O que é e quais os sintomas da endometriose? | Hospital Proncor

A endometriose é uma doença benigna e crônica causada pela proliferação do endométrio fora da cavidade uterina. Ficou complicado? Vamos explicar!


O endométrio é um tecido que faz parte do ciclo reprodutivo da mulher e que, em condições normais, se desenvolve dentro da cavidade uterina, região em que o útero se localiza. Em uma paciente normal, assim que a menstruação acontece, todo o endométrio é expelido para fora do seu corpo.


Devido a complicações ainda desconhecidas, em algumas mulheres, durante a menstruação, o endométrio, ao invés de migrar para fora do corpo, faz o movimento inverso, caindo nos ovários ou na cavidade abdominal. Essa complicação médica é chamada de endometriose, e pode ser responsável por dores intensas e dificuldades na hora de engravidar.



Apesar de não haver uma causa definida pelos especialistas, existem pesquisas que indicam o fator genético como um dos principais causadores da endometriose. Muito se especula sobre o uso de anticoncepcionais e até mesmo o uso de medicamentos no desenvolvimento da doença, entretanto, nada foi comprovado até o momento.


Quais são os sintomas da endometriose?

Os sintomas mais notáveis da endometriose são a possibilidade de dores intensas durante a menstruação ou durante as relações sexuais e a infertilidade. Porém, outros sinais também podem ser comuns como, por exemplo, cansaço excessivo, dor crônica na pelve, sangramento menstrual intenso ou irregular, dor pré-menstrual e alterações intestinais ou urinárias durante a menstruação.


É sempre muito importante que toda mulher conheça o seu corpo desde a adolescência, justamente para saber identificar quando algo não anda bem. A endometriose, segundo especialistas, pode se desenvolver desde a primeira menstruação e se estender até o fim da vida. Visite um ginecologista com frequência e fique sempre atento aos sinais e possíveis alterações do seu corpo.


Como é feito o diagnóstico da endometriose?

O diagnóstico da doença não é tão simples, pois pode envolver uma avaliação clínica e uma série de exames laboratoriais. É comum o ginecologista solicitar um exame físico, exame ginecológico e exames de imagem como a ressonância, a tomografia ou o ultrassom endovaginal.


Geralmente, os exames de imagem são mais assertivos, pois captam as lesões causadas pelo endométrio com maior facilidade e precisão.


Quais são os métodos de tratamento da endometriose?

Cabe ao ginecologista avaliar a melhor forma de tratamento, porém, as mais comuns incluem o uso de medicamentos, para o alívio das dores e dos sintomas, e a cirurgia de laparoscopia, que retira a endometriose e demais lesões provocadas pela doença. Em alguns casos, devido ao comprometimento profundo, a laparoscopia também funciona para a retirada do órgão afetado.


Em caso de infertilidade por endometriose, como agir?

Apesar de ser motivo de preocupação entre as mulheres que desejam engravidar, hoje, uma mulher com endometriose é capaz de recorrer a métodos modernos e alternativos para isso, como a fertilização in vitro.


A endometriose não é uma doença que apresenta cura, porém, pode ser tratada e as suas consequências amenizadas. Busque ajuda profissional e cuide-se.


O Hospital Proncor tem o único Pronto Socorro com ortopedista e otorrino de plantão (para crianças e adultos nas duas especialidades).

🚨 Pronto Socorro Geral | R. Maracaju, 1.265 - Centro

👨‍⚕ Centro Médico Proncor | Rua Oceano Ártico, 133 - Chácara Cachoeira

🏥 Hospital Proncor | R. Raul Pires Barbosa, 1.800 - Chácara Cachoeira

👉📱 67 3042 3000

ACESSO RÁPIDO:

Pronto Socorro em Campo Grande

Pronto Socorro 24 horas

Único com clínico geral, ortopedista e otorrino de plantão.

Clique e saiba mais.

proncor.png

Você no centro do cuidado

Conheça os projetos e os diferenciais que fazem o Hospital Proncor único. Tudo pensado para a sua comodidade e segurança.

Clique e saiba mais.

consulta.png
Agendar consultas
A especialidade que você precisa, atende no Centro Médico Proncor. Mais de 20 especialidades em um único lugar. Agende agora.
Convênios Atendidos Proncor