Pedra na Vesícula: causas, sintomas e tratamento | Hospital Proncor

Você conhece a função da vesícula para o bom funcionamento do seu organismo? A vesícula, caracterizada por uma pequena bolsa localizada entre o fígado e o intestino delgado, é um dos órgãos mais importantes para o sistema digestivo humano.


Além de auxiliar na absorção de vitaminas A, D, E e K, ela também tem a função de reservar a bile produzida pelo fígado e destinada para o intestino delgado.


A bile ou suco biliar, como também é conhecida, é um líquido importante na digestão de alimentos. Em pacientes com disfunções alimentares, como colesterol alto e excesso de sais minerais no organismo, a fórmula da bile sofre alterações, ocasionando o surgimento de pedras na vesícula que podem adquirir diversos tamanhos.



Alguns cálculos, por serem pequenos demais, são fáceis de serem expelidos e muitas vezes passam despercebidos pelo paciente. Entretanto, os cálculos maiores, que ficam presos na vesícula, podem causar muita dor e desconforto. 


Apesar da maioria dos casos serem motivados pela má alimentação (com excesso de gorduras), a pedra na vesícula também pode ser justificada por outros fatores como, por exemplo, a idade do paciente, o seu hábito de vida, como a falta de exercícios físicos, e o histórico familiar da doença. 


Quais são os sintomas da Pedra na Vesícula? 

Quando não passam despercebidas, as pedras na vesícula podem causar muita dor na região do abdômen, náuseas, vômitos e calafrios. 



Como é feito o diagnóstico da Pedra na Vesícula?  

Inicialmente é realizada uma avaliação clínica do paciente para entender o seu histórico, estilo de vida, sintomas e a intensidade de cada um deles. Em seguida, é feita uma ultrassonografia do abdômen do paciente, para a verificação dos possíveis cálculos. 


Existe tratamento para a Pedra na Vesícula?

Sim. Com o resultado da ultrassonografia sendo positivo, alguns medicamentos podem ser indicados para o paciente. Entretanto, dependendo da gravidade e do tamanho dos cálculos, cirurgias podem ser indicadas para a retirada das pedras e também da própria vesícula. 


Como funciona o pós-cirúrgico? 

É recomendado que os pacientes com histórico de pedra na vesícula passam a ter uma rotina mais saudável, sem excessos na alimentação. E, apesar da retirada da vesícula, os médicos informam que é possível viver bem sem a presença do órgão no sistema digestivo. 


Precisa de consulta de médico, otorrinolaringologista ou ortopedista pra hoje?

O Hospital Proncor tem o único Pronto Socorro com ortopedista e otorrino de plantão (para crianças e adultos nas duas especialidades).

🚨 Pronto Socorro Geral | R. Maracaju, 1.265 - Centro

👨‍⚕ Centro Médico Proncor | Rua Oceano Ártico, 133 - Chácara Cachoeira

🏥 Hospital Proncor | R. Raul Pires Barbosa, 1.800 - Chácara Cachoeira

👉📱 67 3042 3000

ACESSO RÁPIDO:

Pronto Socorro em Campo Grande

Pronto Socorro 24 horas

Único com clínico geral, ortopedista e otorrino de plantão.

Clique e saiba mais.

proncor.png

Você no centro do cuidado

Conheça os projetos e os diferenciais que fazem o Hospital Proncor único. Tudo pensado para a sua comodidade e segurança.

Clique e saiba mais.

consulta.png
Agendar consultas
A especialidade que você precisa, atende no Centro Médico Proncor. Mais de 20 especialidades em um único lugar. Agende agora.
Convênios Atendidos Proncor

HOSPITAL PRONCOR

Hospital em Campo Grande/MS

Internação | UTI | Cirurgias

R. Raul Pires Barbosa, 1.800,

Chácara Cachoeira.

CENTRO MÉDICO PRONCOR

Agende consultas médicas em

Campo Grande/MS

 

Rua Oceano Ártico, 133,

Chácara Cachoeira.

EXAMES DIAGNÓSTICOS

Agendamento de exames em

Campo Grande/MS.

67 9 9674 8092

SIGA O PRONCOR

  • Facebook Proncor
  • Instagram Proncor
  • Linkedin Proncor

CERTIFICAÇÕES E PROJETOS

Primeiro Hospital pet Friendly Proncor

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Diretora Técnica

Joanna Beatriz Curado Elias

CRM-MS 6300

Hospital Proncor | CNPJ 03.121.241/0001-87 | Campo Grande/MS | Feito por | Todos os direitos reservados​ © 2020