O que é 'fungo negro'? Saiba causas e sintomas da doença | Hospital Proncor

Até o momento, muitas são as dúvidas sobre o que é, de fato, o "fungo negro". Definida como mucormicose, sabe-se que ela é uma infecção severa provocada por fungos.


Conforme publicação da BBC, o quadro da doença, que ficou popularmente conhecida como 'fungo negro', tem matado mais de 50% dos acometidos na Índia.


Além disso, números mostram que quase nove mil pacientes naquele país diagnosticados com Covid-19 receberam quadro positivo para a presença dos fungos.


Porém, afinal de contas, o que se sabe sobre a doença? O Proncor explica alguns dos detalhes já esclarecidos sobre estes casos. Confira:



Como ocorre a infecção por 'fungo negro'?

Informações da agência francesa AFP mostram que, apesar de significativos, os casos de mucormicose são raros na Índia.


Geralmente, os afetados com o fungo eram pacientes com Covid-19 que já possuíam histórico de diabetes, HIV ou até mesmo já haviam passado por transplante. A maioria, nesse caso, estava com o organismo imunocomprometido.


A propagação da doença, inclusive, foi associada por médicos da Fundação de Saúde Pública da Índia ao uso indiscriminado de esteroides no tratamento do coronavírus.

Como um fator adicional, a utilização de água contaminada em cilindros de oxigênio e nos umidificadores também teria aumentado os números de infecção por fungo negro.


Em função de algumas características das pessoas que desenvolvem a covid-19, o que acontece é que o fungo se torna relevante, protagonista da infecção principalmente pelo uso corticoesteroides, que "abalam" a nossa imunidade.


Quais os sintomas do 'fungo negro'?

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), os sintomas dependem de onde o fungo está crescendo no corpo. Existem


Sintomas da mucormicose rinocerebral (seios da face e cérebro):

Edema facial unilateral

Dor de cabeça

Congestão nasal ou sinusal

Lesões pretas na ponte nasal ou parte superior da boca que rapidamente se tornam mais graves

Febre


Mucormicose pulmonar (pulmão):

FebreTosse

Dor no peito

Falta de ar


Mucormicose cutânea (pele):

Pode se parecer com bolhas ou úlceras, e a área infectada pode ficar preta. Outros sintomas incluem dor, calor, vermelhidão excessiva ou inchaço ao redor de uma ferida.


Mucormicose gastrointestinal:

Dor abdominal

Náusea e vomito

Sangramento gastrointestinal


Mucormicose disseminada:

Geralmente ocorre em pessoas que já estão doentes devido a outras condições médicas, então pode ser difícil saber quais sintomas estão relacionados à mucormicose. Pacientes com infecção disseminada no cérebro podem desenvolver alterações do estado mental ou coma.


Diagnóstico

Os profissionais de saúde consideram o histórico médico, sintomas, exames físicos e exames laboratoriais ao diagnosticar a mucormicose. Em caso de suspeita da doença nos pulmões ou seios da face, é coletada uma amostra de fluido do sistema respiratório para enviar ao laboratório. O médico pode realizar uma biópsia de tecido, na qual uma pequena amostra do tecido afetado é analisada em um laboratório em busca de evidências de mucormicose em um microscópio ou em uma cultura de fungos. Também podem ser feitos exames de imagem.


Tratamento

A mucormicose é uma infecção grave e precisa ser tratada com medicamentos antifúngicos prescritos, geralmente anfotericina B, posaconazol ou isavuconazol. Frequentemente, a mucormicose requer cirurgia para cortar o tecido infectado.


O Hospital Proncor tem o único Pronto Socorro com ortopedista e otorrino de plantão (para crianças e adultos nas duas especialidades).

🚨 Pronto Socorro Geral | R. Maracaju, 1.265 - Centro

👨‍⚕ Centro Médico Proncor | Rua Oceano Ártico, 133 - Chácara Cachoeira

🏥 Hospital Proncor | R. Raul Pires Barbosa, 1.800 - Chácara Cachoeira

👉📱 67 3042 3000

ACESSO RÁPIDO:

Pronto Socorro em Campo Grande

Pronto Socorro 24 horas

Único com clínico geral, ortopedista e otorrino de plantão.

Clique e saiba mais.

proncor.png

Você no centro do cuidado

Conheça os projetos e os diferenciais que fazem o Hospital Proncor único. Tudo pensado para a sua comodidade e segurança.

Clique e saiba mais.

consulta.png
Agendar consultas
A especialidade que você precisa, atende no Centro Médico Proncor. Mais de 20 especialidades em um único lugar. Agende agora.
Convênios Atendidos Proncor