A corrida por likes e a saúde mental | Hospital Proncor

Se você entrou no seu Instagram e notou algo de diferente, não se assuste. Seu aplicativo não está quebrado ou "bugado". A plataforma anunciou que o Brasil se tornou o segundo país no mundo a participar de um teste que esconde as curtidas das fotos no feed.


De acordo com a rede social, a decisão é parte de uma série de ações que buscam transformar a plataforma em um espaço menos tóxico para a saúde mental de quem a usa.


A discussão não é nova. Boa parte das críticas mais duras ao Instagram — e várias outras redes sociais — fala sobre a criação de uma espécie de realidade de faz de conta, onde todos projetam imagens irreais de sua rotina para se destacarem no meio do algoritmo.


O resultado: insegurança generalizada e baixa-autoestima.



Estudos indicam que, para pessoas que estão em um quadro vulnerável, o uso de algumas plataformas pode agravar o quadro desse sofrimento emocional.


A situação se torna ainda mais grave se considerarmos que a maioria esmagadora dos usuários do Instagram é jovem. Um público com a personalidade em formação e mais sujeito a quadros de depressão e vícios de tecnologia.


Os próprios jovens parecem saber disso. Uma pesquisa de 2017, a Royal Society for Public Health, do Reino Unido, entrevistou cerca de 1.500 jovens sobre qual seria a rede social mais prejudicial a sua saúde mental. O vencedor (ou perdedor) foi o Instagram.


A conclusão, que não é nova, preocupa a plataforma, que hoje acumula um bilhão de usuários mensais. Por isso mesmo o comunicado do Instagram sobre o início dos testes ressaltou que a prioridade da empresa é fazer com que não “sintam que estão em uma competição”.


Nas palavras da própria empresa, o (possível) fim das curtidas existe para combater a cultura da corrida pelos likes: "Nossa expectativa é entender se uma mudança desse tipo poderia ajudar as pessoas a focar menos nas curtidas e mais em contar suas histórias".


Outras iniciativas: Instagram oferece ajuda para usuários com ansiedade e depressão.


Anterior a remoção dos likes o Instagram já mostrava preocupação com a saúde mental. Ao pesquisar hashtags relacionadas aos transtornos, usuário é direcionado para o Centro de Valorização da Vida e pode receber dicas de saúde mental.


Quando o usuário faz a busca e clica na hashtag, uma mensagem do aplicativo aparece na tela. "Publicações com as palavras ou tags que você está procurando muitas vezes incentivam um comportamento que pode fazer mal a uma pessoa e até levá-la à morte", diz o texto. O usuário pode então escolher entre duas opções: obter apoio ou ver publicações mesmo assim.


Ao clicar na primeira opção, o aplicativo abre uma nova janela no navegador do celular, onde o usuário pode escolher entre três alternativas: falar com um amigo, falar com um voluntário da linha de apoio ou receber dicas e apoio. Na primeira, ele é orientado a conversar com pessoas próximas sobre o que está sentindo. Na segunda opção, o usuário é direcionado para o Centro de Valorização da Vida (CVV), serviço de prevenção ao suicídio que conta com voluntários 24 horas para atendimento por telefone, no número 141, bate-papo ou e-mail. Já na terceira, ele encontra dicas de saúde mental, como sair ao ar livre, ouvir uma música tranquila ou escrever como está se sentindo.


O Pronto-Socorro 24h do Hospital Proncor em Campo Grande/MS possui ampla estrutura para o atendimento nas mais diversas áreas através da nossa retaguarda médica. Contamos com atendimentos para urgências gerais e ortopédicas e posto do laboratório de análises clínicas. Estamos localizados no centro da cidade e com estacionamento próprio.


Para consultas médicas ou exames diagnósticos entre em contato conosco através dos telefones abaixo:

🚨 👩‍⚕ Pronto Socorro/Atendimento 24 horas | 67 3027 8800 | R. Maracaju, 1.265 - Centro Atendimento Adulto 24 horas em todas as especialidades. 🏥👨‍⚕ Hospital Proncor | 67 3042 3000 | R. Raul Pires Barbosa, 1.800 - Chácara Cachoeira Pronto pra tudo. 👩🏽‍⚕ Centro Médico Proncor | 67 3027 6630 | Rua Oceano Ártico, 133 - Chácara Cachoeira Todas as suas consultas em um único lugar.


🏥 Exames Diagnósticos Proncor | 67 9 9674 8092

Resultados on-line, tempo de jejum reduzido e exames 24 horas.

ACESSO RÁPIDO:

Pronto Socorro em Campo Grande

Pronto Socorro 24 horas

Único com clínico geral, ortopedista e otorrino de plantão.

Clique e saiba mais.

proncor.png

Você no centro do cuidado

Conheça os projetos e os diferenciais que fazem o Hospital Proncor único. Tudo pensado para a sua comodidade e segurança.

Clique e saiba mais.

consulta.png
Agendar consultas
A especialidade que você precisa, atende no Centro Médico Proncor. Mais de 20 especialidades em um único lugar. Agende agora.
Convênios Atendidos Proncor

HOSPITAL PRONCOR

Hospital em Campo Grande/MS

Internação | UTI | Cirurgias

R. Raul Pires Barbosa, 1.800,

Chácara Cachoeira.

CENTRO MÉDICO PRONCOR

Agende consultas médicas em

Campo Grande/MS

 

Rua Oceano Ártico, 133,

Chácara Cachoeira.

EXAMES DIAGNÓSTICOS

Agendamento de exames em

Campo Grande/MS.

67 9 9674 8092

SIGA O PRONCOR

  • Facebook Proncor
  • Instagram Proncor
  • Linkedin Proncor

CERTIFICAÇÕES E PROJETOS

Primeiro Hospital pet Friendly Proncor

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Diretora Técnica

Joanna Beatriz Curado Elias

CRM-MS 6300