Como recomeçar depois de um momento difícil? | Hospital Proncor

Estamos no Setembro Amarelo, e Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. No Brasil, 32 pessoas se matam por dia. No mundo, há uma morte do tipo a cada 40 segundos. Por isso, o movimento é feito para mostrar que a prevenção é fundamental para reverter a situação. Para a campanha Setembro Amarelo, a primeira medida preventiva é a educação. "É preciso perder o medo de se falar sobre o assunto. O caminho é quebrar tabus e compartilhar informações. Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanhas que contribuam para tirar o assunto da invisibilidade e, assim, mudar essa realidade.



A vida é cheia de encerramentos de ciclos e muitas vezes eles ocorrem de forma dolorosa: uma demissão, um término de relacionamento e até mesmo a perda de um ente querido podem parecer situações difíceis de sair. Esses momentos podem ser vivenciados com o que chamamos de luto e isso não tem necessariamente a ver com uma morte física. O luto emocional do encerramento de um ciclo pode ter as fases de negação, raiva, barganha, depressão e aceitação.


Separamos 7 dicas para te ajudar a passar por um momento difícil. Confira abaixo:


Respeito o seu tempo: cada pessoa leva um tempo diferente para recomeçar após um momento difícil, afinal somos seres feitos de subjetividade. Por isso é importante respeitar o seu tempo e suas necessidades.


Permita-se analisar a situação: ao observamos um sintoma, mais importante do que perguntar "por quê?", deve-se questionar "para que?" ou melhor "com qual finalidade tal situação está na minha vida?". E nesse sentido olhar para o próprio potencial e seus recursos criativos se faz necessário.


Liberte-se das culpas: quando uma situação difícil acontece, é normal ficarmos carregando conosco culpas e sentimentos negativos, mas isso só faz com que a situação dolorosa se amplie e o paralise a tomar atitudes para seguir em frente. Permita-se não carregar as dores do seu passado para o presente. Por mais dolorosos que sejam fatos ou situações, eles já ocorreram e não faz mais parte do hoje. Deixar esses sentimentos pode fazer você recomeçar mais forte e confiante.


Seja o protagonista do seu processo: o ser humano tem a capacidade de ser flexível, mas, pelo ritmo frenético do dia a dia, nem sempre temos tempo de nos adaptar aos acontecimentos e muitas vezes nem nos damos conta disso. Assumir o protagonismo da adaptação a um fato ou a uma situação nos possibilita ferramentas para racionalizar e agir frente a uma situação ruim e que tende a nos paralisar.


Olhe para seu interior: Olhar para si mesmo traz ferramentas importantes para enfrentar uma situação mais difícil. Para conseguir sair dessa mais forte e com aprendizados, é importante olhar para esses recursos criativos muitas vezes inexplorados. A ponte para esta comunicação é a linguagem simbólica. Há pessoas que têm facilidade para ter insights criativos, mas muitas vezes se faz necessária a ajuda de um psicólogo para compreender e trazer a consciência estes recursos que muitas vezes são desconhecidos ao indivíduo e que são as ferramentas para o enfrentamento de uma situação difícil.


Estabeleça objetivos e planos: criar objetivos e perspectivas para o futuro impulsiona e é fundamental para recomeçar. Mas, é importante ter em mente as razões que motivam você, seus ideais e convicções pessoais. Isso vai ajudar você na tomada de decisões e a adaptar-se melhor às situações boas ou ruins, assim como ter a clareza dos motivos que você tem para recomeçar.


Busque ajuda: e você estiver passando por uma situação difícil e está com uma desesperança avassaladora e que o imobiliza, de forma que você não consegue encontrar sozinho saídas e possibilidades para lidar e enfrentá-la, procure ajuda de um profissional de saúde. Além de auxiliar nos processos de encerramentos de ciclos ou em como lidarmos com situações-problema, vai ajudar a se autoconhecer e contribuir com o alívio de sintomas como ansiedade, tristeza e medo, promovendo mais qualidade de vida emocional.


Você não está sozinho! Não tenha medo de pedir ajuda durante uma crise, disque 188 - Centro de Valorização da Vida.


Quando se trata de saúde, o Hospital Proncor está pronto pra tudo, inclusive na realização de exames e consultas médicas. Conte conosco em caso de Urgências e Emergências 24h, consultas médicas e exames.


Para atendimentos de Urgência e Emergência 24h, contamos com uma equipe multiprofissional preparada para atender idosos que sofreram quedas ou outros problemas de saúde e geriatra de plantão na nossa equipe de retaguarda médica.


Para consultas médicas ou exames diagnósticos entre em contato conosco através dos telefones abaixo:

🚨👩🏽‍⚕ Pronto Socorro Geral & Pronto Atendimento Ortopédico | R. Maracaju, 1.265 - Centro

👨‍⚕ Centro Médico Proncor | Rua Oceano Ártico, 133 - Chácara Cachoeira

🏥 Hospital Proncor | R. Raul Pires Barbosa, 1.800 - Chácara Cachoeira

Agendamentos: 👉📱 67 3042 3000

ACESSO RÁPIDO:

Pronto Socorro em Campo Grande

Pronto Socorro 24 horas

Único com clínico geral, ortopedista e otorrino de plantão.

Clique e saiba mais.

proncor.png

Você no centro do cuidado

Conheça os projetos e os diferenciais que fazem o Hospital Proncor único. Tudo pensado para a sua comodidade e segurança.

Clique e saiba mais.

consulta.png
Agendar consultas
A especialidade que você precisa, atende no Centro Médico Proncor. Mais de 20 especialidades em um único lugar. Agende agora.
Convênios Atendidos Proncor

HOSPITAL PRONCOR

Hospital em Campo Grande/MS

Internação | UTI | Cirurgias

R. Raul Pires Barbosa, 1.800,

Chácara Cachoeira.

CENTRO MÉDICO PRONCOR

Agende consultas médicas em

Campo Grande/MS

 

Rua Oceano Ártico, 133,

Chácara Cachoeira.

EXAMES DIAGNÓSTICOS

Agendamento de exames em

Campo Grande/MS.

67 9 9674 8092

SIGA O PRONCOR

  • Facebook Proncor
  • Instagram Proncor
  • Linkedin Proncor

CERTIFICAÇÕES E PROJETOS

Primeiro Hospital pet Friendly Proncor

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Diretora Técnica

Joanna Beatriz Curado Elias

CRM-MS 6300