

 

Rua Oceano Ártico, 133,

Chácara Cachoeira.

EXAMES DIAGNÓSTICOS

Agendamento de exames em

Campo Grande/MS.

67 9 9674 8092

SIGA O PRONCOR

  • Facebook Proncor
  • Instagram Proncor
  • Linkedin Proncor

CERTIFICAÇÕES E PROJETOS

Primeiro Hospital pet Friendly Proncor

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Diretora Técnica

Joanna Beatriz Curado Elias

CRM-MS 6300

Hospital Proncor | CNPJ 03.121.241/0001-87 | Campo Grande/MS | Feito por | Todos os direitos reservados​ © 2020