5 mitos e verdades sobre o novo Coronavírus | Hospital Proncor

Com muitos casos sendo diagnosticados ao redor do mundo e tanta gente comentando sobre o assunto, é comum informações falsas serem disseminadas por aí. Dessa maneira, separamos os 5 mitos e verdades mais recentes do novo Coronavírus para você não cometer nenhum erro na hora de se prevenir.



Segundo médicos especialistas, lavar as mãos, evitar aglomerações e ficar em casa de quarentena são três das medidas mais importantes para diminuir o número de infectados e mortos.


Confira:


1. Posso pegar Coronavírus mais de uma vez.

DEPENDE. A comunidade científica ainda não tem uma resposta conclusiva se o paciente, já curado do Coronavírus uma vez, pode ser infectado novamente. Sabe-se que há um caso em Osaka, no Japão, de um homem que foi testado positivamente para o vírus duas vezes em um curto espaço de tempo. Entretanto, virologistas internacionais afirmam que ainda é muito cedo para tirar conclusões acerca do assunto. 2. O paciente infectado com o Coronavírus pode apresentar perda de olfato e paladar.

VERDADE. De acordo com informações divulgadas pela Associação Britânica de Otorrinolaringologia, a perda de olfato e paladar podem ser considerados sintomas do Coronavírus também. Inúmeros pacientes ao redor do mundo diagnosticados com a doença acusaram quadros de anosmia (perda de olfato) e dificuldade para sentir o sabor dos alimentos. 3. Devo evitar o consumo de cigarros, charutos e narguilés.

VERDADE. Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), é imprescindível que os fumantes suspendam o consumo de cigarros, charutos e narguilés. Além de ser prejudicial à saúde, pode ser uma via de transmissão da COVID-19. 4. Fazer gargarejo com vinagre ou água salgada ajuda na prevenção.

MITO. Nenhuma destas medidas auxiliam no combate ao Coronavírus. Por isso, fique atento aos métodos corretos e eficazes de proteção como, por exemplo, a higienização correta das mãos e o isolamento social. 5. O uso de ibuprofeno pode ser usado no alívio dos sintomas da gripe causada pelo Coronavírus.

MITO. Apesar de não haver estudos científicos suficientes sobre o assunto, o uso de ibuprofeno no tratamento dos sintomas de Coronavírus deve ser evitado. Segundo recomendação do Ministério da Saúde, outros analgésicos devem ser utilizados para aliviar os incômodos. IMPORTANTE: evite a automedicação e procure sempre seu médico para orientações sobre o uso correto dos medicamentos. Continue atento aos nossos conteúdos do blog sobre o Coronavírus!


Precisa de consulta de médico, otorrinolaringologista ou ortopedista pra hoje?

O Hospital Proncor tem o único Pronto Socorro com ortopedista e otorrino de plantão (para crianças e adultos nas duas especialidades).

🚨 Pronto Socorro Geral | R. Maracaju, 1.265 - Centro

👨‍⚕ Centro Médico Proncor | Rua Oceano Ártico, 133 - Chácara Cachoeira

🏥 Hospital Proncor | R. Raul Pires Barbosa, 1.800 - Chácara Cachoeira

👉📱 67 3042 3000

ACESSO RÁPIDO:

Pronto Socorro em Campo Grande

Pronto Socorro 24 horas

Único com clínico geral, ortopedista e otorrino de plantão.

Clique e saiba mais.

proncor.png

Você no centro do cuidado

Conheça os projetos e os diferenciais que fazem o Hospital Proncor único. Tudo pensado para a sua comodidade e segurança.

Clique e saiba mais.

consulta.png
Agendar consultas
A especialidade que você precisa, atende no Centro Médico Proncor. Mais de 20 especialidades em um único lugar. Agende agora.
Convênios Atendidos Proncor

HOSPITAL PRONCOR

Hospital em Campo Grande/MS

Internação | UTI | Cirurgias

R. Raul Pires Barbosa, 1.800,

Chácara Cachoeira.

CENTRO MÉDICO PRONCOR

Agende consultas médicas em

Campo Grande/MS

 

Rua Oceano Ártico, 133,

Chácara Cachoeira.

EXAMES DIAGNÓSTICOS

Agendamento de exames em

Campo Grande/MS.

67 9 9674 8092

SIGA O PRONCOR

  • Facebook Proncor
  • Instagram Proncor
  • Linkedin Proncor

CERTIFICAÇÕES E PROJETOS

Primeiro Hospital pet Friendly Proncor

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Diretora Técnica

Joanna Beatriz Curado Elias

CRM-MS 6300