Com medo da covid-19, pessoas não vão ao hospital tratar infarto ou câncer | Hospital Proncor

O número de infectados pelo novo coronavírus só aumenta. Mas ao mesmo tempo, médicos têm notado uma redução significativa de pacientes com doenças que costumavam ser maioria como câncer e cardiopatias.

A principal hipótese para esse "sumiço" é o medo de contaminação pelo Sars-CoV-2, que julgam ser mais perigoso do que essas outras doenças — o que não é verdade. O risco de ter um infarto em casa e morrer por não procurar um pronto-socorro é muito maior do que pegar a covid-19, afirmam especialistas.


Agora, as pessoas vêm ao hospital só quando ocorre um agravamento do quadro, o que é muito perigoso", diz.


Leia mais sobre coronavírus:

Quais os cuidados na ida ao mercado em meio à pandemia do coronavírus?

8 pontos para ficar atento com a redução do isolamento social

Por que a hipertensão aumenta o risco de complicações do Coronavírus?


O infarto é a principal causa de morte no Brasil e no mundo. Trata-se de uma emergência médica que precisa ser tratada com brevidade. O não-tratamento ou o tratamento retardado pode ser fatal ou deixar graves sequelas ao coração.


O tratamento para essas doenças só é eficaz se o atendimento for precoce. Essa janela de eficácia dura poucas horas para o AVC e até 12 horas para o infarto.

E o câncer?


Oncologistas revelam que o mesmo problema tem sido visto em pessoas com câncer. Houve uma diminuição expressiva no número de pacientes que continuaram ou que iniciaram seus tratamentos oncológicos, sejam eles cirúrgicos ou clínicos, neste momento de pandemia.


Até mesmo em centros de oncologia pediátrica houve diminuição de pacientes. O número de novos atendimentos na ONG Tucca (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer), por exemplo, caiu 85%. De 25 novos atendimentos por mês, em abril esse número chegou a apenas cinco.

O câncer não deixou de ser grave por causa do coronavírus. Muito pelo contrário, a situação é pior, porque é necessário continuar tratando dos nossos pacientes em uma situação de calamidade pública.


Apesar de o medo pelo contágio ser compreensível, fugir do hospital, nesses casos, é muito perigoso.

Há pacientes que precisam fazer químio ou radioterapia antes de uma cirurgia, por exemplo, e se interromperem esse tratamento podem, consequentemente, ver o tumor mudar de tamanho e a cirurgia passar a não ser mais recomendada. Além disso, há pacientes que poderiam passar por tratamentos simples, mas que ao postergá-los, acabam sendo submetidos a opções mais complexas.


O fenômeno da diminuição desses pacientes nos hospitais não é notado apenas no Brasil. Uma pesquisa realizada pelo site Angioplasty.Org, mostrou que o número de pessoas que morreram em casa de ataque cardíaco em Nova York, nos Estados Unidos, entre 30 de março e 5 de abril, foi 800% vezes maior do que o mesmo período em 2019.



Precisa de consulta de médico, otorrinolaringologista ou ortopedista pra hoje?

O Hospital Proncor tem o único Pronto Socorro com ortopedista e otorrino de plantão (para crianças e adultos nas duas especialidades).

🚨 Pronto Socorro Geral | R. Maracaju, 1.265 - Centro

👨‍⚕ Centro Médico Proncor | Rua Oceano Ártico, 133 - Chácara Cachoeira

🏥 Hospital Proncor | R. Raul Pires Barbosa, 1.800 - Chácara Cachoeira

👉📱 67 3042 3000

ACESSO RÁPIDO:

Pronto Socorro em Campo Grande

Pronto Socorro 24 horas

Único com clínico geral, ortopedista e otorrino de plantão.

Clique e saiba mais.

proncor.png

Você no centro do cuidado

Conheça os projetos e os diferenciais que fazem o Hospital Proncor único. Tudo pensado para a sua comodidade e segurança.

Clique e saiba mais.

consulta.png
Agendar consultas
A especialidade que você precisa, atende no Centro Médico Proncor. Mais de 20 especialidades em um único lugar. Agende agora.
Convênios Atendidos Proncor

HOSPITAL PRONCOR

Hospital em Campo Grande/MS

Internação | UTI | Cirurgias

R. Raul Pires Barbosa, 1.800,

Chácara Cachoeira.

CENTRO MÉDICO PRONCOR

Agende consultas médicas em

Campo Grande/MS

 

Rua Oceano Ártico, 133,

Chácara Cachoeira.

EXAMES DIAGNÓSTICOS

Agendamento de exames em

Campo Grande/MS.

67 9 9674 8092

SIGA O PRONCOR

  • Facebook Proncor
  • Instagram Proncor
  • Linkedin Proncor

CERTIFICAÇÕES E PROJETOS

Primeiro Hospital pet Friendly Proncor

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Diretora Técnica

Joanna Beatriz Curado Elias

CRM-MS 6300

Hospital Proncor | CNPJ 03.121.241/0001-87 | Campo Grande/MS | Feito por | Todos os direitos reservados​ © 2020