Como fazer uma máscara caseira contra o coronavírus (e cuidar bem dela)? | Hospital Proncor

Para conter o novo coronavírus (Sars-CoV-2), o Ministério da Saúde, os Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) e outras entidades passaram a pedir que a população em geral use máscaras sempre que for necessário sair de casa. Antes de explicar como fazer versões caseiras — as cirúrgicas estão reservadas para profissionais, pessoas com suspeita ou diagnóstico da Covid-19 e seus cuidadores —, é importante compreender para que ela serve.


Ao contrário do que se imagina, as máscaras de pano não impedem por completo que a pessoa contraia o vírus. Na verdade, elas funcionam mais como uma barreira mecânica para que o usuário não espalhe o Sars-CoV-2 por meio de gotículas. Hoje já se sabe que boa parte dos casos são assintomáticos, e que é possível transmitir esse agente infeccioso alguns dias antes da doença manifestar sinais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) ressalta, contudo, que o acessório pode levar a uma sensação de falsa segurança. Não caia nessa. A ideia é utilizá-lo como um cuidado extra, e não substituir outras medidas preventivas, como lavar as mãos, manter o distanciamento social e ficar em casa o máximo possível.


Os melhores tecidos e modelos O Ministério da Saúde recomenda que a máscara seja feita com ao menos duas camadas dos seguintes materiais, em ordem decrescente de capacidade de filtrar partículas:


  1. Tecido de saco de aspirador

  2. Cotton (55% poliéster e 45% algodão)

  3. Tricoline (100% algodão)

  4. Fronhas de tecido antimicrobiano


O mais importante é o formato. Ela deve cobrir totalmente a boca e o nariz e ficar bem presa no rosto, sem deixar espaços nas laterais ou no queixo.

Um guia para fazer a máscara em casa

Diversos tutoriais online ensinam a confeccionar esses itens. Vamos destacar aqui dois caminhos referendados pelas autoridades da saúde pública:

Sem costura, com lenço ou outros tecidos:


  1. Estenda e, então, dobre o tecido no meio várias vezes na horizontal, criando uma longa tira grossa, com cerca de 21cm de altura.

  2. Use dois elásticos de cabelo (ou outro tipo) em cada extremidade e ajuste o tamanho para o seu rosto.

  3. Faça mais uma dobra, agora vertical, com as pontas para o meio, e puxe os elásticos para fora. Prenda a máscara com eles atrás das orelhas.


Com costura:


  1. Use um molde de papel com 21cm de altura e 34cm de largura — medida padrão para cobrir o rosto.

  2. Corte o tecido disponível utilizando o molde como base.

  3. Combine duas partes iguais de tecido e uma de TNT (tecido não tecido). Essa parte do TNT, embora desejável, não é obrigatório.

  4. Coloque um elástico grande entre as camadas de tecidos nas extremidades do retângulo.

  5. Costure com linha e agulha.

  6. Faça três dobras no sentido horizontal e prenda com um ponto.


Cuidados ao usar

É importante lavar as mãos com água e sabão ou álcool em gel antes e depois de tocar a máscara. Posicione-a bem, para cobrir nariz e boca sem que fique desconfortável. Do contrário, há o perigo de cutucar toda hora para ajeitar. Remova a máscara sempre pelo elástico. Se precisar encostar no tecido, faça isso com as mãos limpas, pegando pelo interior. Como esse lado da máscara não teve contato com o ambiente externo, não está contaminado. O acessório deve ser trocado sempre que umedecer. Dobre com a parte de fora voltada para dentro e guarde-o em um saquinho plástico até o momento da higienização. Em casos pontuais, como tomar água ou comer, dá para lavar bem as mãos, remover a máscara, armazená-la e, então, colocá-la novamente. Mas o ideal mesmo é ter uma segunda para essas situações. Ah, e ela é de uso individual. Nunca compartilhe. Os passos para lavar e descartar a máscara adequadamente

O CDC afirma que um passeio convencional na máquina de lavar é o suficiente para limpar as máscaras. Mas a recomendação do Ministério da Saúde do Brasil é deixar de molho por 30 minutos em um recipiente com uma parte de água sanitária para 50 partes de água potável (uma colher de copa para um litro, por exemplo). Depois disso, enxague com água corrente e lave com sabão. Quando secar, passe um ferro e coloque em um saco plástico limpo. Com os devidos cuidados, ela não tem um prazo de validade específico. Mas deve ser descartada assim que apresentar sinais de desgaste, como rasgos e furos.



Precisa de consulta de médico, otorrinolaringologista ou ortopedista pra hoje?

O Hospital Proncor tem o único Pronto Socorro com ortopedista e otorrino de plantão (para crianças e adultos nas duas especialidades).

🚨 Pronto Socorro Geral | R. Maracaju, 1.265 - Centro

👨‍⚕ Centro Médico Proncor | Rua Oceano Ártico, 133 - Chácara Cachoeira

🏥 Hospital Proncor | R. Raul Pires Barbosa, 1.800 - Chácara Cachoeira

👉📱 67 3042 3000

ACESSO RÁPIDO:

Pronto Socorro em Campo Grande

Pronto Socorro 24 horas

Único com clínico geral, ortopedista e otorrino de plantão.

Clique e saiba mais.

proncor.png

Você no centro do cuidado

Conheça os projetos e os diferenciais que fazem o Hospital Proncor único. Tudo pensado para a sua comodidade e segurança.

Clique e saiba mais.

consulta.png
Agendar consultas
A especialidade que você precisa, atende no Centro Médico Proncor. Mais de 20 especialidades em um único lugar. Agende agora.
Convênios Atendidos Proncor

HOSPITAL PRONCOR

Hospital em Campo Grande/MS

Internação | UTI | Cirurgias

R. Raul Pires Barbosa, 1.800,

Chácara Cachoeira.

CENTRO MÉDICO PRONCOR

Agende consultas médicas em

Campo Grande/MS

 

Rua Oceano Ártico, 133,

Chácara Cachoeira.

EXAMES DIAGNÓSTICOS

Agendamento de exames em

Campo Grande/MS.

67 9 9674 8092

SIGA O PRONCOR

  • Facebook Proncor
  • Instagram Proncor
  • Linkedin Proncor

CERTIFICAÇÕES E PROJETOS

Primeiro Hospital pet Friendly Proncor

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Diretora Técnica

Joanna Beatriz Curado Elias

CRM-MS 6300